10 Perguntas Que Vão Transformar a Sua Carreira

Ensinar às pessoas como transformar seu hobbie em uma carreira de sucesso é uma das minhas atividades favoritas (leia também Faça da Sua Paixão o Seu Ganha Pão)! Sempre que toco neste assunto as pessoas ficam totalmente excitadas, pois é a vontade de 100 entre 100 ouvintes das nossas palestras. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de me ver falar pessoalmente, quero compartilhar essas dicas valiosas e acessíveis, e fazer com que sua vida seja mudada completamente para melhor!!

  1. A oportunidade está em cada dificuldade. Entender este conceito é a chave para alavancar o seu sucesso!

Uma atitude ruim diante das adversidades pode ser o seu pior inimigo. É muito fácil sentir-se derrotado ou deprimido quando as coisas ficam difíceis. Você precisa ser o seu maior motivador, desejar ardentemente o sucesso e identificar nos momentos de crise as oportunidades disponíveis. Sim, elas estão lá (ainda que muito sutis), basta saber reconhecê-las.

É o caso do vendedor que foi enviado para a uma região da África para vender sapatos.

Quando ele chegou lá, viu que nenhum dos habitantes locais usava qualquer espécie de calçado. Então ele pega o telefone e liga entusiasmado para o seu supervisor, e diz: “Puxa, não vou conseguir vender nada, ninguém usa sapatos por aqui”.

A atitude das pessoas de sucesso é completamente diferente. A atitude de um vendedor que possui o foco voltado às oportunidades diria: “Vamos ficar milionários, aqui ninguém usa sapatos!”. Percebe a diferença?

A pergunta transformadora é: como, quando e com que frequência o seu hobbie pode se tornar a solução dos problemas de outras pessoas?

Aprenda a reconhecer as novas oportunidades apresentadas pelos desafios. Elas estão por todo lado, abundantemente!

  1. Insista nas suas habilidades naturais.

Não venha me dizer que você não tem habilidades. Todos têm. Pense em todas as coisas que você sabe fazer e que fazem seu coração bater mais forte, que te deixa animado ou ansioso para agir. Relacione-as. Qual a sua expertise no desempenho de cada uma delas? Peça a opinião de outras pessoas para preencher esta lista. Essas habilidades podem ser transformadas em diversas maneiras de ganhar dinheiro. Procure uma forma de canalizar essas habilidades em alguma maneira de ganhar dinheiro.

A pergunta transformadora é: qual das minhas habilidades naturais pode ser melhor aproveitada como uma oportunidade de negócio?

  1. Saiba que você sempre tem opções.

Nunca diga a si mesmo que você está de mãos amarradas. Isso não é verdade. Você vai descobrir que em cada dificuldade existem mais opções de superá-la do que é capaz de explorar. Na verdade, você pode passar a vida toda pesquisando formas diversas de conseguir dinheiro e ainda assim não será possível enumerar todas as situações.

Dentro da sua atual realidade, como treino, desafie-se a descobrir sete novas oportunidades para você dentro dos próximos 7 dias. Apenas uma por dia, nada mais que isso. E repita este exercício na semana seguinte.

Converse com amigos e familiares chegados para conseguir mais alguma inspiração, inclusive, é um exercício incrível para se realizar em grupo. Se fizer tudo como indicado, o seu brainstorming resultará em pelo menos 20 boas novas oportunidades de ganhar dinheiro ao fim de 30 dias, o que é bastante animador para qualquer pessoa.

A pergunta transformadora é: quanto tempo você tem se dedicado a descobrir oportunidades reais para ganhar dinheiro com o seu hobbie?

  1. Mova o seu ambiente e esteja sensível às influências do mercado.

Se já teve oportunidade de fazer viagens internacionais, você sabe que a exposição a diferentes culturas muda sua visão do mundo, muitas vezes profundamente.

Saiba utilizar as vantagens dessa informação. Comece a agitar a sua rotina, crie oportunidades para estabelecer novos contatos na sua cidade, estado e até internacionalmente. Isso ficou bastante fácil com o surgimento da internet.

Se está pensando seriamente em uma mudança de carreira que possa envolver uma habilidade natural ou hobbie predileto, tenha em mente que não é preciso ficar preso no seu círculo de amizades ou local de moradia.

Esteja atento às necessidades que o seu suposto novo mercado impõe. Considere a leitura de jornais, revistas especializadas, newsletters, feeds de sites e tudo mais que aborde o seu talento, inclusive em outros idiomas. Quando começar a se mover, perceberá que existem muitas pessoas dispostas a investir naquilo que você tem a oferecer.

A pergunta transformadora é: está disposto a sair da sua zona de conforto?

  1. Encontre o Caminho das Pedras

Nas suas pesquisas, você pode ficar assustado com a competição existente entre seus diversos possíveis concorrentes já estabelecidos ou que lutam para se estabelecer no mercado. E nesta economia global, pode sentir um pouco de dificuldade para se destacar dos demais. Mas, há um conceito fabuloso que você deve conhecer. É chamado de “A Estratégia do Oceano Azul”, e é baseado em um livro de mesmo nome.

O conceito é muito simples. A maioria das pessoas está sempre concorrendo às mesmas e restritas oportunidades, lutam como loucos para conseguir os mesmos recursos e vender aos mesmos clientes. A concorrência chega a um nível tão feroz que muitas vezes fica sangrenta, e isso significa que muitas empresas fecham suas portas, muitos perdem os seus empregos, e a lucratividade das empresas sobreviventes é baixa.

No entanto, o mercado é como um oceano, imenso e cheio de oportunidades, muitas delas, escondidas. Você apenas tem que mudar a direção do seu barco e se dirigir para mares onde as águas são mais calmas, as “águas azuis”, onde ninguém ou poucos se aventuram.

A pergunta transformadora é: o seu hobbie ou talento não esconde um “oceano azul” a ser explorado?

  1. Explore!

Saia e veja o que se passa lá fora! Faça um compromisso consigo mesmo de se lançar em uma expedição séria para descobrir todos os tipos de possibilidades novas e emocionantes que existem na sua cidade ou região.

A cada novo dia você tem oportunidades de conhecer novas pessoas, participar de eventos, palestras, seminários. Participe de todos os eventos que puder, pois irão abrir a sua mente e lhe mostrar um novo mundo de opções a serem exploradas. Inscreva-se para receber boletins informativos, e jamais deixe de explorar.

A pergunta transformadora é: qual foi a última vez que participou de um workshop de empreendedorismo ou palestra motivacional?

  1. O que te faz diferente, faz você especial.

Você não precisa necessariamente ser um especialista na sua paixão. Você não precisa ter anos de experiência com o seu hobbie. Isso é bom, mas não é essencial. Apenas comece a prestar atenção naquilo que te faz diferente, único, especial, interessante, peculiar ou incomum, e transforme isso em um enorme diferencial face aos demais.

Compartilhe a sua experiência com outras pessoas e enfatize as suas qualidades, em especial, o seu diferencial. Se conseguir encantá-las com o seu dom, rapidamente ficará em evidência. E ao se colocar em movimento (volte ao ponto nº 4), compartilhar as suas descobertas ao longo do caminho, conseguirá exposição suficiente de modo que as oportunidades vão começar a se apresentar!

A pergunta transformadora é: quais talentos te tornam único e podem ser explorados financeiramente?

  1. Encontre outras pessoas com valores e sonhos compartilhados.

Você sabe que a paixão é impulsionada pela emoção, por uma fome crua em aprender, desenvolver, explorar, criar e existir em um constante estado de euforia. Todos já experimentaram ou vão experimentar esse estado em um momento de suas vidas. Essa é a chave para amar o que você faz.

A boa notícia é que você não está só. Existem muitas outras pessoas que amam e valorizam as mesmas coisas que você. Em outras palavras, compartilham os mesmos ideais, filosofias e princípios. Procure-os até encontrá-los. Online ou offline, isso não importa. Invista todo tempo que puder nas redes sociais e faça parte de círculos de pessoas com interesses comuns aos seus. Elas provavelmente se tornarão os primeiros consumidores daquilo que vier a oferecer.

A pergunta transformadora é: quantas pessoas que compartilham do seu hobbie você é capaz de enumerar agora?

  1. As oportunidades se revestem de muitas formas. O emprego é a mais simplória delas.

Não fique preso à ideia de encontrar um emprego. Se deseja uma vida próspera e realmente feliz, deve ampliar o seu horizonte.

Há muitas oportunidades escondidas em lugares que você nem imagina. Assim que começar o seu brainstorming (volte ao ponto nº 3) perceberá como o mundo é abundante delas, inclusive, poderá transformar a sua paixão em meio de sustento.

Claro, você pode começar um trabalho “X” numa empresa “Y” a qualquer momento, mas esse é o caminho mais fácil e com menores expectativas de realizações.

O que dizer de um projeto, uma oportunidade de consultoria, um estágio, uma nova graduação, se tornar um franqueado, um parceiro em uma nova organização, ou mesmo uma atividade temporária? Apenas supere a mentalidade do “conseguir um emprego” e verá quantas oportunidades vão florescer à sua frente!

Tenha em mente que há muitas maneiras de ganhar dinheiro fazendo qualquer coisa. Quer uma prova? Apenas saia pelas ruas e observe os camelôs. Analise a criatividade para apresentar produtos, a diversidade de itens, os argumentos de vendas, etc.

Pergunte a qualquer um deles se trocariam as suas vidas por um emprego estável para saber a resposta.

Apenas aprenda a pensar fora do quadrado, seja criativo, arrisque-se e aguarde os resultados!

A pergunta transformadora é: você está preparado para voar por conta própria ou prefere a “segurança” de um emprego “estável”?

  1. Carreira: mapeie as oportunidades.

Depois de ter seu hobbie ou habilidades claramente identificados, você realmente deve criar o seu próprio mapa desse universo.

Todas as indústrias, empresas, organizações, especialistas, recursos educacionais, sites, etc, que tenham a ver com seu futuro negócio devem ser relacionados, porque de alguma forma, serão muito importantes.

Este será um ótimo exercício, e vai consumir bastante do seu tempo. Porém, será uma das atividades mais esclarecedoras que você já fez a favor da sua carreira. E quanto mais detalhado fizer esse mapa, mais fácil será de se manter no caminho e motivado.

A pergunta transformadora é: com que frequência costuma escrever seus planos de ação?

Agora é sua vez!

Você está disposto a transformar a sua carreira, ou mudar completamente o rumo que vem seguindo? Quais das perguntas acima fizeram sentido para o seu momento profissional?

Lembre-se que este livro só vai funcionar se você participar ativamente. Vá em frente e faça as suas anotações antes de prosseguir com a leitura.

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.

AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *