Trabalhar em Casa Com Produtividade

Trabalhar em Casa – 5 Dicas Para Ter Mais Produtividade!

Para aqueles que pretendem trabalhar em casa  e ter resultados financeiros suficientes para manter um estilo de vida diferenciado, com mais qualidade, satisfação pessoal e tempo livre para outras atividades mais prazerosas, a procrastinação pode ser um grave problema.

Como na maioria das vezes o trabalho costuma ser autônomo, significa dizer que você é seu próprio chefe, e por isso, ter disciplina é um fator primordial, pois seu rendimento depende da sua produção. Por isso é importante aprender a trabalhar em casa com produtividade e eficiência.

Você precisa aprender a direcionar a força do seu trabalho para manter o foco nas tarefas importantes. Além disso é muito importante evitar as distrações, e isso pode ser alcançado com algumas técnicas simples de gestão de tempo.

5 Dicas Matadoras Para Trabalhar em Casa de Forma Eficiente

  1. Defina metas ao trabalhar em casa. Você precisa avaliar a sua produtividade, por isso, defina-as por hora, dia, semana ou mês, as metas irão lhe ajudar a permanecer focado no trabalho e parar de adiar suas tarefas. A chave para o funcionamento das metas e estabelecer objetivos visíveis e alcançáveis, anotando seu progresso;
  2. Gerencie seu tempo. Trabalhar em casa é realmente muito bom, mas é muito fácil se perder em tarefas como lavar as louças do café, preparar o almoço ou assistir a um documentário interessante no History Channel. Por isso é importante que você aprenda a dividir o dia em blocos e determine aqueles que serão usados efetivamente para o trabalho. Certifique se estabelecer curtos intervalos em blocos longos para arejar a mente. Se possível, tenha uma folha com a divisão dos espaços ao seu lado e marque aqueles que foram usados para a produção. Isso irá ajudá-lo a identificar onde e quando você esteve apenas procrastinando;
  3. Não deixe que os contatos eletrônicos comandem seu tempo. Assim como acontece no escritório tradicional, é importante que você separe um tempo determinado para a leitura e resposta aos seus emails. Mude seu status em programas de mensagens instantâneas para ocupado enquanto estiver trabalhando. Abra também um espaço para ler notícias ou outra atividade que você realiza na web, ou ainda o exercício do ócio produtivo, que nada mais é o estudo de algo diretamente relacionado à sua atividade. Observe, contudo, que essas atividades paralelas devem estar fora dos blocos de tempo que você determinou exclusivamente para o trabalho;
  4. Trate o seu trabalho em casa realmente como trabalho. Muitas pessoas tratam o seu home office de forma amadora e acabam por misturar a rotina doméstica com a profissional, aceitando interrupções desnecessárias que consomem o seu precioso tempo e desviam o foco. Tudo isso prejudica a produtividade e certamente atrapalhará os resultados. O horário de trabalho deve ser respeitado por você e por seus familiares. Estabeleça, cumpra e faça cumprir as regras;
  5. Tenha um ambiente propício para trabalhar em casa. Não pense que vai conseguir desenvolver seu trabalho corretamente na mesa da sala, em cima da cama ou com a TV ligada. Pessoas a transitar de um lado para o outro, ainda que em silêncio é um desafio para se manter concentrado. Separe um cômodo específico da casa e o utilize apenas como escritório.

Uma das vantagens de ser o seu próprio patrão e trabalhar em casa é a liberdade de definir seus horários e seu calendário. Não deixe que isso se torne uma desvantagem ou motivo para regredir na carreira.

Tenha em mente que seus ganhos são limitados apenas por você mesmo e às mesmas 24 horas de todos os demais.

E se você gostou do tema e tem percebido que trabalhar em casa com produtividade tem sido um desafio, conheça o curso Transforme a Sua Rotina, do Ramon Tessmann.

Clique aqui para assistir ao vídeo gratuito e aprender como aumentar a sua produtividade.

E você, como faz a gestão do seu home office?

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

2 thoughts to “Trabalhar em Casa – 5 Dicas Para Ter Mais Produtividade!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *