Tendências de Negócios Online Para 2013

Há poucos dias falamos dos Setores e Negócios Que Funcionaram em 2012. Naquele artigo, fizemos uma abordagem de algumas áreas de negócios que se destacaram em 2012, havendo forte possibilidade de continuarem a brilhar em 2013.

Devemos destacar que há certo consenso de que, em alguma medida e forma, todas as empresas vão se tornar um negócio online. Em outras palavras, todas as grandes empresas já perceberam que precisam impor sua presença online, porque a Internet tem se tornado o principal meio pelo qual nos informamos e decidimos o que, quando, como e onde comprar. Por outro lado, para as empresas que já realizam suas transações on-line, é imperativo ficar à frente das tendências, sendo esta uma questão de vida ou morte empresarial. Neste artigo (com a certeza de que o mundo não vai acabar no próximo dia 21/12/2012), vamos abordar mais algumas oportunidades de negócios, especialmente que podem ser desenvolvidas online. Aproveite para extrair destas ideias algo que pode lhe favorecer nestes mercados no próximo ano.

1. Comunicação Móvel

As pessoas dependem cada vez mais dos seus computadores, seja on ou off-line. Esta tendência tem mudado várias necessidades de muitas formas diferentes, mas, principalmente de comunicação. A cada dia, toneladas de aplicativos são disponibilizados na Apple Store e Android Market, todos, visando uma de duas grandes vertentes: diversão ou utilitários (leia também o artigo Ganhe Dinheiro Com Ideias de Software Para o Seu Smartphone).

Apesar de todos os dispositivos atuais conterem navegadores Web, a maioria dos usuários depende de aplicativos personalizados para obter informações úteis, como o shopping center mais próximo, o melhor restaurante italiano na região, entre diversas outras necessidades.

Outra oportunidade que a mobilidade oferece é a otimização de sites para esses dispositivos, além de publicidade especificamente desenhada para tal público. Todas essas mudanças podem ser resumidas em uma única pergunta: o que posso oferecer para que as empresas possam se adaptar ao mundo on-line e aproveitar a tendência da computação móvel?

2 . Construção de Comunidades Online

As mídias sociais chegaram para ficar, e isso significa que as empresas têm uma nova plataforma para a construção de relacionamento e comunicação com os seus clientes (sugerimos a conveniente leitura do artigo Seja Criativo ao Investir Seu Talento). A manutenção da presença online social tornou-se tão importante quanto ter um site, e já figura como estratégia prática do plano de marketing de qualquer negócio, seja ele do tamanho que for. É necessário que você se prepare para criar uma comunidade que permita o relacionamento da sua atividade com todos os seus clientes (ou a maioria deles) de forma a reforçar a sua presença entre eles. Esta é uma ferramenta muito importante, que pode ser utilizada (entre outros) como um eficiente sistema de avisos, lançamento de produtos e feedback, permitindo que se aja quase instantaneamente ao surgimento de eventuais problemas, questionamentos ou ponderações dos consumidores.

Apesar da facilidade de uso das ferramentas disponibilizadas pelas próprias redes sociais, surge uma excelente oportunidade de negócio para todos que desejam se especializar na terceirização desse tipo de serviço para micro empresas e também de médio porte.

3. Análise de Dados

Talvez a tendência mais importante no mundo dos negócios on-line esteja na análise de dados. A necessidade de compreensão e precisão da análise on-line aumentou muito ao longo dos últimos 5 anos, tendo em vista que os negócios já estabelecidos online precisam, mais do que nunca, de melhor discernimento sobre o comportamento de seus clientes. As empresas podem agora descobrir o que os visitantes de seu site estão procurando, o que lhes tira a atenção, quais produtos geram menos interesse, quais produzem mais lucros, e muito, muito mais. Além disso, questionários online permitem descobrir de forma muito precisa e barata, quais os desejos concretos dos consumidores, levando em consideração todos os seus hábitos de consumo. Portanto, se você tem alguma formação em estatística, pode se aproveitar bastante desse excelente nicho de mercado.

4. Otimização Para Motores de Busca

A área de Search Engine Optimization (SEO) nunca esteve tão valorizada, tendo em vista que a concorrência online aumenta vertiginosamente segundo a segundo. Por esta razão, muitas empresas têm que aprender as regras de SEO, a fim de garantir que recebam a classificação de pesquisa que desejam. No entanto, nem todas estão dispostas a manter um profissional específico, optando por terceirizar este serviço.

Assim, para todos aqueles que oferecem soluções comprovadamente eficazes para o mundo corporativo, 2013 promete ser um ano muito promissor. O mesmo se pode dizer para aqueles profissionais que oferecem seus serviços para clientes pessoas físicas ou pequenas empresas, que desejam ter seus blogs e sites melhor posicionados nos resultados das pesquisas por palavras chaves.

Apesar de ser uma área onde a experiência seja altamente necessária, existem muitos cursos que poderão coloca-lo no caminho certo para uma atividade extra altamente rentável.

5. Segmentação de Mercado

No início dos negócios on-line, a maioria dos empreendedores tentaram se impor como um portal ou agregador de conteúdo, mas a tendência mudou e descobriu-se ser mais rentável e menos trabalhoso estar focado em um nicho específico de mercado. Inclusive, essa é uma colocação recorrente no Mais Dinheiro No Seu Bolso. O raciocínio por detrás dessa mudança é que um único site não pode bater os agregadores já estabelecidos, mas, se devidamente ajustado para SEO e tiver produtos e serviços de qualidade, pode se sobressair em sua área de atuação. Esse movimento foi prenunciado entre os anos 80 e 90, sendo que muitos conglomerados com excesso de peso foram divididos em várias pequenas empresas que podiam se concentrar melhor em áreas específicas. Você tem muito a aprender com esse cenário se deseja se estabelecer em um negócio próprio a operar a partir de casa.

Além de tudo isso que dissemos, há que considerar que qualquer negócio online está longe da maturidade, de forma a garantir que ainda há muitas oportunidades a explorar e espaço para crescer em 2013. Muitos novos recursos estão continuamente a aparecer e isso agrega valor à Internet, permitindo que mentes brilhantes tenham grandes chances de sobressair com criatividade e empreendedorismo.

O desafio para todos é saber o que realmente vai funcionar, de forma a não ser deixado para trás por causa das tendências. Na prática, isso significa estar atento a tudo que acontece, principalmente a novas oportunidades. Por isso esteja preparado para investir tempo e recursos naquilo que melhor se encaixa ao seu perfil.

Você vai gostar também:

E para você, quais são as tendências de negócios que vão fazer a diferença no próximo ano?

–x–

Se você acompanha e gosta dos nossos artigos faça comentários! Queremos ouvir seu ponto de vista e questionamentos. Da mesma forma, considere também curtir e partilhar nas redes sociais com as ferramentas abaixo.

Grande abraço e até o próximo encontro!!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *