renda extra aulas online

Renda Extra Com Aulas Online

Talvez ainda não tenha se dado conta, mas uma forma que tem sido cada vez mais explorada na internet para se fazer renda extra é através de cursos e aulas online. Sim, o seu conhecimento e experiência valem dinheiro e você pode aproveitar essa excelente oportunidade.

Sem dúvida, existem pessoas espalhadas no mundo que vão pagar para ter acesso ao seu conhecimento. Então você pode dizer “mas eu não tenho nenhum título especial que me habilite a dar aulas pela net”. A verdade é que na rede ninguém está realmente preocupado com o seu título, mas com a sua experiência e principalmente, capacidade de transmitir boas informações. Imagine ser pago para compartilhar o que sabe com os outros, simplesmente, ensinando-lhes sobre manutenção de video games. Você pode ensinar sobre xadrez, mecânica de automodelismo, html 5, matemática, desenho animado, yoga, criatividade, entre tantas outras áreas do saber.

As possibilidades são praticamente infinitas! Seja qual for a área do saber você domina, pode fazer uma excelente renda alternativa com ela. O problema é que muitas vezes subestimamos as nossas capacidades, e com isso, perdemos excelentes oportunidades de ganhar dinheiro. Achamos não ser nada especial porque se trata de nós mesmos.

Muitas vezes a experiência faz com que o conhecimento se torne tão óbvio que pensamos que todos também o dominam. Errado. Seu conhecimento, habilidades e experiência são únicos. Por isso é possível ajudar outras pessoas com o que você sabe, tudo isso, a partir do conforto da sua casa, oficina ou escritório. O melhor de trabalhar na web é que poderá atender as necessidades de um público crescente, e o seu(s) aluno(s) pode(m) estar em qualquer lugar do mundo. Tudo que precisa é um computador, uma câmera de vídeo (praticamente todos os notebooks hoje em dia vêm com uma câmera acoplada, que é mais que suficiente para aulas online) uma boa conexão de internet e, claro, conteúdo.

Preferencialmente, saber o básico de inglês, para oferecer seus serviços em âmbito global. Por sua vez, o aluno precisará de um computador, conexão e vontade de aprender. Esses fatores reunidos vão garandir a construção de uma excelente forma de renda extra, que vai incrementar bastante o seu orçamento.

Um bom nicho para aulas online é o ensino de idiomas. Nos primeiros dias de ensino de línguas online, freelancers tiveram que batalhar muito para encontrar os seus próprios clientes. Hoje, existem vários serviços online que atuam como elo entre alunos e professores. Se você se interessa por esta área, vale a pena conferir o que oferecem os sites Linkua, Eleutian e Verbal Planet.

Você não tem que ser um especialista em tecnologia para dominar programas como MSN, Skype e email, recursos muito utilizados no âmbito do ensino à distância. Além disso, existem vários ambientes virtuais que proporcionam ferramentas intuitivas completas para que você se preocupe apenas com o conteúdo à ensinar. Conheça as plataformas Udemy, Wiziq e o brasileiríssimo Learncafe, todas excelentes para esse fim. Mantenha-se cadastrado em mais de um site ao mesmo tempo. Isso garante ainda mais vizibilidade ao seu serviço.

Nesses portais citados, você estabelece o valor do curso e a plataforma se encarrega de fazer as cobranças e repassam a sua parte já descontadas as comissões pela estrutura do serviço, tudo de forma transparente. Você não terá que se preocupar com a parte chata do negócio, que envolve marketing, vendas e cobrança. Eles conseguem os alunos e você se preocupa apenas com as aulas. Simples assim!

Dicas Essenciais Para Ter Renda Extra Com Aulas Online

1. Envolver-se com o seu público:

O ambiente virtual é essencialmente informal, tire vantagem dessa situação. A melhor maneira de manter os alunos interessados é fazê-los sentir-se importante. Envolva-os em debates o máximo possível. Dessa forma, as pessoas podem falar sem medo de dar uma resposta errada, afinal de contas, estarão apenas externando o próprio pensamento. Não se preocupe também em improvisos. Situações inusitadas tornam o aprendizado mais agradável.

2. Conheça o seu tema profundamente:

Parece óbvio, mas é muito importante que não seja pego de surpresa por uma observação do aluno que o deixe sem resposta. Disso dependerá o sucesso das suas aulas. A chave para isso é ter qualidade no material que oferece (apostilas, ebooks, vídeos, audio) e conhecê-los em detalhes. Isso garante também que não ficará sem o que dizer por todo o tempo de aula.

3. Aprenda com os seus alunos:

Se você está ensinando pela primeira vez, evite a armadilha de pensar que os alunos são totalmente leigos. Esteja aberto a aprender com suas experiências, elogie-as e adapte a aula ao desenvolvimento de cada um. O aprendizado se tornará mais fácil e agradável ao cliente.

4. Selecione um tópico amplamente interessante sobre a sua especialidade:

Não fique preso ao trivial, muito menos forneça informações que podem ser encontradas facilmente na internet.

5. Dê a seu curso/palestra um título atraente que irá chamar a atenção e comunicar exatamente o que você pretende ensinar.

6. Identifique corretamente o mercado alvo e nicho para o seu curso.

7. Desenvolva material didático personalizado para distribuir aos participantes.

8. Esteja disponível para ensinar em horários “fora do comum”:

Incluindo finais de semana e madrugadas (afinal, se você pretende oferecer seus serviços a nível mundial, certamente irá deparar com fusos horários diferentes).

9. Determine agendas e datas, tempo de duração de cada aula, atividades e do curso como um todo.

10. Estabeleça uma estratégia de preços atrativa sem desvalorizar o mercado.

11. Use a força das redes sociais para dar visibilidade ao seu curso.

A propaganda é a alma do negócio!

Estes artigos também vão te interessar:

Boa sorte e até a próxima!

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *