Pense Diferente e Faça a Diferença

Se te perguntassem assim, no repente, o que empresas como Google, Microsoft e Apple têm em comum, além do óbvio de serem empresas bilionárias, que trabalham com alta tecnologia, o que você diria? Uma dica só para você: pense diferente!

A grande maioria das pessoas vai responder assim: “sei lá!”, ou algo parecido. Faça um teste no seu círculo de amizades. Mesmo se der um tempo para seus amigos pensarem, vai perceber que pouquíssimos terão respostas criativas, diferentes do “normal”.

Na verdade, não há mal nenhum em pensar como a maioria. O problema é a baixa remuneração ou o pouco reconhecimento daquilo que é simplesmente normal ou comum. Talvez seja uma questão de cultura, onde somos doutrinados a pensar da maneira convencional. Geralmente, quando alguém aparece com ideias inovadoras é taxado de “maluco”. Na sala de aula, se um aluno tem entendimento diverso do professor é rebelde. Se um sujeito não gosta de balada é excêntrico, esquisito. Se outro tem 40 anos e gosta de quadrinhos é uma criança incorrigível, entre outras situações análogas.

É isso mesmo. Pensar diferente, fugir dos padrões e ser criativo exige ousadia, espírito de inquietação, vontade de fazer algo novo que ninguém nunca viu. É essa uma das principais características das pessoas e empresas de sucesso do globo. Pensar diferente provoca noites mal dormidas, exige mudança de ponto de vista e de atitude, é deixar a zona de conforto. Pensar diferente é se antecipar às necessidades do mercado de forma global e do cliente em particular. É estar com a resposta pronta antes que o questionamento possa ser formulado. Pensar diferente é ter soluções inovadoras para problemas antigos. É ser fecundo enquanto os demais são estéreis. É trabalhar com o lado direito do cérebro enquanto todos os outros usam o esquerdo. Pensar diferente é ser proativo. É, de forma positiva, dar “o que falar”.

“Think Different” é um dos slogans da Apple Computers, empresa americana que sem dúvida nenhuma está sempre a frente de seus concorrentes. É dela sucessos de venda como iPod e iPhone, entre tantos outros “brinquedos” modernos. As soluções comerciais da gigante Google vão muito além da engenhosa ferramenta de busca mais utilizada do planeta. E o que falar da inabalável Microsoft, presente em mais de 85% dos computadores do globo, contando hoje com aproximadamente 90.000 colaboradores espalhados pelo mundo? Em nenhum desses casos de sucesso você encontrará como causa o pensamento trivial ou meras repetições do que faz a concorrência. Definitivamente, não. Quem deseja crescer pensa diferente, age de forma não usual, surpreende!

O que essas empresas têm em comum? Valorizam e estimulam seus colaboradores a encontrarem soluções criativas e diferentes do normal para os desejos dos consumidores. São criadoras de sonhos. Inventam necessidades e fornecem a solução. Foram e continuam sendo empresas que pensam e têm estratégias diferentes em relação à concorrência, e, por isso, detêm know-how e sucesso incontestável.

É justamente esse o segredo das pessoas que fazem a diferença: não ser simplesmente mais um no mercado. Você precisa se destacar, estar a frente de projetos ambiciosos, não ter medo de aparecer, errar e fazer de novo, ser proativo em um mundo onde a maioria das pessoas espera que as coisas simplesmente aconteçam. Dessa forma, ou seja, sendo diferente, o seu sucesso ocorrerá de forma natural e crescente.

E o que você acha de um advogado que escreve sobre negócios, educação financeira, coaching, motivação, vendas e excelência pessoal?

Leia também:

O que acha de tudo isso? Pense a respeito. Mas, pense diferente!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *