Os Setores e Negócios Que Funcionaram Em 2012

Apesar da recessão e subsequente desaceleração em todos os setores da economia ao longo dos últimos anos, 2012 foi um ano de transição para a pequena empresa. Enriquecido com nova determinação, incentivos fiscais e oportunidades disparadas em vários setores da economia, os pequenos empresários estão finalmente a dar passos para começar, rejuvenescer e aumentar seus negócios de pequeno porte, tanto a nível tradicional quanto online.

A quebra de paradigmas e a coragem para inovar tem feito a diferença, e os resultados mostram que acreditar em si mesmo e numa boa ideia é essencial para começar negócios, seja a tempo integral como meio de vida, ou parcial para complementar a renda. É nesse espírito que pessoas aproveitaram a crescente bolha de otimismo e empreenderam com sucesso, com destaque para o setor de serviços, onde mais vimos pessoas atingirem seus objetivos profissionais e financeiros.

Não obstante, há muitas áreas diferentes onde percebemos a revitalização de pequenos negócios. Neste artigo, abordaremos de forma resumida cinco categorias que se destacaram muito no ano de 2012. A partir desta análise, você pode ter um melhor vislumbre do que esperar para 2013, de forma a se preparar antecipadamente, refazer seus planos de ação e investimentos, conforme nossas dicas fizerem sentido à sua realidade.

Ideias de Negócios de Baixo Investimento

Começar um negócio não tem que exigir um grande investimento. A única coisa que você realmente precisa é de uma ideia inovadora, mesmo que se relacione a um negócio já saturado. Particularmente à saturação de mercado, isso só acontece porque todos os empresários de um mesmo ramo fazem tudo exatamente igual. Como ninguém faz nada diferente, todos amargam os mesmos prejuízos.

Dentro da sua realidade, você precisa descobrir algo (uma forma de agir, de vender, etc) que venha a trazer novidades para os seus clientes, algo que ninguém esteja fazendo. Na verdade, existem muitos tipos de empresas realmente baratas para começar, mas com grande potencial de produzir lucros significativos, desde que não se vá pelo caminho da “mesmice”. Hoje em dia, os melhores lugares para se investir são aqueles onde o investimento é baixo ou quase inexistente. Tenha em mente que não existem negócios ruins e sim administradores que não querem se dar ao trabalho de inovar. Porque, de fato, a inovação é muito trabalhosa. Uma das minhas dicas para 2013 é focar-se em negócios de até R$15.000,00 e dedicar-se a fazer dar certo. Acredite neste tipo de negócio e chegue ao final do próximo ano com a sensação do dever cumprido.

Negócios Baseados em Home Business

Na esteira dos negócios com baixo investimento, esteja aberto às diversas oportunidades de construir uma empresa a partir da sua casa. Muitas pessoas têm resistência a este tipo de negócio, mas para ter sucesso você precisa aprender a pensar “fora do quadrado”. Ter um negócio em casa, não significa, necessariamente, iniciar algo novo. Você pode, por exemplo, continuar na sua mesma área de atuação. É o caso de quem trabalha com representação comercial. Você pode fazer de um dos ambientes da sua casa seu escritório, e assim, atender aos seus clientes e colaboradores com mais conforto e comodidade. Já imaginou o quanto economizará em um ano com aluguel, água, energia elétrica, combustível e comunicações ao usar estes mesmos recursos dentro do seu próprio apartamento? Ao invés de pagar duas vezes por eles, pagará somente uma. E mesmo que tenha um aumento em alguns desses itens, ainda assim sairá no lucro.

Considere também outros negócios lucrativos como o Marketing de Rede,  que tem aberto muitas oportunidades para pessoas comuns. E lembre-se de explorar as suas próprias qualificações em negócios do tipo consultoria, manutenção de computadores, desenvolvimento de software, blogs e internet, etc. São atividades que podem facilmente ser desenvolvidas com êxito a partir de casa, praticamente com os mesmos recursos ou pequenas adaptações ao que você já tem, ou seja, voltamos ao princípio básico dos negócios que exigem baixo investimento.

Se quer chegar ao final de 2013 com mais dinheiro no seu bolso, considere essa dica com mais seriedade. Muitas pessoas têm feito isso e tem alcançado melhores resultados financeiros e satisfação pessoal.

Ideias de Negócios “Verdes”

Outra área que tem chamado muito a nossa atenção se refere a limpeza verde com a utilização de produtos orgânicos. Hoje em dia, basta uma simples pesquisa na rede para se descobrir centenas de oportunidades verdes disponíveis para um empresário de pequeno porte começar negócios “eco” lucrativos”. Há uma preocupação geral da população na preservação do meio ambiente, e se procurar corretamente, encontrará um negócio que se encaixe perfeitamente ao seu perfil. Muitas dessas oportunidades são realmente interessantes e altamente lucrativas. É juntar o útil ao agradável: ser consciente e ganhar dinheiro com isso!

Negócios Relacionados à Tecnologia

Há muitas ideias interessantes ligadas à tecnologia. Tanto na área de software quanto hardware, existem possibilidades para todos os níveis de empreendedores. Em especial na área de desenvolvimento de aplicativos, pode ser um excelente momento para  quem domina a programação Apple e de aparelhos Android. E a grande maioria das pessoas que se dedicam a uma das duas áreas específicas, nada têm do que reclamar a termos financeiros. O único porém é o requisito essencial da experiência técnica para construir um negócio bem sucedido neste nicho. Por isso, revise os seus conhecimentos e se as suas qualificações permitirem, não hesite em entrar nesta área em 2013.

Negócios Relacionados Com o Mundo “Pet”

Esse foi um ano em que este setor realmente se destacou. Não há como negar que a maioria dos proprietários de animais amam seus bichinhos de estimação, e muitos vão fazer de tudo para garantir que eles permaneçam felizes, saudáveis e seguros, custe o que custar, literalmente.

Por causa da dedicação desses donos, há um enorme potencial para iniciar uma pequena empresa nesta área, porque a verdade é que quem tem condições realmente não economiza nos mimos para os seus companheiros, sejam eles cães, gatos e peixes.

Existem ainda muitas outras áreas que deram certo no ano de 2012 que não abordamos aqui. Esta é a oportunidade que oferecemos a você, leitor, de compartilhar conosco as suas experiências e resultados.

Desejamos, antecipadamente, um ótimo e próspero 2013!

Leia também:

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *