O Segredo Para Escrever Artigos de Sucesso

Todos desejam ter blogs que geram bastante tráfego, pois este é o segredo do sucesso na internet. Quanto mais tráfego, maiores as chances de aparecerem clientes em potencial. E por clientes em potencial leia-se “receita em potencial”. O desejo é básico e justo: a vontade primária de juntar o útil (a remuneração financeira) ao agradável (o prazer em escrever e entregar aos leitores algo de valor, que faça a diferença).

Assim como qualquer indivíduo que executa um negócio pela rede, o candidato a blogueiro profissional deve encontrar formas eficazes de promover a si mesmo, o seu site, e seus serviços. Além do uso de ferramentas de publicidade paga como o Google Adwords e banners publicitários em diversos sites já estabelecidos, você deve se preocupar em escrever a maior quantidade de artigos e distribui-los livremente pela web. Esse é o principal trabalho. A idéia aqui é atrair seus potenciais compradores, bastando que lhes sejam dadas as respostas às suas perguntas. Para isso, valem dicas especializadas, análises e aconselhamento. O importante é ser criativo e encontrar novas soluções para velhos problemas.

Uma vez que as pessoas começam a chegar naturalmente até os seus artigos através das ferramentas de busca, você tem a chance de se apresentar e fazer com que elas se apaixonem pelo seu trabalho. A dica de ouro é escrever um artigo de US$10.000,00 e entregá-lo totalmente de graça. Parece contraditório, mas é isso mesmo. Quanto mais você se doar aos seus leitores, maiores serão as suas recompensas e reconhecimento. Com o tempo, se tiver paciência e perseverança virá muito mais do que será capaz de gastar.

Nesta caminhada é muito importante que você saiba como escrever artigos que o seu público vai adorar. Escolher assuntos específicos e expressá-los de maneira interessante é a única maneira de assegurar que você pode levá-los a responder a sua chamada.

Para que você tenha a exata noção do que queremos dizer, preparamos um guia prático, projetado para ajudá-lo a criar valor para os seus artigos:

1. Antes de mais nada, você deve dominar o assunto sobre o qual deseja escrever. Lembre-se que virão até você pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos. Se o seu blog não oferecer nada de útil logo na primeira visita, muito dificilmente voltarão a ele. A máxima “cause uma ótima primeira impressão” é válida também no negócio de blogs.

2. Saiba se expressar corretamente. Você não precisa ser um especialista no vernáculo, mas deve possuir conhecimentos mínimos sobre ortografia e gramática. Isso não significa ser pedante. Escreva de forma clara, amigável e convidativa, para que as pessoas não se sintam inibidas em comentar os seus artigos.

3. Seja objetivo nos seus textos. A internet é ágil, ninguém tem tempo para ler tratados. Isso é feito em cursos de mestrado ou doutorado. As informações mais valiosas na rede geralmente tem 4 ou 5 parágrafos curtos.

4. Determine o objetivo dos seus artigos. O que você quer alcançar ao escrever os seus textos? Você deseja usá-los para trazer mais tráfego para seu(s) site(s)? Talvez, você queira usá-los para estabelecer a sua própria opinião em seu nicho e ser reconhecido como um guru na área. É muito importante reconhecer de onde está partindo, qual caminho a ser percorrido e em quanto tempo pretende alcançar os resultados. O estabelecimento e acompanhamento de metas é um excelente termômetro do sucesso, ao mesmo tempo que orienta a necessidade ou não de se reformular o planejamento.

5. O próximo passo é conhecer e entender o seu público alvo. Você se tornará um escritor mais eficiente se souber compreender plenamente as pessoas para as quais está escrevendo. Não é suficiente saber as questões mais freqüentes e/ou urgentes. Você também deve estar atento às questões periféricas e tendências mais próximas. Quanto mais informações tiver para trabalhar, mais fácil será escrever textos direcionados às demandas, desejos e necessidades.

6. Pesquise palavras chaves para o texto. Conheça as palavras mais populares em seu nicho antes mesmo de pensar nos temas dos artigos. Inclua essas palavras no título. Faça isso utilizando ferramentas gratuitas oferecidas pelos motores de busca, especialmente o Google Adwords. Faça uma listagem com as 5 ou 10 primeiras palavras chaves diretamente relacionadas ao nicho sobre o qual pretende se dedicar. A minha dica é: concentre seus esforços criativos nestas palavras e aguarde os resultados.

7. Escolha os seus temas cuidadosamente. A minha experiência com coaching em oportunidades de negócios, mostra que o principal objetivo dos novos blogueiros é atrair seu público alvo de forma a possibilitar o alargamento do mercado de trabalho. Ao oferecer aos leitores a oportunidade de conhecer seu talento, indiretamente alcançará o reconhecimento e a projeção profissional. Naturalmente, o horizonte despontará com a expectativa de novos contratos. Você pode alcançá-los. Simplesmente fale com domínio de causa sobre questões que podem ser resolvidas facilmente ao seguir seus conselhos. Ajude os seus leitores a resolverem problemas. Ofereça as melhores soluções. O “boca a boca” fará o seu trabalho rapidamente e o dinheiro virá sem maiores esforços.

Faça isso direito e posso garantir que será capaz de impressionar o seu público.

Leia também O Segredo Para Escrever Artigos de Sucesso – Parte 2. E se deseja aprender a escrever um romance de sucesso, leia este texto em nosso diretório de artigos.

Se gostou deste artigo, gostará também:

Sucesso com seu blog!

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *