O Segredo Para Escrever Artigos de Sucesso – Parte 2

Muitas pessoas nos escrevem pedindo dicas de como escrever artigos melhores e mais interessantes, que tragam tráfego e sucesso para seus blogs. Assim como qualquer talento, escrever bem também é um dom. Mas, para aqueles que não têm esse dom tão aflorado, existem técnicas extremamente funcionais que quando inseridas na rotina diária, turbinam sobremaneira a sua forma de se expressar, o que naturalmente atrai pessoas e faz com que elas se tornem seus fans. Há algum tempo atrás, abordamos algumas dessas técnicas em O Segredo Para Escrever Artigos de Sucesso, cuja leitura é obrigatória e complementa este texto (clique aqui para aprender a Escrever Um Romance de Sucesso). Agora, escrevemos a Parte 2, e vamos abordar outros macetes que você precisa ter em mente se quer desenvolver seu vocabulário e conhecimento, de forma a deixar seus leitores encantados com tudo aquilo que escreve. Portanto, mãos à obra!

1. Faça uma boa pesquisa. Mesmo que seja considerado uma autoridade no nicho escolhido, eu ainda recomendo que você faça sua pesquisa antes de começar a escrever os artigos. Aprenda a coletar informações adicionais de outras fontes (eu disse “coletar” e não “copiar”), recursos relevantes, curiosidades e textos complementares, pois tudo isso enriquece o seu material. E enquanto estiver voltado para uma pesquisa, esteja focado nela até terminá-la. Estar preocupado com outros temas e artigos, ao invés de ajudar, atrapalha (e muito) o seu rendimento.

2. Crie esboços. Este é um passo obrigatório se deseja ter um texto coerente e organizado. Faça e refaça seus artigos quantas vezes forem preciso até que obtenha um texto final articulado e de leitura agradável. Comece por propor pelo menos 3 títulos que ajudarão você a limitar o âmbito do conteúdo e a direção em que pretende seguir. Em seguida, faça uma listagem das idéias que pretende cobrir. Depois, revise a sua lista e deixe apenas as informações que são realmente necessárias ao seu público. E ao contrário do que muitas pessoas dizem, esqueça a história de ter que escrever textos longos, pois ninguém tem tempo a perder com artigos prolixos. Seja profundo, mas, imperativamente, objetivo. Você precisa fazer isso para que seus artigos se tornem interessantes, não cansem, nem tomem tempo demasiado dos leitores. Aprenda a deixá-los com aquele gostinho de “quero mais”.

3. Escreva títulos interessantes. Decida-se por títulos que vão chamar a atenção das pessoas. Aprenda a despertar a curiosidade dos seus seguidores. Descubra o que querem e foque seu trabalho essencialmente nisto.

Certifique-se que o título seja preciso e resuma o conteúdo de seu artigo. Você obterá melhores resultados se seguir por este caminho.

Não se esqueça de inserir a palavra-chave principal que você está alvejando. Seu público-alvo deve ser motivado ou sentir-se animado com a simples leitura das suas manchetes. Se isso acontecer, você pode ter certeza que vai desfrutar de grandes resultados nas visitas do seu site.

4. Escreva uma introdução chamativa. Tão importante quanto o título é a introdução. Se o excerto estiver bem feito, pode ter certeza que seu artigo será um sucesso.

Use a introdução para trazer os seus leitores para o texto principal. Sempre que possível, faça uso de ganchos, declarações e perguntas intrigantes que levem os leitores a clicar em “Artigo Completo”. Você tem que passar a ideia que a leitura completa do texto lhes trará benefícios únicos. Mantenha sua introdução curta, mas poderosa.

5. Acrescente valor aos seus textos. Essencialmente, fuja do básico. Forneça para os leitores algo que ainda não tenham visto ou uma informação que lhes seja preciosa. Apesar de vivermos em uma comunidade global e ser difícil criar conteúdo realmente novo, não é uma tarefa impossível. Seja inédito e garanta o sucesso dos seus textos!!

6. Discuta os pontos principais. Faça seus artigos organizados, discutindo cada ideia em parágrafos separados. Sempre que possível, numere passos ou itens a serem observados. Ao agir assim torna seus artigos atraentes para leitura e fáceis de entender.

7. Use tom de conversa. Não seja arrogante, muito menos maçante. Pense no seu público-alvo ao escrever seus artigos e escreva como se estivesse pessoalmente a falar com cada leitor. Vá em frente e faça perguntas quando possível. E sempre que for necessário, use histórias ou metáforas para exemplificar o que quer dizer. Isso certamente vai ajudá-lo a dar a essas pessoas uma experiência de leitura rica e de grande aprendizado.

8. Revise o seu texto antes de publicá-lo. O último, mas um dos passos mais importantes é verificar a ortografia e concordância dos seus artigos para garantir que eles são perfeitos antes de distribuí-los online. Lembre-se que toda vez que escrever um texto você coloca a sua credibilidade em cheque. Peça para alguém de confiança ler o que escreveu e fazer críticas, com sugestões do que pode ser melhorado. Evite vícios de linguagem e seja exigente consigo mesmo. Por meio das próprias experiências, busque a excelência a cada novo texto. Com o tempo, ela virá naturalmente.

9. Escreva para pessoas, não para motores de busca. Grande parte dos blogueiros se preocupa muito mais com o que os motores de busca vão pensar sobre o seu texto do que as pessoas para os quais (supostamente) foram criados. Na busca desenfreada por tráfego, muitos blogueiros profissionais repetem excessivamente e sem nenhum bom senso as palavras chaves ao longo do texto, tornando-o chato e desinteressante. Apesar de respeitar os que trabalham assim, não aconselho aos iniciantes seguirem por esse caminho. A minha dica é: escreva bons textos, voltados para pessoas, informativos, claros e concisos. O tráfego pode até demorar um pouco mais, mas o seu sucesso estará muito mais fundamentado.

Por fim, lembre-se que o sucesso do seu blog ou de qualquer negócio leva determinado tempo. Não há atalhos e se alguém tentar lhe vender uma ideia diferente, simplesmente rejeite-a. Aprenda a ver essa situação de forma positiva, pois a experiência e credibilidade do seu trabalho não é construída de um dia para o outro. O tempo que você dedica na qualidade dos seus textos irá refletir, mais cedo ou mais tarde, na qualidade e quantidade de pessoas que vão querer acompanhar seu trabalho. Portanto, quanto mais e melhor oferecer às pessoas, na mesma proporção também será o seu resultado.

Leia também:

E você, quais as dicas que tem para compartilhar conosco?

Sucesso e até a próxima!!

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *