O Que a Ficção Pode Me Ensinar Sobre Negócios?

Sempre tive a convicção ser possível aprender sobre negócios em muitas ocasiões diferentes, desde que seja observador e saiba o que procurar. A ficção muito tem a nos ensinar, e neste artigo, vamos aprender alguns bons conselhos observados no filme O Poderoso Chefão. Confira as oito melhores lições que separamos para você!

1 Quando for negociar, faça uma oferta que a parte contrária não poderá recusar.

“Farei uma oferta irrecusável a ele.” Don Vito Corleone.

Apesar de ser bastante óbvio, quase ninguém se lembra desse detalhe. Mas, se você quer sorrir, faça a outra parte sorrir primeiro.

Uma das melhores maneiras de obter o que você quer no mundo dos negócios é adequar seu produto às necessidades do seu cliente. E isso funciona para os gestores também. Se você quer incentivar seus funcionários, ofereça vantagens e benefícios. Ameaças estão em declínio, e só o torna antipático perante seus colaboradores. Quando desejar determinado resultado, faça o incentivo bom o suficiente para o justificar o sacrifício.

2 Não confie em ninguém.

“Quem lhe oferecer segurança será o traidor.” Don Vito Corleone.

Isso não quer dizer que você deve desconfiar de todo mundo o tempo todo. Apesar de saber delegar ser extremamente importante na distribuição de funções, mantenha os olhos em tudo o que acontece. Esteja por dentro dos detalhes e tenha o controle de toda a situação.

3 Mantenha seu amigos próximos e seus inimigos ainda mais perto.

“Mantenha os amigos por perto; E os inimigos mais perto ainda.” Don Vito Corleone.

Leia-se por inimigos os seus concorrentes. É muito importante ter uma boa ideia sobre a atuação da concorrência no mercado. Você só poderá se antecipar a eles se souber exatamente o que está acontecendo, não só a nível local, mas regional e mundial no seu setor de atuação. Não tenha por parâmetro o que concorrentes mais fracos estão fazendo, nivele a sua atuação sempre por cima, ou seja, naquilo que os “peixes grandes” fazem, e tente superá-los o quanto possível. Somente assim você vai chamar a atenção dos clientes e estabelecer o seu “terreno”.

4 Ser paciente é uma virtude.

“Se a vida lhe negar um sonho seja forte o suficiente para lhe negar uma lágrima.” Don Vito Corleone.

Nenhum negócio de sucesso é construído da noite para o dia. Seja perseverante e mantenha uma posição firme. Preocupe-se com as estatísticas do seu negócio, assim como o aumento da receita e fatia de mercado. Para que isso seja possível, concentre-se no fluxo de caixa (leia o artigo Aprenda a Gerir o Seu Fluxo de Caixa), planejamento de curto e médio prazo, além de constantemente agregar valor ao seu produto, de forma a torna-lo excelente.

5 Aprenda com seus fracassos.

“Passei minha vida inteira tentando não ser descuidado, mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não.” Don Vito Corleone.

Se a falha acontece com os mafiosos, certamente poderá acontecer com você também. Não se culpe ao extremo por suas mancadas. Mas é vital aprender com seus erros. Além disso, aprenda a transformar os erros de curto prazo em sucesso ao longo do tempo.

6 Seja leal e colha bons frutos.

“Algum dia – e esse dia pode nunca chegar – Eu vou lhe pedir para fazer um serviço para mim. Mas até esse dia, aceite essa justiça, como um presente.” Don Vito Corleone.

Uma das lições mais importantes a aprender com Don Vito Corleoni é que lealdade é fundamental. Nos tempos atuais, a segurança econômica é apenas um espectro disforme, sendo fundamental nunca morder a mão que te alimenta. Se você tem um chefe ou lida com fornecedores, é sempre bom ser leal a eles, pois nunca se sabe quando será necessário buscar auxílio emergencial. Lembre-se deles em datas festivas, cumpra sempre os seus prazos e mantenha sua palavra.

7 O respeito deve ser conquistado.

“Sou um homem supersticioso, e se algo acontecesse com meu filho, se ele fosse atingido por um raio, se o avião dele cair, ou se fosse baleado na cabeça por um policial ou se enforcasse na prisão eu teria de culpar algumas pessoas nesta sala, e isto eu não perdoaria, mas fora isso, eu juro pela alma de meus netos que não serei eu quem irei quebrar a paz que selamos hoje.” Don Vito Corleone.

Enquanto a lealdade deve partir de você, o respeito deve ser conquistado. Certifique-se de que está inspirando respeito nas pessoas que o rodeiam, seja por suas palavras, mas principalmente por suas ações. Se você agir com dignidade e colocar os valores em primeiro lugar, verá como pode ser fácil construir respeito mútuo com os colegas de trabalho, superiores, fornecedores e clientes. Além disso, tome cuidado para não jogar por terra o respeito conquistado em anos de trabalho sério. Leva tempo para construir uma carreira, marca ou nome, mas para perdê-lo é muito rápido.

8 Os negócios são sempre pessoais.

“Não me lembro da última vez que você tenha me convidado para um café em sua casa, mesmo sendo minha mulher madrinha da sua única filha. Mas agora você vem até mim e diz: Don Corleone faça justiça. Mas não pede com respeito, não oferece amizade. Você nem pensa em me chamar de Padrinho. Ao invés disso, você entra na minha casa, no dia do casamento de minha filha e me pede pra matar por dinheiro.” Don Vito Corleone.

Não deixe que te digam o contrário. Tudo que as pessoas fazem o tempo todo é pessoal. Mesmo que trabalhe para outra pessoa, é seu esforço e empenho que tornam possível as realizações. Se o seu trabalho é ruim, você será despedido. Se as pessoas elogiam os resultados, seu ego cresce, você fica feliz. Tudo é pessoal.

Michael Corleone disse algo profundo, e é a mais pura verdade: toda empresa é feita de pessoas. Qualquer negócio é gerido por pessoas e direcionado às pessoas. Elas têm emoções e desejos particulares. São as pessoas que se importam e se preocupam, as pessoas criam, as pessoas executam, pessoas vendem e outras compram e tudo gira em torno delas.

A coisa mais importante de qualquer empreendimento é que o todo é maior que a soma de suas partes, mas suas partes são constituídas por pessoas – e elas são o fundamento de tudo.

Portanto, entenda como as pessoas funcionam, ame-as, aprenda a suprir as suas necessidades, e os seus negócios nunca mais serão os mesmos.

Gostaríamos agora de ouvir você. Deixe seus comentários e experiências que aprendeu de forma não convencional, seja em filmes, livros ou noticiários de tv. Divida conosco os seus conhecimentos!

Leia também:

–x–

Se você acompanha e gosta dos nossos artigos, considere compartilha-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *