O Marketing e o Sucesso do Seu Negócio

Compreender a importância do marketing é crucial na determinação do sucesso do seu negócio em casa. Neste artigo, pretendo compartilhar algumas experiências e o impacto que tiveram nos meus negócios. Além disso, vou compartilhar também algumas dicas que vão ajudar a melhorar o marketing do seu próprio home business, de forma a poder aplicar imediatamente esse conhecimento e assim obter melhores resultados.

O Marketing e o Processo de Vendas

É importante saber que esses dois conceitos são diferentes, mas andam lado a lado, seja em uma multinacional, seja no negócio que desenvolve a partir do conforto do seu lar. E é fundamental que saiba a diferença entre eles, pois somente assim poderá alavancar seus resultados (ganhar mais dinheiro) e sua carreira.

Para facilitar, vamos colocar dessa maneira: sem um bom plano de marketing você não terá perspectivas de fechar grandes negócios, mesmo que domine excelentes técnicas de vendas. Portanto, o marketing é tudo o que você faz para chegar aos resultados. São todas as medidas que você toma para que seus clientes ou potenciais clientes saibam que você tem a solução para as suas necessidades. Essa é a mensagem nuclear que prepara as expectativas nas vendas.

Quando falamos de marketing, não falamos apenas de anúncios, cartazes e outdoors pulverizados. Envolve isso e também todo aparato relativo a comunicação social disponível, com publicidade nos diversos tipos de mídia, email marketing, divulgação em redes sociais, ou seja, estratégias e planos de ação que possam envolver tudo isso ao mesmo tempo, afim de passar segurança e a mensagem da sua marca.

Já o processo de vendas compreende tudo o que você faz para fechar negócios e chegar aos contratos. Ambos são indispensáveis para o sucesso de qualquer atividade. Este processo, em todos os seus caminhos consiste de interação com pessoas. Muitas vezes é feito por uma reunião individual ou em grupo, chamadas telefônicas e networking. Qualquer coisa que envolva você com o prospecto (consumidor potencial do seu produto ou serviço) ou cliente em um nível pessoal e a apresentação do que tem a oferecer.

Processos Interligados

Se você é um vendedor talentoso que pode vender gelo para esquimós, parabéns! Mas não pense ser o marketing dispensável, ainda que a sua taxa de conversão seja alta. Ao utilizar corretamente o marketing, tenha certeza que suas vendas aumentarão ainda mais sempre que falar com um cliente em potencial.

Isso significa que suas habilidades podem ser melhoradas, e é justamente nesse momento que a força do marketing auxilia com perspectivas reais para realizar mais vendas. Se você utilizar o marketing da maneira certa, ele fará com que os clientes venham procurá-lo, e isso corresponde a 80% da conclusão do negócio, de forma a exigir o mínimo esforço de sua parte. Afinal de contas, o cliente já deseja aquilo que você tem a oferecer.

A Importância do Marketing Vai Além da Obtenção de Clientes

Envolve também a marca, a manutenção da credibilidade junto ao público em geral, mesmo aqueles que não são consumidores. Mesmo esses têm que conhecê-lo e respeitá-lo. Isso fará que em determinado momento no futuro ele possa querer conhecê-lo melhor, dar uma oportunidade convencê-lo a se tornar seu cliente.

Você precisa se lembrar que as pessoas são bombardeadas com milhões de ofertas todos os dias, então você precisa encontrar uma maneira de fazer-se notar e estar acima da concorrência, ou no mínimo, emparelhado junto aos melhores do seu ramo de atividade.

Todos sabem que a internet é uma ótima maneira de se fazer conhecido e comercializar o seu negócio, principalmente quando se trata de marketing on-line. Para isso, um blog pessoal é essencial, sendo uma das mais efetivas maneiras de atrair a atenção dos clientes.

O blog é um canal excelente para se diferençar dos demais, uma maneira eficaz para se tornar mais acessível ao seu público, ouvi-lo e interagir com ele. É ainda uma forma de saber em primeira mão o que agrada e o que desagrada nos seus produtos ou serviços, e permite que seus clientes lhe forneçam subsídios concretos para fazer seu trabalho com excelência. Além disso, transmite a mensagem de que existem pessoas reais atrás de uma marca e que você veio para ficar, o que consequentemente gera confiança entre as partes (você e seus consumidores). E lembre-se que as pessoas estão mais propensas a fazer negócios com alguém que gostam e confiam.

Se você não sabe como construir um blog ou ter seu próprio site, você pode entrar em contato conosco e usufruir dos nossos serviços e consultoria.

Você vai gostar também:

E você, compreendeu a importância do marketing em seu próprio negócio? Quais as experiências que tem à compartilhar conosco?

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *