Monopólio – Lições de Negócios e Dinheiro

O Monopólio, fabricado pela Hasbro, ao longo de mais de 70 anos tem sido o jogo de tabuleiro sobre negócios preferido de muitas crianças e adultos. Muitos que leem o presente artigo vão sentir uma aura de nostalgia pelos próximos minutos. Mas, o nosso objetivo é extrair algumas lições de negócios e o que aprendi com ele sobre dinheiro ao longo dos anos.

O jogo original tem o nome de um conceito econômico (monopólio), que significa a dominação de um determinado mercado por uma única entidade, no caso, o mercado de imóveis. Embora grande parte dos conceitos de negócios estejam mascarados pela inocência de um simples jogo familiar, divertido e com regras fáceis, tem muito a ensinar sobre o básico de estratégias financeiras, dinheiro e algumas lições de vida, ainda que de forma metafórica.

Em complemente a este artigo, leia também 7 Fatos a Considerar Para Ter Sucesso Nos Empreendimentos e O Que a Ficção Pode Me Ensinar Sobre Negócios?.

Pois bem, vamos às lições!

1) Tenha uma estratégia definida.

Você começa com $1.500. Não existem empréstimos ou cartões de crédito para usar. Você precisa ser inteligente e usar os seus recursos financeiros com sabedoria. É impossível ganhar dinheiro no jogo e na vida se agir de forma impensada ou irresponsável. Faça os melhores investimentos e seja cauteloso o tempo todo.

2) O ponto comercial faz a diferença.

Acredite ou não, as propriedades mais caras são as piores para se compar no início do jogo. Elas vão fazer com que fique completamente descapitalizado, em frágil situação diante dos seus concorrentes e outras adversidades. Além disso, são muito caras para se construir, e tem a mais baixa frequência de inquilinos para pagar o “aluguel”. Os melhores grupos são as propriedades mais acessíveis, com 3 propriedades, e é relativamente barato colocar casas e hotéis.

3) Aprenda a adaptar-se segundo a sua “sorte”.

Com apenas uma única jogada ruim você pode estar em risco de falência no jogo. Uma decisão mal tomada ou feita sob pressão pode colocar todo o seu negócio a perder na vida real. Você precisa de tranquilidade para sobre decisões difíceis e ser flexível para sobreviver no mundo dos negócios. Em ambos os casos, todos querem a mesma coisa: dinheiro para investimentos. Quem investe melhor ganha mais dinheiro para reinvestir. Esse é um jogo perigoso, pois uma série de investimentos bem sucedidos pode deixá-lo de guarda baixa, de forma a pensar que tem o controle sobre tudo. Isso nunca será verdade, e se não se cuidar, quando sua maré de “sorte” passar, poderá se ver sem absolutamente nada. Neste particular, leia o artigo O Fator Sorte Nos Negócios.

4) Seja um investidor diligente.

Você pode querer ser um pouco ganancioso e ter cada vez mais hotéis em detrimento das casas, mas o custo/benefício justifica o investimento “no momento”? Numa situação real muitas vezes pensamos estar investindo da maneira correta, porque “todos estão fazendo isso”. Por estar dando certo para alguém, não significa que dará para você também. Preocupe-se em analisar cada oportunidade que bate em sua porta. Não só o retorno é importante, mas também as características do negócio, se você tem o perfil necessário, custos indiretos e intangíveis como dedicação, experiência, contatos, etc. Nunca entre em um negócio pela “emoção”.

5) Não queira crescer muito rapidamente.

Tenha calma e respire compassadamente. Nenhum negócio realmente honesto pode oferecer garantias de retorno rápido e alto. Já deparei com várias oportunidades que eram verdadeiras “roubadas”, e vi muita gente perder muito dinheiro com elas. Depois, vinham me dizer “não é que você tinha razão?”. É muito mais proveitoso crescer de forma gradual e constante. A experiência e o tempo farão com que construa um negócio não só para você, mas que seus filhos herdarão e quem sabe, seus netos também. Não construa um simples negócio, mas uma história de sucesso. Preocupe-se em criar algo sólido, que lhe trará orgulho. Com essa mentalidade seu fluxo de caixa vai permitir uma vida tranquila e dinheiro suficiente para novos investimentos.

6) Aproveite o sucesso sabiamente.

Este é um conceito simples, mas muitas pessoas não sabem como lidar com ele. Muitos países da Europa passam por grave crise financeira neste momento porque não souberam gerir os tempos de “vacas gordas”. Gaste menos do que ganha e guarde uma parte dos seus rendimentos para um fundo de emergência. No Monopólio você pode fazer algum dinheiro extra com a hipoteca das propriedades, mas isso é sempre muito ruim e absurdamente caro. Buscar recursos no mercado pode fazer com que vá a falência muito rapidamente se não souber o que está fazendo.

7) Pense “fora da caixa”.

O jogo Monopólio muitas vezes exige que sejam estabelecidas algumas parcerias e negócios. As pessoas comuns pensam que nunca podem ceder algumas propriedades por um benefício maior no futuro. Uma das grandes vantagens desse jogo é aprender um pouco sobre estratégias de negociação, mas as pessoas preferem ignorar essa regra. Geralmente essas pessoas sempre perdem o jogo. Da mesma forma, liberte-se de conceitos mesquinhos que tenha sobre os negócios. Se você deseja ganhar, ter lucros, outras pessoas têm essas mesmas necessidades. Se não aprender a ceder de vez em quando, nunca encontrará pessoas dispostas a negociar com você. O melhor jogo para se jogar se chama “ganha-ganha”. Sugiro a leitura dos seguintes artigos: Pense Diferente e Faça a Diferença e Estratégias Para Uma Negociação de Sucesso.

8) Assuma riscos calculados.

Para alavancar seus negócios e ganhar mais dinheiro é imperativo assumir riscos. Mas é importante ter certo controle sobre a situação. Uma das formas de ter esse controle é sobre o montante investido. Nunca faça investimentos cuja perda pode colocar em risco sua estrutura financeira pessoal ou de sua empresa. Outra forma de ter controle é conhecer profundamente o tipo de negócio. Em nossa consultoria e sessões de coaching sempre aconselhamos nossos coachees a evitar “areia movediça”. As pessoas só entram em areia movediça por desconhecerem o terreno. E areia movediça mata. Mas, se você conhece bem o terreno do investimento, jamais cairá em armadilhas. Aconselhamos também a sempre investir em ativos ao invés de passivos. Essa dica parece óbvia, mas na prática, as pessoas continuam a agir de forma incorreta (isso sob o prisma da multiplicação de renda, claro). Seus investimentos, mesmo os mais arriscados, têm que estar concentrados em coisas que vão colocar dinheiro no seu bolso e não o contrário.

É claro que o jogo é bastante limitado como simulação da vida real. Mas é perfeito para se compreender os conceitos elementares do mundo dos negócios. E se você consegue ganhar dinheiro no Monopólio brincando, leve esse mesmo prazer para as negociações diárias. Afinal de contas, tudo que fazemos com prazer promove resultados mais satisfatórios!

É isso! Que tal tirar a poeira do seu Banco Imobiliário e relembrar os bons e velhos tempos? Com o detalhe de que agora certamente irá jogar com outra perspectiva, não é mesmo?

E então, já teve boas experiências com esse jogo? Já aplicou algumas estratégias e teve sucesso em seus negócios? Ganhou dinheiro? Deixe seus comentários abaixo!

Abraço!!

Visite:

–x–

Se você acompanha e gosta dos nossos artigos, considere compartilha-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *