Maximize a Sua Performance Profissional

Existem muitas maneiras de colocar mais dinheiro no bolso todos os meses, disso ninguém duvida. Uma das formas mais fáceis é tão óbvia que muitas vezes se torna ignorada por grande parte das pessoas ativas no mercado de trabalho. Me refiro a se tornar melhor, maximizar a sua performance a cada dia exatamente naquilo que faz profissionalmente. O desejo pela excelência profissional é o maestro que irá reger a sinfonia das suas maiores conquistas financeiras e realizações pessoais.

Não há a menor dúvida que os melhores profissionais do mercado são também os mais bem pagos. Todos querem fazer parte do hall da fama e receber os diversos benefícios que essa situação representa. Como coach e consultor em excelência pessoal, consegui compilar em anos de experiência as seguintes dicas que farão toda a diferença no seu contracheque ou honorários a receber ao final de cada mês. Vamos a elas!

Trabalhe Duro Nas Suas Habilidades e Atitudes

Penso que é um fato bem conhecido ser a aprendizagem um processo contínuo, e que não há nenhum curso disponível que poderá garantir o sucesso profissional e financeiro de quem quer que seja. No entanto, manter-se atualizado sobre as últimas novidades e tendências do seu ramo garante uma grande vantagem competitiva em relação à concorrência. Mas, de nada adianta se a sua atitude é sempre reativa em relação às coisas que acontecem ao seu redor. O diferencial é ser sempre proativo, ou seja, estar focado em esforços contínuos sobre as suas atitudes e ter o timing certo para empreendê-las.

Tenha Mentores e Aprenda Com Eles

O senso comum diz que os mais experientes são também mais sábios. Afinal de contas, eles estão há mais tempo no mercado e conhecem melhor os seus cursos. Essa aprendizagem pode ser a partir de ensinamentos positivos ou fatos cujos resultados foram negativos. Diz o ditado que “o tolo aprende com os próprios erros, mas os sábios, com os erros dos outros”. Não queira tentar por si mesmo algo que comprovadamente não funciona. Ouça aqueles que muito antes de você já percorreram o mesmo caminho. Tenha mentores, pessoas bem sucedidas que você respeita e vão ter prazer em aconselhá-lo nas decisões mais difíceis.

Tome a Iniciativa e Execute

Como dissemos, a maioria das pessoas são reativas, ou seja, reagem conforme a situação. É o mesmo que dizer “dançar conforme a música”. Isso é um erro na maioria dos casos, mas principalmente quando se trata de negócios e profissionalismo. É muito importante tomar a iniciativa e executar logo o que precisa ser feito. Não fique à espera. Siga a filosofia Nike: “just do it”. Esteja disposto para enfrentar novos desafios e tarefas, e mantenha seus compromissos em dia.

Ame Trabalhar Sob Pressão

Enquanto a maioria das pessoas diz que “não suporta trabalhar sob pressão”, profissionais excelentes a amam, ou no mínimo, sabem geri-la muito bem. Profissionais do direito e saúde que o digam.

Saber lidar com o stress é extremamente importante, principalmente para cargos executivos. Negociações de risco, conflitos internos e externos, orçamentos e prazos apertados são muito comuns no cotidiano. E isso não acontece somente em grandes empresas. Se observar com o devido cuidado conseguirá encontrar essas e outras tantas situações que vão colocar a prova a todo o tempo o seu perfil emocional.

Em algum momento você vai sentir a falta de organização, péssimas condições de trabalho, pessoas descompromissadas com seus departamentos que direta ou indiretamente influenciam o seu rendimento. Já que não será possível simplesmente fugir ou “deixar pra lá”, aprenda a amar situações difíceis.

Comporte-se Com Humildade

Permaneça sempre humilde em seu comportamento, independentemente de ter que lidar com um sênior ou júnior. Esta atitude é muito importante para o seu crescimento pessoal. Quanto mais você interage com as pessoas com humildade, mais terão respeito por você. Quanto mais tentar impor suas ideias, mais serão rejeitadas. A resistência é naturalmente criada quando o ambiente se torna competitivo.

O ambiente de colaboração é muito mais vantajoso para todos. Faça “sugestões” de melhoria nos diversos projetos que participa. Ouça, peça informações, opiniões, esteja aberto às críticas e discuta honestamente as observações mencionadas pelos demais colegas. Seja cordial, atencioso e saiba ser grato por toda ajuda que lhe ofereçam. Ocupe a posição de quem está sempre a aprender. Ao final das contas, chegará à conclusão que é a melhor forma de ser reconhecido como autoridade na sua área de atuação.

Aprimore Constantemente Sua Capacidade de Comunicação

É muito importante ter uma comunicação fluída com sua equipe. Isso irá melhorar a produtividade e diminuir sensivelmente a ocorrência de erros. É muito importante entender o cenário que se forma e antecipar as ações. Para isso é essencial saber transmitir com clareza o que se deseja de cada um, seja em uma apresentação em grupo ou individual. Por outro lado, a comunicação saudável irá garantir o bom relacionamento, confiança e mútuo respeito dentro da organização.

Se Ainda Não Sabe, Aprenda a Negociar

Os melhores profissionais são excelentes negociadores. Quanto mais sobe os degraus da empresa (ou se é o líder do próprio negócio), mais lapidada deve ser esta característica. Boa capacidade de negociação vai ajudá-lo a construir relacionamentos duradouros e negócios eficientes lucrativos.

Aprenda a Delegar

Saber delegar o trabalho é a chave para o sucesso profissional.

Identifique com eficiência as competências de cada colaborador e explore-as ao máximo. Não insista em manter uma pessoa em um cargo onde ela não leva o mínimo jeito ou simplesmente não se sinta motivada a dar 200% de si mesma. Se estiver na posição de liderado e insatisfeito com as suas atuais responsabilidades, seja franco com seu líder. Exponhas suas razões e peça para ser transferido para outro departamento tão logo seja possível. E ao chegar lá, honre a sua palavra e faça muito além das melhores expectativas.
A delegação eficaz é um multiplicador das suas horas de trabalho. E isso irá permitir que se concentre em outras atividades mais importantes, tais como o planejamento dos passos futuros e mais tempo para passar com a família.

Defina Seus Objetivos, Equilibre-se e Mantenha-se Focado

Estou o tempo todo a lidar com pessoas que não sabem nada sobre si mesmas, seus objetivos pessoais, espirituais, familiares, saúde ou afetivos. Faça uma análise da vida dos profissionais de sucesso pelos quais têm respeito. Você irá concluir que eles têm suas vidas equilibradas e são pessoas normais, felizes. Isso porque eles têm equilíbrio nas suas escolhas e atitudes. Agem com bom senso em todas as situações e permanecem fiéis às suas próprias decisões. Os seus pensamentos e atos são condizentes e tudo isso se reflete positivamente no foco.

A oscilação é um dos fatores mais importantes no que respeita a responsabilidade pela falta de sucesso pessoal. Em determinada hora algo é importante. Pouco tempo depois, deixa de ser. Toma-se uma decisão impelido pela emoção, pouco tempo depois, conclui-se que foi desastrosa. Tudo isso tem um destino certo: um lugar pouco agradável chamado “fracasso”.

Se deseja ser um realizador é preciso tomar uma posição séria relativamente ao seu foco. Por isso é obrigatório entender a importância de se ter uma visão clara sobre sua missão pessoal e profissional, esforçando-se por harmonizá-las todos os dias. Certamente tal atitude abrirá um caminho para uma carreira bem sucedida e com remuneração altamente satisfatória.

Você vai gostar ainda:

Sucesso e até o próximo!

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *