Ganhe Dinheiro Como Desenvolvedor de Jogos em Flash

Não há dúvida que nos últimos anos os jogos online realmente decolaram. Vários fatores contribuíram para isso, tais como o aumento da velocidade da net e popularização do acesso, a qualidade das placas gráficas e ainda o mais importante, o grau de socialização e interatividade que os jogos proporcionam.

Um dos principais responsáveis por esse inegável sucesso são os jogos desenvolvidos sob a plataforma Macromedia Flash, da Adobe. Essa ferramenta facilitou sobremaneira a criação de jogos, tornando relativamente simples a árdua tarefa da codificação de games. Assim, designers de todo o mundo puderam realizar o sonho de poder iniciar suas próprias produtoras e concorrer em pé de igualdade com outras já estabelecidas no mercado.

Hoje, graças a excelentes exemplos e diversos casos de sucesso, os jogos flash estão mais populares entre os jogadores do que nunca, e há uma crescente demanda por desenvolvedores criativos, talentosos e inovadores. Se este é o seu caso, existem muitas maneiras de gerar uma excelente renda extra e, quem sabe, realizar o sonho de iniciar um home business. Afinal de contas, estamos diante de um mercado bilionário, e pode estar aqui a sua oportunidade de abocanhar uma fatia desse bolo.

Vejamos, portanto, algumas formas de ganhar dinheiro com esta oportunidade.

1. Desenvolvimento de jogos sob medida para os clientes

Esta tem sido a forma básica de ganho da maioria dos desenvolvedores. Você precisa ter um histórico comprovado, o que significa construir um portfólio de jogos de qualidade, tanto gráfica, técnica e que conquiste o interesse dos jogadores. Os seus projetos devem ter o fator “rejogabilidade” altamente desenvolvido, o que significa que as pessoas vão querer continuar a joga-los por muito tempo. Isso garante o sucesso da sua empreitada.

Tão logo construa uma boa reputação como designer, os clientes vão pagar cada vez mais pelos seus projetos. E eles surgirão de todos os lados, seja através da criação de portais de jogos, telefones celulares, estúdios de cinema, etc. Um fator muito interessante nesta área é que projetos realmente bons chamam a atenção de grandes clientes e investidores, inclusive, internacionais.

2. Desenvolvimento de portais de jogos online próprios

Hoje em dia, hospedar e manter sites na internet é realmente muito barato. Existem excelentes serviços gratuitos e planos profissionais a partir da bagatela de US$2,99/mês, o que nos estimula a iniciar negócios online. Tendo em vista que o risco é praticamente inexistente, você poderá criar os seus jogos e mantê-los exclusivos em portais próprios. Se o seu projeto é realmente bom, há uma grande chance de se tornar o próximo milionário da internet. Depois de criar o seu jogo, faça divulgação entre os amigos, e peça para que ajudem a divulgar nas redes sociais. O sucesso virá naturalmente.

Os detalhes ficarão para um artigo futuro, mas, basicamente, neste modelo de negócio poderá ganhar dinheiro de três formas:

a – oferecer seus jogos gratuitamente e cobrar por publicidade exposta no site. Todos querem estar visíveis em portais que geram grande volume de tráfego.

b – oferecer seus jogos gratuitamente e cobrar pela participação em torneios online. Se conseguir desenvolver um jogo com alto grau de competitividade entre os jogadores, esta será uma excelente forma de ganhar dinheiro com ele. O prêmio pode ser parte do valor arrecadado com as inscrições dos competidores.

c – oferecer seus jogos gratuitamente e vender por itens que permitam o desenvolvimento do jogo mais rapidamente.

Você pode optar pelo uso de quaisquer das formas em separado, ou usá-las todas ao mesmo tempo, o que garantirá um bom volume de dinheiro todos os meses.

3. Patrocínio

Um acordo de patrocínio normalmente envolve a exibição das logomarcas dos patrocinadores em seu game, dando-lhes o direito de usufruir da sua popularidade para expor seus produtos ou serviços. Esse acordo pode ser ou não exclusivo, tudo depende do sucesso do seu game e de quanto o patrocinador está disposto a investir. O valor que você vai ganhar a partir deste modelo pode variar drasticamente, e o segredo reside no número de pessoas que o seu jogo conseguir atrair.

4. Publicidade

Existem várias empresas que oferecem publicidade para jogos, sendo este o modelo mais comum para monetizá-los. A maior empresa que oferece este serviço é sem dúvida a Mochimedia, com o seu sistema MochiAds. Você recebe uma comissão por anúncios exibidos e também tem acesso à sua rede de editores, o que garante uma grande exposição para os seus jogos. Esta pode ser uma das melhores maneiras para novos desenvolvedores, até que seu trabalho seja reconhecido pelo mercado.

5. Banners ou AdSense

Jogos em Flash são um grande atrativo para tráfego online. É por isso que geram grande demanda. Você pode aproveitar o tráfego do seu site para exibir banners Adsense, do Google, que ainda é uma das formas obrigatórias para se monetizar qualquer site na internet. Nesse modelo você ganha pelos cliques dos jogadores nos anúncios.

6. Concursos de criação de jogos

Um certo número de grandes portais frequentemente criam competições de design de jogos inéditos, alguns, com premiação em dinheiro. Apesar de não ser a melhor maneira é mais uma opção a considerar, pois já vi prêmios de US$10.000,00 para o primeiro lugar. Mas a principal vantagem desses concursos é a projeção que conseguirá como designer profissional.

7. Liberação comercial

Finalmente chegamos ao que é provavelmente a mais antiga forma de fazer dinheiro a partir de vídeo games – vendê-los aos jogadores! Se o jogo é bom e popular o suficiente, pode pensar em criar duas versões, uma gratuita, um pouco limitada, e a versão completa, comercial. Pode começar com uma versão completa gratuita, e com o sucesso, pensar em uma nova versão, agora, paga.

Como você pode ver, há uma série de maneiras de ganhar dinheiro com o desenvolvimento de jogos em Flash. Algumas podem ser usadas para jogos muito simples, enquanto outras só vão funcionar com versões mais elaboradas.

Portanto, se você está começando a aprender flash para desenvolver seus próprios projetos ou se já está adiantado nesta área, talvez possa valer a pena se dedicar com seriedade a este nicho, porque certamente está diante de um futuro promissor.

Por fim, gostaríamos de sugerir a leitura do artigo Fature Com Jogos Sociais, como complemento a este texto.

E também:

Sucesso e até a próxima!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *