Faturar Com a Sua Câmera De Vídeo

Sabia que é possível faturar um bom dinheiro com a aquela velha câmera de vídeo esquecida no guarda-roupas?

Você não precisa de um armário cheio de equipamentos caros de última geração. Também não é preciso nenhum diploma. Você só precisa de criatividade e dominar um ou dois bons programas de edição. Mas, no começo, o Windows Live Movie Maker, que é facílimo de mexer e já vem instalado com o seu Windows vai resolver muito bem a situação. E claro, além disso, contatos! Como em qualquer outro negócio, quanto melhor relacionado e maior o seu networking, maiores as chances de sucesso.

Felizmente, as pessoas estão cada vez mais interessadas em guardar seus momentos especiais em vídeo, o que favorece bastante o mercado para videomakers, mesmo os amadores. Desde aniversários infantis, casamentos, formaturas, torneios esportivos, gincanas, viagens, documentários, enfim, qualquer evento pode ser registrado para a posteridade. E com o fenômeno das redes sociais, os seus próprios clientes farão a publicidade necessária para que você decole neste ramo.

Vejamos algumas áreas em que pode se dedicar para ter sucesso imediato:

Casamentos e Festas. Ainda é a forma mais comum de iniciar a sua nova atividade em tempos livres. Principalmente porque esses eventos ocorrem fora do horário comercial, o que permitirá continuar no seu emprego e aumentar consideravelmente a sua renda.

A melhor maneira para começar a fazer vídeos de casamentos e outras festas (aniversários infantis e adultos, debutantes, formaturas) é oferecer o seu trabalho para membros da família e amigos. Comece de graça para aprender. A experiência agrega valor ao seu serviço e você irá adquiri-la na prática. Quanto mais trabalhos, melhores serão os resultados. E você notará a diferença muito rapidamente entre os diversos que fizer. Além disso, terá alguns videos para mostrar aos clientes que em breve estarão pagando pelos seus serviços. E tão logo comece a ganhar dinheiro, preocupe-se em investir em pelo menos mais duas câmeras HD, tripés, microfones e iluminação. Este é o tipo de negócio em que é muito fácil se profissionalizar, por isso, aproveite a oportunidade.

Publicidade. Existem várias produtoras de pequeno porte ganhando bastante dinheiro com vídeos promocionais e publicitários, pois prestam serviço para produtoras maiores em regime terceirizado. Se na sua cidade ou região houver um canal local, a chance de ter sucesso nesta área aumentará bastante, principalmente se o minuto publicitário for acessível a empresários de porte médio. Neste nicho você precisará de bastante experiência e equipamento profissional, além de pessoas competentes integrando a sua equipe. Por isso, não é recomendável a iniciantes, mas você pode ter a publicidade como alvo a ser atingido em determinado tempo.

Esportes. Você pode se especializar em vídeos esportivos. Torneios de futebol, tênis, vôlei, artes marciais, etc. Como os eventos são públicos você pode chegar, montar seu equipamento e filmar todos os participantes sem compromisso. Certifique-se em ter alguém para conseguir os dados dos competidores (nome, endereço e telefone de contato). Tão logo esteja com o material editado, marque uma reunião com alguns dos participantes para apresentar o trabalho. Certamente conseguirá vender várias cópias não só para os atletas como também para os amantes do esporte guardarem a recordação.

Conteúdo Para Internet. Essa é uma dica quentíssima! Poucas são as produtoras totalmente focadas no mercado web. Ferramentas como o Youtube e Vimeo estão sendo utilizadas como verdadeiros canais de entretenimento e fonte de renda, e tem levado muita gente ao estrelato. Muitas pessoas com talento têm interesse em gravar vídeos para apresentar seu trabalho, porém, não encontram quem consiga balancear qualidade e preço realmente acessível. De comediantes a pequenos documentários, entrevistas, vídeos institucionais, filmes experimentais, o mercado é muito abrangente e promete recompensar quem se aventurar nesse nicho.

Por fim, saiba que trabalhar com vídeo produção lhe trará períodos alternados entre muito serviço e uma assustadora e completa tranquilidade. Portanto, se decidir se profissionalizar, acostume-se e planeje-se para isso.

Acima de tudo, trabalhar com vídeos irá estimular muito a sua criatividade. Isso pode ser bastante divertido e recompensador. E a diversão, ao contrário do que muitos dizem, é a verdadeira alma de qualquer negócio.

Acesse também:

Sucesso e sorte!

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *