dinheiro com artesanato

Faça Dinheiro Com Artesanato

Na minha carreira profissional, conheci muitas pessoas com enorme potencial criativo, que tinham grande facilidade para construir objetos muito bonitos e úteis. Entre eles, objetos de arte, brinquedos, utensílios domésticos, enfeites, instrumentos musicais, roupas e adereços diversos. O grande problema é que não eram empreendedores, jamais pensaram em se aproveitar desse dom natural para tirar vantagem financeira. Isso acontecia ou porque preferiam guardar apenas para si as suas habilidades ou porque se subestimavam, pensando que ninguém pudesse se interessar pelo que faziam. Mas, na verdade, você pode fazer muito dinheiro com artesanato.

Uma coisa muito importante que deve ter em mente antes de começar: saber separar o seu talento para a criação de artesanato das habilidades necessárias para estabelecer um negócio.

Nada muito complicado, fique tranquilo(a). Mas, se pensa com a devida seriedade em gerar lucros nesta área, considere algumas questões com cuidado:

Seus objetivos para ganhar dinheiro com artesanato

Quais são seus objetivos ao iniciar este negócio? Você quer apenas uma saída para complementar à renda familiar, ou pretende fazer com que se torne sua atividade principal?

Se for o primeiro caso, basta aumentar um pouco a sua produção e oferecer aos amigos, colegas de trabalho e escola (faculdade, etc). Mas, se deseja ganhar dinheiro a ponto de construir um negócio, pense primeiro em fazer alguns cursos empresariais para qualificar-se corretamente.

Se esta é sua primeira vez na frente de um negócio, você tem que dedicar algum tempo para aprender as noções básicas de gestão. Os aspectos que você precisa estar familiarizado incluem contabilidade, marketing, estoque, compras, entre outros. Quanto mais cursos fizer, maiores serão as chances de sucesso. A menos que seja completamente necessário evite contratar pessoas na fase inicial do seu empreendimento.

Avalie também a possibilidade de oferecer seus produtos inicialmente em sites de classificados e leilões online, para se fazer conhecido frente ao seu público em potencial. São excelentes ferramentas para fazer com que seu trabalho em artesanato fique conhecido.

Esses sites lhe permitem anúncios completamente gratuitos e farão com que seus produtos alcancem clientes em todo o país.

Considere seriamente a criação de um site próprio para divulgar seu trabalho. Você pode construi-lo pessoalmente ou contratar serviços de profissionais para isso, o que lhe garantirá um excelente cartão de visitas diante dos seus clientes.

O seu site deverá ter um shopping virtual, com descrição, fotos, preços dos produtos e formas diversificadas de pagamento.

Você pode contratar parcerias com PagSeguro ou Paypal (aceitam várias modalidades para pagamento), afim de ter recebimentos online. Esses sistemas podem ser configurados para que o comprador, após efetuar o pagamento, informe os dados para entrega do produto. Bastará então enviar, pelos correios ou transportadora o que foi adquirido pelo cliente. Tudo ocorre de forma fácil, transparente e segura para o comprador.

É muito importante diferençar uma situação de outra, pois o nível de seriedade e profissionalismo entre ser amador ou profissional é bastante diverso. Em qualquer dos casos, certifique-se de ter com clareza seus propósitos em mente antes mesmo de pensar em iniciar o seu negócio.

A demanda por seus produtos

Esta é uma consideração muito importante porque, é claro, você quer ter certeza de que as pessoas vão se interessar em comprar o seu artesanato. Uma maneira de saber se haverá mercado para o seu trabalho é apresentá-lo inicialmente no seu círculo de amizades.

Vizinhos, parentes, conhecidos, colegas de trabalho e amigos serão os primeiros a ajudar a identificar a aceitação dos seus produtos. É muito importante saber receber críticas e opiniões nesta fase.

Os sites de classificados e leilões acima mencionados também serão um ótimo termômetro. Estas são as melhores formas de analisar a demanda pelos seus produtos.

Aproveite e faça também pesquisas online para descobrir potenciais concorrentes, qualidade e preços praticados. Assim, saberá melhor o que te espera neste ramo.

Necessidades do seu negócio

Você precisa ter plena compreensão de todos os custos e despesas exigidos pelo negócio (capital de giro). Separe um montante suficiente para cobrir todos estes investimentos por pelo menos 6 meses, antes de pensar em obter lucro.

Os regulamentos locais

Tal como acontece com outros tipos de negócio, você deve estar bem informado sobre as regulamentações, particularmente quando se trata de licenciamento e autorizações, em sua cidade ou estado. É muito importante também saber exatamente quais e quanto terá de pagar em impostos.

Uma conta bancária de negócios separada

Para sua conveniência, afim de facilitar as informações para o imposto de renda entre outras situações com o fisco, você deve ter contas bancárias distintas para o seu negócio e pessoal.

Localização do seu negócio

Tenha em mente o tamanho do seu negócio, bem como a sua segurança e, principalmente, localização. Se conseguir bancar o aluguel, coloque seus produtos em shopping centers e ruas de grande fluxo de pessoas.

Faça vitrines chamativas, bem decoradas e sem poluição visual, e tenha muito cuidado com os cartões de visita.

Considere também expor seus produtos em feiras na sua cidade e vizinhança. Quanto mais pessoas conhecerem seu trabalho, maiores as chances de vendas. Além disso, será fator decisivo na expansão do seu negócio.

E o mais importante: jamais perca o prazer inicial que o motivou a empreender por este caminho!

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para ter mais ideias de negócios que você pode desenvolver em casa, clique na imagem.

AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *