Faça da Sua Paixão o Seu Ganha Pão

Um ponto em comum entre a maioria das pessoas que desejam ter renda extra para complementar seu orçamento é a reclamação de que infelizmente não gostam do seu trabalho. Acredito que passar 6, 8 ou mais horas executando tarefas desestimulantes deve mesmo ser muito enfadonho, e com frequência, traz a nítida impressão de que o tempo não passa, o que faz com que a tortura seja muito maior. Essas pessoas desejam renda extra a tal ponto que se torne superior a renda principal, afim de deixarem o emprego e se dedicarem exclusivamente ao que realmente gostam. É o que chamamos fazer da paixão o ganha pão. Não é este o seu sonho também?

O que vemos com nítida clareza nas pessoas de sucesso é que elas têm verdadeira paixão pelo que fazem. A tal ponto que consideram o trabalho um lazer. Se divertem de tal maneira nas suas atividades diárias que perdem completamente a noção do tempo, e só percebem que é hora de parar porque chega um momento em que é impossível resistir ao sono.

Todas as pessoas, sem exceção, têm suas paixões. Eu tenho as minhas e estou certo que você, leitor, tem as suas também. Por isso, vou lhe pedir que pare a leitura por alguns minutos e pense em algo que simplesmente ama fazer. Pense agora que alguém lhe faz uma proposta de $10.000,00 por mês para fazer exatamente isso que lhe dá tanta alegria. Qual seria a sua decisão? Pois, posso lhe afirmar com total segurança que, independentemente do que seja, é perfeitamente possível ter esse rendimento, talvez até mais, ao trabalhar exatamente nisso que te deixa nas nuvens!

Você tem coragem para se arriscar, ou prefere viver na zona de conforto?

As histórias de homens e mulheres que chegaram ao topo são recheadas de altos e baixos. Muito mais “baixos” do que “altos”. O que quero dizer é que eles bateram a cabeça, muitos deles quebraram (foram a bancarrota) mais de uma vez, mas jamais deixaram de acreditar em seus sonhos. Você não encontrará um milionário sequer que tenha medo de se arriscar. E quando digo “risco” não é coisa pequena. Nesse ponto, você pode pensar “mas é fácil arriscar quando se tem rede de proteção”. Concordo que muitas dessas pessoas hoje tenham um suporte por detrás das suas operações, mas ele foi construído ao longo do tempo, e seu início, a menos que se trate de uma pessoa que veio de berço de ouro, se deu a partir do zero.

Curioso o fato de que a maioria das pessoas preferem o seu trabalho chato, repetitivo e “seguro”, a se “aventurarem” nas suas paixões. Não são capazes de assumir riscos, trocar o certo pelo duvidoso, por isso, vão tentando aos poucos, de forma não profissional e é justamente nesse ponto que se encontra o motivo da falha. Infelizmente, o amadorismo não traz grandes recompensas.

Não quero estimular a ideia de irresponsabilidade, afinal de contas, cada um tem que ser capaz de discernir e assumir o seu nível de sensibilidade ao risco. Afinal de contas, deixar a segurança de um emprego que te paga um “x” certo todos os meses não é uma decisão fácil de se tomar, principalmente nos dias de hoje. Mesmo que isso signifique uma vida inteira trabalhando em algo apenas pelo dinheiro, sem qualquer nível de prazer.

Riscos Maiores = Ganhos Sensacionais!

A verdade é que quem se arrisca por sua paixão nunca perde. Isso vale tanto na área sentimental quanto profissional. Diz o ditado que “se alguém alguém trabalha naquilo que ama, jamais trabalhará na vida”. E é uma verdade incontestável, porque a partir do momento que se trabalha no que realmente gosta, não importa se estamos ou não ganhando dinheiro, a felicidade proporcionada compensa todos os contras que a atividade possa oferecer.

Mas o que poucas pessoas sabem é que acontece uma espécie de mágica quando realizamos algo com prazer. Naturalmente tudo sai com perfeição, qualidade, porque se faz com amor. Esse é o grande segredo do sucesso: o amor com o qual nos dedicamos às nossas tarefas.

Pessoas como Warren Buffet, Madonna, Donald Trump, Bill Gates e Steve Jobs (em memória), entre tantos outros nomes, são eternamente apaixonados pelas suas profissões, tudo que tocam vira ouro. Sorte? Eu diria que não. A conclusão que tiramos é que quando se faz algo por prazer, por amor, se eleva o resultado a tal nível de excelência, que não se pode esperar outra coisa a não ser o sucesso da empreitada, ainda que leve tempo a ser descoberto ou reconhecido.

Comece já!

Analise, por exemplo, o seu hobby. Necessita de algum tipo de investimento financeiro para que possa ser realizado? Com que frequência? Exige algum tipo de trabalho artesanal para que possa ser concluído? Exige a aplicação de alguma técnica especial que pode ser oferecida de forma profissional para facilitar a vida de outros adeptos ou dar mais qualidade ao resultado final? Pode ser construído ou montado em partes que são vendidas separadamente? Se a sua resposta foi sim para qualquer dessas perguntas pode estar aí a sua oportunidade de se dar bem profissionalmente e realizar o sonho de 100 a cada 100 pessoas questionadas. Talvez possa se tornar fornecedor de itens no seu bairro, cidade ou até mesmo no seu estado. E se considerar a possibilidade de fazer um site realmente profissional, debaixo de técnicas SEO rigorosas, ele pode aparecer em excelente posição nas pesquisas do Google e fazer com que suas vendas se tornem cada vez maiores em curto espaço de tempo.

Depende exclusivamente de você dar o primeiro passo! E não fique pensando demais, afinal de contas, a vida passa em um breve instante e não se leva nada desse mundo a não ser as experiências e aprendizados que se têm.

Portanto, se você deseja ser realmente feliz e ter ganhos satisfatórios, dê uma oportunidade para a sua paixão mostrar do que é capaz.

Sugerimos ainda:

Agora é com você! Queremos saber a sua opinião: será que tem coragem de deixar o conforto da estabilidade a favor do seu sonho?

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *