Estratégias Para Uma Negociação de Sucesso

Negociação – Estratégias Para Ter Sucesso

A partir do momento que estamos no mercado, não temos escolha se vamos ou não negociar. Participar de um processo de negociação vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. A única escolha que temos é quão bem vamos negociar, e em razão disso, quanto sucesso teremos ao final.

Todos nós passamos por algum tipo de negociação todos os dias, mesmo que não nos apercebamos disso. Quando promovemos nossos produtos, serviços, pensamentos, discutimos o que será servido no almoço ou a agenda do final de semana com nosso cônjuge, estamos sempre a negociar. Supervisores usam suas habilidades de negociação para motivar os colaboradores; orçamentos e prazos são estabelecidos dessa forma; parceiros comerciais negociam para promoções e aumentos em suas margens. Estamos sempre a negociar algo, por isso é importante ter pelo menos uma boa noção sobre o tema.

Aqui estão seis importantes estratégias introdutórias que podem ser utilizadas para melhorar as suas técnicas de negociação, importantes para os empreendimentos e na vida de modo geral.

1. O processo de negociação é contínuo, não um evento individual.

Bons resultados nas negociações são frutos de bons relacionamentos, e relações devem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Por isso, bons negociadores estão constantemente à procura de oportunidades para melhorar laços e fortalecer a sua posição. Em alguns casos, o resultado da negociação é determinado antes mesmo dos indivíduos se encontrarem para a discussão.

2. Seja positivo.

Muitos negociadores subestimam-se porque eles não percebem com a devida precisão o poder que têm dentro de si mesmos.

Na maioria das situações de negociação, você tem mais poder do que pensa. Você tem que acreditar que a outra parte precisa do que tem a oferecer, da mesma forma que precisa dela para que ambos tenham sucesso. Além disso, certifique-se que a sua positividade seja visível durante a negociação. Lembre-se que todo seu corpo fala e não apenas a sua voz. Por isso, cuide também da importação, vestimenta e linguagem não-verbal, enquanto interage com a outra parte.

3. Prepare-se com a devida antecedência.

Informação é crucial para a negociação. Pesquisar a história, os problemas do passado ou quaisquer pontos sensíveis da outra parte pode ser o divisor de águas entre uma negociação bem ou mal sucedida. Quanto mais conhecimento você tem sobre a situação contrária, melhor a sua posição enquanto negociador.

A parte mais importante da preparação é a prática! O estudo da negociação é como o golfe, xadrez ou jiu-jitsu. Você tem que praticar até executar todos os movimentos sem qualquer erro.

4. Pense sobre os melhore e piores cenários antes de começar a negociação.

Não fique chateado se as coisas nem sempre saem exatamente do seu jeito. Observe os episódios como uma boa oportunidade para reavaliar todas as posições e então retornar à mesa. Na maioria dos casos, desde que você saiba as expectativas mais altas e baixas para cada momento ou tópico negociado, você sempre terá controle sobre a situação se conseguir estabelecer pequenas vantagens entre os extremos.

5. Seja articulado e construa valor.

Esta é a chave, é o que realmente separa os bons negociadores dos mestres.

Quando você tem uma forte crença no que você está negociando, certamente vai brilhar. Torne-se um mestre em apresentar seus pensamentos e ideias de forma que as outras pessoas reconheçam o valor.

Uma dica sobre como fazer isso bem: seja direto ao apresentar uma situação. Seja claro sobre as suas expectativas. Discuta formas de como atingir os seus interesses. Não basta falar sobre o que precisa acontecer. Discuta as consequências, soluções e o quanto será benéfico para a parte contrária.

6. Ofereça algo e saiba o que pedir.

Nunca ofereça nada de graça em uma negociação. Quando a parte contrária lhe pedir alguma coisa, certifique-se de obter algo em troca. Para cada concessão que fizer, a parte contrária tem que lhe oferecer algo igual ou melhor. Se não agir assim a outra parte vai pedir cada vez mais, e isso vai reduzir a sua capacidade de negociação e valor. Manter o equilíbrio vai estabelecer a mensagem de que ambas as partes são iguais e todos têm de ganhar.

Ao seguir esses passos simples, perceberá que as suas habilidades enquanto negociador vão melhorar sensivelmente. Certamente você terá resultados muito positivos nas suas próximas rodadas de negociação.

Até o próximo encontro. Sucesso!!

–x–

E então, gostou deste artigo? Espero que sim! 🙂

Se você se interessa por educação financeira e quer ficar livre de todas as suas dívidas de uma vez por todas, faça o download gratuito do meu e-book:

Educação Financeira – Fique Livre das Dívidas!

Basta clicar na imagem abaixo…

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

6 thoughts to “Negociação – Estratégias Para Ter Sucesso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *