Esteja Atento a Novas Ideias de Negócios

Talvez você não saiba, mas a Disneylândia nasceu em uma viagem de férias em família. Walt Disney visitava o Tivoli Gardens, um dos mais antigos parques de diversões da Europa, quando percebeu que poderia criar uma versão maior e melhor na Califórnia. O método utilizado por Disney não tinha nada de incomum: grandes empreendedores encontram novas ideias de negócios, simplesmente ao prestar atenção às oportunidades na vida cotidiana.

“O mundo ao seu redor é cheio de ideias que podem ser úteis”, diz Andy Boynton, co-autor de O Caçador de Ideias (The Idea Hunter – Jossey-Bass, 2011).

Ao aprender a pensar e agir de forma a trazer novas oportunidades para a luz, você pode encontrar um fluxo constante de ideias de negócios na vida cotidiana (leia o artigo Pense Diferente). Para ajudá-lo nessa tarefa, apresentamos três dicas para encontrar inspiração no mundo ao seu redor.

1. Crie uma lista de oportunidades na sua agenda e consulte-a diariamente.

Isso vale para empreendedores e colaboradores. “Em um determinado momento, há um trabalho que tem de ser feito”, diz Boynton, ou seja, o mundo está cheio de problemas que precisam ser resolvidos. Essa sua lista deve conter trabalhos que precisam ser executados, mas que outros simplesmente abandonaram ou fazem de forma relaxada. Lembre-se: naquilo que outras pessoas ignoram realizar pode estar a chance de ser reconhecido de forma eficaz e definitiva. Cada problema a ser resolvido é uma grande oportunidade potencial (leia também as Minhas 16 Dicas Para o Sucesso).

“Comece com a sua própria experiência”, diz Boynton. Pergunte a si mesmo, o que me incomoda? O que poderia fazer para tornar meu trabalho mais fácil, divertido e/ou conveniente? Suas próprias frustrações irão guiá-lo para problemas reais que podem levar a uma ideia de negócio novo ou aumentar a produtividade no seu trabalho.

2. Procure ideias em todos os lugares.

A inspiração pode vir de todas as partes, a qualquer hora do dia. Nesse particular, sugerimos a leitura do texto A Estratégia do Oceano Azul – Descubra o Seu Caminho Para o Sucesso.

Novas ideias exigem um olhar criativo, que prosperam na novidade e diversidade. Assim como aconteceu com Disney, você pode encontrar uma grande ideia na sua próxima viagem de férias ou inspiração inesperada em uma exposição de arte experimental. “Se você abrir seus olhos, verá a resposta”, diz Boynton –  “Mas o mundo tem que ser suficientemente amplo e diversificada para alimentar as ideias que você precisa”. Isso significa que a sua busca deve ser intencional. Você deve ter a visão das pessoas incomuns: quando empreendedores falam com as pessoas, não estão a jogar conversa fora, em nenhuma de suas frases. Pessoas de sucesso estão à procura de novas ideias de negócios o tempo todo, e observam para aprender o que outros fazem, a fim de extrair diamantes de atividades brutas. Ao mudar a sua mentalidade para pensar assim, conseguirá enxergar um manancial de riquezas para onde olhar, por mais improvável que pareça aos outros. Essa é marca registrada de grandes empresários!

3. Observe como os outros resolvem problemas de negócios.

Em qualquer situação, você está cercado de problemas que alguém tentou resolver e não conseguiu. Em cada um desses problemas você encontrará oportunidades para aprender e desenvolver as suas próprias aptidões. Comece a perceber como lojas de conveniência organizam suas prateleiras, como as embalagens chamam a sua atenção, ou como a Amazon incentiva os usuários às compras (a propósito, veja as nossas indicações de livros que vão ajudá-lo a identificar oportunidades e ideias de negócios). Você pode encontrar uma maneira melhor para resolver os mesmos problemas ou encontrar a inspiração para soluções alternativas e mais baratas. É isso o que o mercado procura!!

A conclusão que chegamos ao final do livro “The Idea Hunter” é que sempre seguiremos por uma de duas direções:

  1. podemos continuar simplesmente a reutilizar ideias criadas por outras pessoas (e deixa-las cada vez mais ricas), ou
  2. criamos, inovamos, reinventamos as soluções, o que consequentemente mudará a nossa história de vida.

“… abra os seus olhos para o que está lá fora”  – Andy Boynton.

E você, como descobre novas oportunidades e ideias de negócios?

Leia:

–x–

Se você acompanha e gosta dos nossos artigos, considere compartilha-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *