Curso de Vendas – Parte 2

Como prometi, vamos continuar o curso de vendas.

Em síntese, o grande segredo para conquistar o cliente para o SEU produto é:

  1. Ser apaixonado por ele;
  2. Conhecê-lo profundamente;
  3. Apresentar todos os seus benefícios e vantagens em relação aos demais;
  4. Incentivar o cliente a experimentá-lo;
  5. Tirar as dúvidas;
  6. Fechar a venda.

Simples assim. Porém, existem algumas técnicas complementares que vão ajudá-lo ainda mais no processo de vendas.

Você sabe que o ser humano possui 5 sentidos básicos:

  • Tato, visão, paladar, olfato e audição.

O que você não sabe é que certas pessoas tendem mais para alguns sentidos, enquanto outras, tendem para outros. E isso influencia as vendas/compras também. Em outras palavras, algumas pessoas se sentem mais propensas a comprar quando podem tocar o produto. Outras, quando podem ouví-lo, degustá-lo, vê-lo ou ouví-lo. Entende?

Tomemos meu próprio exemplo. Sou uma pessoa que tenho necessidade de tocar. Quando toco, as coisas ficam muito claras para mim, minhas curiosidades são quase que todas sanadas ao tocar algo. Se quero comprar um produto, mas não posso tocá-lo, não compro. Lembra-se do caso que contei no email anterior, quando fui comprar a motocicleta? Eu tive de me assentar nela, andar, dar uma boa volta ANTES de efetuar a compra.

De posse desse segredo, explore argumentos sensoriais, que levem o cliente a “experimentar” o seu produto em exata conformidade com o seu “sentido de compra”.

Você descobre o “sentido de compra” de uma pessoa ao conversar com ela. Lembre-se que você precisa ouvir as pessoas para descobrir as suas necessidades. Nessa conversa, onde o cliente lhe “cofessa” seus desejos, você vai ouvir coisas como: “sempre que sinto o CHEIRO…” (opa! essa pessoa é olfativa); outro dirá algo como “você pode ligar para eu VER (ou OUVIR) a qualidade do…” (esse é visual ou auditivo). Percebe?

E você pode pensar: mas quando essas “dicas” não ficarem muito claras na conversa. Simples, explore todos os 5 sentidos.  Vamos usar o exemplo da minha moto de novo.

No processo de venda, o vendedor disse:  “Sinta o cheirinho da moto nova (olfato). Veja o design moderno e agressivo (visão). Sente-se e dê a partida (tato). Acelere mais para ouvir o ronco do motor mais alto (audição). Experimente a moto, veja que DELÍCIA que é, dê uma volta no pátio (paladar).”. Percebe?

Se aprender a dominar seus argumentos de vendas segundo este segredo, você ficará surpreso com os resultados. Vários clientes já me disseram experimentar até 65% de aumento nas vendas, após seus colaboradores passarem por um treinamento comigo.

No próximo artigo deste curso de vendas, vou ensiná-lo a ultrapassar as objeções e principais objeções levantadas pelos clientes. Você vai adorar!

Enquanto isso, separei um artigo muito rico em conhecimento. Acesse aqui!

Clique no link para ler a Primeira Parte do Curso de Vendas.

Lembre-se: gostou do artigo, comente e compartilhe!!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *