Curso de Vendas – Parte 1

Quero tratar com você sobre um assunto que causa arrepios em muita gente: vendas. Mas, leia esta série de artigos que compõem um verdadeiro Curso de Vendas até o fim, porque contém segredos incríveis que vão ajudá-lo a superar todas as suas barreiras com as vendas.

Um número muito grande de pessoas detesta vendas. As desculpas são: não têm jeito para isso, algumas são tímidas, outras simplesmente não gostam mesmo.

O fato é que o tempo todo vendemos algo, seja nossa imagem, ideias, produtos ou serviços. É impossível a qualquer pessoa se desvincular das vendas, de uma forma ou de outra.

Por outro lado, se você é empreendedor e não gosta de vendas, isso pode ser um problema para os seus negócios. Mesmo que não seja empreendedor, aprender técnicas de vendas é muito importante, porque são muito úteis em diversas áreas da vida, principalmente no que se refere a desenvolver o poder da argumentação.

Existem muitos cursos de vendas no mercado, inclusive cursos técnicos, cursos profissionalizantes e treinamentos de vendas online, que podem ser feitos na modalidade de cursos a distância, inclusive, cursos oferecidos pelo Senai. Ou seja, não há desculpas para não se aprofundar no assunto.

Você precisa descobrir porque não gosta de vendas e superar a si mesmo. Essa é uma característica de empreendedores de sucesso: superar a si mesmos todos os dias.

Tanto no mundo tradicional quanto no online, vendas são imperativas para se ganhar dinheiro para muita gente. Você precisa ser agradável e conquistar seus clientes. Você precisa se tornar amigo deles, descobrir seus anseios e oferecer as soluções. Como dissemos, quando se oferece uma solução para um problema, a venda acontece de forma natural, sem qualquer esforço. Veja abaixo como realizar mais vendas com o nosso exclusivo Curso de Vendas:

5 Segredos Para Fazer Uma Venda de Forma Natural

Vou relacionar apenas 5 passos simples que vão fazer você ver as vendas com outros olhos. Vamos lá:

1 – Trabalhe naquilo que gosta.

É claro que oferecer produtos e serviços pelos quais é apaixonado é muitíssimo mais prazeroso do que tentar vender algo com o que não se identifica. Por isso é que insistimos que você deve procurar trabalhar no exato nicho que te dá prazer. E se esse nicho apresenta graves problemas, solucioná-los é um dever para o empreendedor. Ao apresentar a solução para outros apaixonados não lhe causará dor alguma, porque vocês vão falar a mesma língua.

2 – Você deve entender profundamente do seu nicho, produto ou serviço.

Quando você realmente entende do seu ramo, você fala com autoridade. Você literalmente “encanta” o ouvinte com suas explicações e respostas a todos os questionamentos formulados. Lembre-se que as pessoas não querem dados técnicos, e sim, desejam simplesmente desfrutar os benefícios. Foque todos os seus argumentos em uma fala apaixonada, no conforto e satisfação pessoal do cliente e todas as vendas acontecerão com fluidez total!

3 – Sempre que possível, permita ao cliente usufruir do produto.

Certa vez entrei numa concessionária para comprar uma motocicleta. Eu estava em dúvida entre dois modelos. Eu queria comprar o produto, mas não tinha certeza de qual. O vendedor veio, muito solícito, me atendeu muito bem. Porém, ele não me permitiu fazer um teste em cada uma delas para ter certeza de qual levaria para casa. Tentei argumentar com ele, mas disse que eram “normas da casa”. Agradeci pelo atendimento e me dirigi a outra loja.

Já na outra loja, o vendedor, apesar de muito educado, era muito menos experiente que o primeiro sobre técnicas de vendas. No entanto, ele disse as palavras mágicas: “Já que o senhor tem dúvidas sobre qual moto levar, vamos para o pátio para o senhor dar uma volta em cada uma delas. Assim, vai poder decidir melhor.”.

Quantas vezes isso já aconteceu com você?

Uma das melhores formas de provocar uma venda natural é incentivar o cliente a tocar o produto, sentir seus benefícios na prática, usufruí-lo ao máximo, a ponto de deixar aquele gostinho de “quero mais”. E tenha certeza que ele não conseguirá resistir!

4 – Nunca, em hipótese alguma, tente enganar o cliente.

Seja sincero sempre. Abra o jogo, fale diretamente olhando em seus nos olhos, transpareça sua preocupação em deixá-lo completamente ciente de todas as facetas do negócio. Isso envolve as reais características do produto, investimento, formas de pagamento, suporte, etc. Afinal de contas, você deve construir uma carteira de clientes para a vida toda, não apenas para uma única venda.

5 – Feche a venda.

Muitas pessoas pecam neste quesito. Depois de apresentar o produto em detalhes, com entusiasmo, tirar as dúvidas, demonstrá-lo na prática e encantar o cliente de todas as maneiras possíveis, muitos não sabem como efetivamente fechar a venda, que é o mais importante.

O segredo é fazer com que o cliente confirme a decisão naquele momento, mas sem pressioná-lo. Seja positivo e faça as colocações corretas:

“Já que não há mais nenhuma dúvida, acho que está na hora de levar o produto para casa. O pagamento será a vista ou a crédito?”.

É claro que você deverá adaptar esta fala conforme o caso concreto, mas em síntese é isso. O cliente já tomou a decisão, basta ajudá-lo no próximo estágio, que é o pagamento. Para evitar a pressão do momento, simplesmente não tenha pressa para realizar o fechamento. Deixe o cliente à vontade e o momento acontecerá com naturalidade, ou seja, tudo fluirá para isso. Continue a conversa de forma amistosa e você se sentirá totalmente à vontade para fechar o negócio.

Nunca pergunte “vamos fechar?”.

Na maioria das vezes você ouvirá um “não” como resposta, seguido de uma desculpa qualquer. Se tiver de perguntar algo, que saiba que a resposta será obrigatoriamente positiva, favorável ao fechamento.

Ao seguir essas dicas, tenho certeza que você verá o processo de vendas de outra forma. E terá muito mais resultados positivos  a partir de agora.

Este artigo vai complementar tudo que falamos. A leitura é obrigatória (e lembre-se de comentar)!

Não perca tempo. Vá logo colocar tudo isso em prática no seu negócio.

No próximo artigo vou ensinar outros segredos para conquistar o cliente para que ele compre o SEU produto.

Fique atento e até a próxima!

Lembre-se: gostou do artigo, compartilhe!!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *