Construa Websites e Blogs Para Venda

Há um tempo atrás escrevemos o artigo Faça Dinheiro Comprando e Vendendo Sites. O seu foco é ganhar dinheiro sem saber nada sobre html, css, php, etc. Tem muita gente com espírito empreendedor desenvolvendo negócios na internet sem dominar a área técnica. No entanto, se aliado ao jeito para negócios souber construir websites e blogs para venda, seu lucro pode ser muito maior.

Muitas pessoas olham para websites como uma espécie de investimento. Isso significa que se você atender a essa demanda, pode também ganhar dinheiro de maneira relativamente fácil. Portanto, vamos mostrar-lhe exatamente como começar com o pé direito para maximizar suas chances de sucesso ao planear tudo antes de começar a vendê-los. Nós também vamos mostrar-lhe como decidir entre vender os sites que você faz e mantê-los como investimentos.

Planejamento Básico e Conceito do Site

Para começar, você tem que decidir em um conceito para o site e um plano básico para conseguir e monetizar tráfego. Uma maneira popular e eficaz de fazer isso é escolher um domínio .com, .org ou .net., para criar um ar de profissionalismo e inspirar confiança aos motores de busca.

Para aquisição do domínio e hospedagem do site/blog, sugerimos os excelentes serviços da Proudly Host. Você poderá ter seu site hospedado totalmente de graça para o resto da vida no plano free, que inclui: 250MB de espaço para arquivos, 5GB de tráfego mensal, 1 domínio por registro, PHP, Perl, Mysql, FTP, ativação instantânea. Isso é mais que suficiente para a grande maioria dos casos, tendo em vista que o tráfego de texto e imagens, mesmo que intenso, não ultrapassará a cota de 5 gigas, pois o volume de dados é muito pequeno. Além disso, você pode se cadastrar no programa de afiliados Proudly Host e receber excelentes comissões por aquisição dos serviços por parte dos seus indicados (eles pagam 50% de cada serviço pago contratado, uma das maiores comissões que já vi na net). Hospedagem profissional por apenas US$2,99/mês!! E ao contratar por longos períodos, você ainda terá descontos proporcionais nos valores cobrados.

Depois de adquirido o domínio, a ideia é planejar um site baseado no conteúdo que pretende desenvolver em torno do nicho ou indústria relativo ao nome ao qual pertence o domínio. Isso funcionará melhor se você encontrar uma palavra chave para o nome do seu site, que faria com que as pessoas o procurassem naturalmente. Essa importante estratégia tornará mais fácil a monetização do tráfego web que começa a partir das pesquisas nos diferentes motores de busca.

Configurando um Site Básico Com WordPress

A maioria dos planos de hospedagem web incluem opções de configuração automática para WordPress (inclusive a indicada Proudly Host), um excelente CMS (Content Management System – gerenciador de conteúdos), então você não precisa de nenhum conhecimento técnico para esta etapa. No entanto, você vai querer investir na compra de um tema personalizado para o seu site, uma vez que vai ajudar (e muito!) a vendê-lo por um valor muito mais alto no futuro. Você também não vai querer potenciais problemas ao comercializar um site que possua direitos de terceiros.

Uma vez que o sistema de gerenciamento de conteúdo está configurado, você está pronto para começar a adicionar informações e torná-lo “encontrável” pelo Google, o que certamente facilitará a sua venda.

Conteúdo e Estrutura do Site

Enquanto o WordPress é frequentemente utilizado para criação de sites que usam uma abordagem de blog para exibir o conteúdo, aproveite das suas facilidades para inserir artigos (originais) e valorizá-lo junto aos robôs de busca (os sistemas amam sites que são atualizados com frequência, fazendo com que suba no ranking de pesquisas de temas análogos). Tenha em mente que páginas estáticas desvalorizam o seu site/blog. Enquanto não vendê-lo, deverá atualizá-lo o máximo possível, o que consequentemente aumentará o fluxo de pessoas a visitá-lo. Cada página deve incluir um único artigo, com links que levam a outros artigos e áreas diferentes. Para isso, utilize palavras-chave importantes como textos âncora. A ideia com esta estrutura é desenvolver uma fonte de autoridade sobre o assunto que as pessoas vão encontrar, fazendo com que os leitores percebam o valor das informações.

Meça o Valor Monetário do Site

Neste ponto, você deve estar com o site indexado e classificado nos motores de busca segundo as principais palavras que o definem. Uma das melhores coisas sobre este método para trabalhar em casa é que, a depender do sucesso que fizer, pode decidir em manter o blog para si mesmo em vez de vendê-lo. Antes de tomar essa decisão, você tem que ver quanto dinheiro o site pode trazer com uma pequena quantidade de esforço. Uma maneira fácil de fazer isso é lançar uma plataforma de publicidade contextual, como o Google AdSense ou Clicksor (para quem desejar público americano), e veja quanto dinheiro você faz sobre os seus primeiros 1000 visitantes. Compare isto com a rapidez que você receber esses 1000 visitantes, e você terá uma boa ideia de quanto o site será capaz de gerar, em média, durante o próximo ano.

O Processo de Venda

Se realmente se decidir a vender o site, então precisa definir um preço justo por ele. Com base nas estimativas acima, você deve apontar para algo em torno de 12 a 24 vezes o valor de renda mensal que faz atualmente. Considere também o potencial do nome do domínio ao longo do tempo, pois, pode ser que no momento não esteja a faturar. Mas como o nome pode ser bastante sugestivo, se bem trabalhado, certamente valerá muito mais que a receita atual. De toda forma, vender por menos do que 12 vezes o valor da renda atual realmente não faz sentido, a menos que você realmente esteja precisando gerar fluxo de caixa rápido (leia Faça Dinheiro Rápido). Ofereça o seu blog em fóruns, sites de leilões e classificados online e conseguirá obter um bom dinheiro em troca do seu trabalho. Mesmo que todos os seus sites não vendam tão rapidamente quanto deseja, você pode usar uma parte dos seus lucros para investir em pacotes de link building (links e espaços publicitários que apontam para o seu site), e outros serviços SEO que vão ajudar você a turbiná-los para serem negociados posteriormente, quem sabe, por um valor venda ainda mais interessante.

É isso. Estamos abertos às suas considerações.

Para terminar, gostaria de sugerir também.

Sucesso e até a próxima!

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

2 comentários em “Construa Websites e Blogs Para Venda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *