Como Um Blog Pode Colocar Mais Dinheiro No Seu Bolso

Há 20 anos, os blogs não existiam. Hoje, existem mais de 150 milhões deles. Os nossos blogs estão nesse meio. Muito mais do que um mero passatempo, os blogs se profissionalizaram e com isso surgiu uma nova forma de negócio, uma maneira de ganhar mais dinheiro, projeção profissional e satisfação pessoal. Algumas pessoas não sabem, mas ter um blog é imperativo como meio de marketing pessoal e garantir sua presença online. Mas, infelizmente (ou felizmente, talvez), a maioria das pessoas não percebe como um blog pode ser tão útil e poderoso. Muitas pessoas me perguntam qual a vantagem de se disponibilizar informações de qualidade gratuitamente, se não vamos ganhar nada com isso. Não seria uma forma de perda de tempo, e indiretamente, de dinheiro?

Para responder a essa questão, compilei uma lista dos 18 maiores benefícios de se ter um blog. Se você está entre os não iniciados, prepare-se para ser esclarecido. Se já começou um blog, mas ainda está um pouco perdido sobre as reais vantagens, ficará muito mais animado ao fim deste capítulo. Uma coisa é certa, nunca mais pensará que um blog é um simples diário inútil. Vamos lá!

1 – Conseguir Um Emprego Melhor

Com o avanço das redes sociais, nove em cada dez empresas verificam o perfil online dos candidatos antes de fazer uma nova contratação. Os empregadores querem contratar pessoas que têm forte influência positiva em seu meio. Se o candidato possui um blog de sucesso, muito melhor!

2 – Iniciar Um Novo Negócio

Todos os atuais blogueiros de sucesso começaram seus blogs como um simples hobby. No entanto, perceberam que tinham algo com grande potencial de fazer mais dinheiro do que poderiam no trabalho tradicional.

3 – Obter Mais Clientes Para o Seu Negócio

Sites estáticos não atraem muitos novos clientes para o seu negócio, porque eles são de certa forma penalizados pelos motores de buscas.

Os robôs do Google, por exemplo, são ávidos por novas informações. Blogs são vistos de uma maneira “especial” por esses robôs, porque são atualizados com mais frequência, por isso, ocupam melhores posições nas pesquisas dos usuários. Isso produz um fluxo constante de visitas diárias que naturalmente projetam sobremaneira o seu negócio.

Um blog que publica artigos que ajudam os clientes potenciais a resolver problemas produz confiança e respeito nos leitores, e faz com que o blogueiro seja reconhecido como um especialista na área. Se as pessoas querem mais ajuda do que um blog pode oferecer, então existe uma grande probabilidade de ser contratado para uma solução específica. No meu caso, grande parte da receita é conseguida por consultoria tradicional ou sessões de coaching com meus clientes, seja pessoal, por email, telefone ou Skype.

4 – Ser Um Redator Melhor

A única forma de tornar sua redação melhor é através do treino diário, página após página. Isso é exatamente o que um blogueiro ativo faz de melhor. Quanto mais você escreve, mais aprimora suas técnicas e melhor fluem as ideias.

5 – Ser Um Autor “Publicável”

O negócio editorial não é mais como costumava ser, e os editores estão menos propensos do que nunca a dar uma chance a um autor desconhecido. Portanto, é menos difícil ter um contrato se já existe um público formado interessado no que você tem a dizer. Por isso, além de treinar a sua escrita, ter um blog pode ser o caminho mais rápido para se tornar um escritor com obras publicadas.

  • Para aprender como escrever e publicar os seus livros na Amazon gratuitamente, clique aqui!

6 – Conseguir Um Feedback Imediato

Um autor tem que esperar meses entre publicar sua obra e receber os primeiros comentários/críticas. Os blogueiros geralmente recebem comentários no mesmo dia da publicação, e sabem exatamente o que seus leitores pensam sobre o que foi publicado. Por essa razão, os blogs são ótimos como meio de testar uma ideia que se pretende desenvolver. Isso é excelente, pois gera uma perspectiva da realidade e permite proceder os ajustes necessários antes ou durante a execução do projeto.

7 – Saber Mais Sobre Um Grupo de Pessoas

Blogueiros passam a maior parte do seu tempo compartilhando suas ideias e insights com seus leitores. Mas da mesma forma que ensinamos, temos muito a aprender também. A troca de informações e experiências nos diz muito sobre as pessoas com quem lidamos.

Nos últimos tempos tenho aprendido muito com meus leitores e clientes a partir de suas observações, postagens no Facebook, emails pessoais e mensagens nos diversos fóruns que participo. Esse feedback me ajuda a saber sobre o que escrever e o que a minha audiência espera do meu trabalho.

Este capítulo um exemplo clássico. Leia de novo a introdução e verá que falo sobre uma dúvida recorrente dos meus clientes. E se observar o acervo de publicações no Mais Dinheiro No Seu Bolso, encontrará a mesma essência em todas as postagens. Isso ajuda e direciona meu trabalho, de forma a criar produtos e soluções que vão de encontro às necessidades dos clientes.

Conhecer o seu público é de valor inestimável (é por isso que as empresas gastam muito tempo e dinheiro testando seus produtos em grupos específicos).

Como blogueiro, a realização deste tipo de trabalho fará parte da sua rotina diária.

8 – Influenciar Seus Próprios Ganhos

Se deseja mudar o mundo, pode se tornar um ativista, um político, voluntário, etc. Porém, se deseja criar múltiplas fontes de renda e ganhar mais dinheiro, pode se tornar um blogueiro profissional.

Um blogueiro bem sucedido goza de um excelente padrão de vida, além de respeito e confiança das pessoas que gostam do seu trabalho. Assim, surgem diversos convites para palestras, workshops e entrevistas, que farão seus rendimentos subir consideravelmente a cada mês.

9 – Estabelecer-se Como Autoridade No Seu Mercado

Qualquer um pode começar um blog sobre qualquer assunto que goste. É claro que como todo começo, você precisará de tempo para escrever artigos interessantes, compartilhá-los nas redes sociais e tornar-se conhecido.

Ao compartilhar mais de sua experiência com as pessoas, seu blog deixará de ser “apenas mais um” e passará a ser uma poderosa ferramenta de demonstração do seu conhecimento sobre a sua área de atuação.

Quando alguém visitar o seu site e ler seus insights sobre determinado assunto, se forem realmente relevantes ficará claro que você é um especialista na área. Em médio prazo, isso naturalmente fará com que seus rendimentos cresçam quase que de forma exponencial. Atrás disso virão prêmios, contatos e novas oportunidades de negócios.

10 – Construir Uma Rede de Relacionamentos

Começar um blog é uma maneira garantida de expandir sua rede de relacionamentos. Manter um blog é também uma excelente forma de conhecer outros empreendedores.

Antes de pensar em receber ou ganhar mais dinheiro, você já deve ter aprendido que precisa oferecer algo valioso por meio das mensagens do seu blog. Para cativar o interesse do seu leitor, aprenda a escrever artigos de sucesso. Esses artigos vão atrair a atenção e interesse das pessoas. E então vão lhe pedir ajuda.

Você precisa entender que o dinheiro não é feito em negócios, mas essencialmente em relacionamentos estabelecidos com pessoas. Pessoas geram dinheiro. Ao ajudar pessoas a resolverem seus problemas, o dinheiro virá naturalmente como forma de recompensa e retribuição.

Mas, lembre-se, você precisa doar-se primeiro.

11 – Desenvolver Habilidades Sob Demanda

Plataformas fáceis e intuitivas como WordPress, Joomla e Blogger tornaram possível a grande parte da população colocar um blog no ar sem qualquer conhecimento sobre programação.

Basta uma rápida pesquisa na internet para se descobrir quilos de tutoriais bastante práticos sobre a instalação e uso dessas plataformas. Para muitos de nós blogueiros, ter um blog significa desenvolver competências que jamais seriam descobertas de outra forma. Além disso, a maioria das pessoas se vira bem com os planos de hospedagens gratuitas. E quando o(s) blog(s) começar(m) a crescer, você terá recursos suficientes para contratar pessoas para gerir planos de hospedagens mais “chatos” de serem configurados.

Ao se manter um blog, com o tempo os seus donos aprendem um pouco de HTML e CSS simplesmente porque é mais fácil (e barato!) fazer pequenas melhorias e adaptações segundo as próprias necessidades.

Em si mesmas, essas habilidades já são uma grande vantagem, já que permitem o desenvolvimento de atividades extras e, consequentemente, criar rendimentos alternativos, porque são muito valorizadas atualmente.

O mesmo pode ser dito sobre habilidades paralelas como design gráfico, otimização para motores de busca (SEO), marketing pessoal, conteúdo e marketing de mídia social. Enfim, o blogueiro aprende na prática sobre várias profissões diferentes, o que incrementa suas qualificações e aumenta seu leque de trabalho em relação a outros profissionais.

12 – Melhorar Suas Habilidades SEO (Search Engine Optimization)

Em última análise, os motores de busca querem entregar resultados que são úteis para os seus usuários.

Sempre que você escreve artigos valiosos em torno de um tema, o Google toma conhecimento. Cada post de qualidade publicado no blog é mais uma oportunidade para obter visitantes para o seu blog. E quando as pessoas visitam seu blog, conhecem seu trabalho, e isso faz aumentar o número de novos clientes potenciais para o seu negócio. Percebe que isso se torna um círculo virtuoso naturalmente?

13 – Coletar Emails

O foco atual está sobre as mídias sociais como maneira barata e eficiente de marketing. Mas, o email ainda é a forma mais confiável e rentável de se comunicar online.

As pessoas geralmente verificam seu email regularmente e estão acostumadas a receber atualizações importantes. Mas é tanta informação disponibilizada todos os dias que conseguir a caixa postal de alguém não é tarefa fácil. No entanto, a partir do momento que se consegue isso, estabelece-se uma conexão direta com ela. Então, você obterá sua atenção sempre que tiver algo realmente útil a oferecer, que vá trazer benefícios ou informações importantes.

Ter emails é uma das formas mais eficientes de se explorar a fim de criar fontes de rendas alternativas e fazer mais dinheiro todos os meses.

14 – Estar Sempre Atualizado

Se você é o tipo de pessoa que precisa de algum incentivo para manter-se atualizado sobre as últimas novidades do seu mercado, começar um blog é uma grande ideia.

Sua missão diária é pesquisar o que há de mais novo e criar conteúdo para levar essa informação de maneira agradável para os seus leitores. É basicamente o mesmo trabalho de um professor para com seus alunos. Você tem que estar preparado para tirar todas as dúvidas que possam surgir.

15 – Vender Um (Ou Mais) Produto(s)

Um blog pode se tornar numa grande vitrine virtual.

Existem muitos blogueiros que fazem sucesso vendendo de tudo, de ebooks a consultorias completas, entre tantas outras coisas.

Se você tem uma boa ideia, pode transformá-la em um produto útil e vender dezenas, centenas e até milhares de cópias através do seu blog. Isso sim vai fazer você ganhar muito mais dinheiro, como jamais pensou ser possível!

16 – Ajudar Pessoas

Cada blog tem um público alvo definido. O Mais Dinheiro No Seu Bolso, por exemplo, oferece gratuitamente informações sobre empreendedorismo, educação financeira, motivação, marketing, desenvolvimento pessoal, coaching, oportunidades de negócios tradicionais e digitais.

Já em nosso outro blog, Pastor Cláudio Corgozinho, ensinamos sobre a fé cristã por meio de mensagens que levam nossos leitores a refletir sobre a poderosa Palavra de Deus.

Existem, porém, outros blogs que ajudam pessoas a perder peso, cuidar dos filhos, ensinam sobre plantas medicinais, halterofilismo, automóveis, artes marciais, etc. Há tantos blogs quanto permite a diversidade do conhecimento humano. A questão é: como, através dos seus conhecimentos e experiências, pode ajudar outras pessoas a se tornarem melhores?

Quando descobrir a resposta a este questionamento, estará muito próximo de ter seu primeiro produto para ser comercializado online.

17 – Construa Confiança Para Ganhar Mais Dinheiro

A confiança é um dos bens mais raros e valiosos que alguém pode possuir. Porém, diferente de qualquer outra coisa, ninguém pode comprar ou vender confiança. Ela tem que ser conquistada, por meio de seriedade no trabalho e compromisso com seus leitores. E isso leva tempo.

O trabalho de um blogueiro é justamente conquistar a confiança dos leitores, por meio de artigos valiosos e opiniões honestas em seus blogs. Quanto mais confiança conquistar, mais fácil será alcançar seus objetivos online.

18 – Assumir a Identidade Online

Para ter sucesso como blogueiro é essencial que você assuma quem realmente é. Você pode adotar um nome e foto fictícios, mas isso não ajuda na construção da confiança abordada no item anterior.

Se trabalha como pessoa física ou empresa, provavelmente há muitas informações sobre você online. Quando alguém procurá-lo, vai querer ter certeza de obter a sua verdadeira imagem, além de outras informações sobre sua pessoa. Se as informações não baterem, todo seu esforço estará perdido.

É claro que existem muitas outras vantagens além das que formulamos neste artigo. Um blog é muito mais do que uma forma de visibilidade ou presença online, e pode se tornar numa tremenda alavanca profissional, segundo o que escolheu para sua vida.

Por isso, o meu conselho é: coloque o seu blog no ar o mais rápido possível. Dará muito trabalho mantê-lo atualizado, mas ao longo do tempo o esforço certamente será recompensado.

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para ter mais ideias de negócios que você pode desenvolver a partir de casa, clique na imagem.AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *