motivado home business

Como Se Manter Motivado No Seu Home Business

Um dos maiores desafios que vejo nas pessoas que estão no seu negócio em casa (home business, online ou offline)  é que muitas vezes não têm a motivação necessária para realizar as coisas que precisam ser feitas.

Talvez já tenha se sentido assim. Você realmente deseja que seu empreendimento cresça e suba ao próximo nível para que tenha mais liberdade na vida, mas quando se senta para trabalhar é como se um peso fosse imediatamente colocado sobre seus ombros. É provável que o que lhe deixa mais frustrado é saber exatamente os passos que precisa seguir para ter sucesso, mas quando se dispõe a fazer, nada acontece.

O problema é que a grande maioria das pessoas tem até vontade, mas peca pela ausência de perseverança.

Outras vezes, deixam-se sabotar por si mesmas pela falta de organização, de não saber por onde começar. Chegam ao final do dia e, de repente, bate aquela depressão, sentimento de “tempo perdido”. E você sabe que a culpa foi exclusivamente sua. Como coach, tive oportunidade de ouvir vários desabafos neste sentido: “me sinto mal, porque sei que a responsabilidade por não ter alcançado meus objetivos é minha”.

Se alguma vez já se sentiu da mesma forma é hora de colocar um ponto final nesta situação derrotista. Observe diariamente essas dicas e veja o resultado.

1 – A primeira coisa é saber que, na verdade, esse tipo de atitude é muito mais normal do que acreditamos.

Muitas pessoas agem dessa mesma forma, protelam as responsabilidades para depois, porque, afinal de contas, “tem muito tempo para isso”.

Essa é a desculpa chave para mais de 90% dos casos. Portanto, pare de ter pena de si mesmo ou se achar um extraterrestre e “bola para frente”. Ainda há tempo de dar a volta na situação.

Saiba também que a partir do momento em que encontra aquilo que “rouba” seu foco do trabalho está à frente de uma enorme multidão (que acha muito mais fácil colocar a culpa nas desculpas, ou seja, vivem a desviar a culpa de si mesmas). Quando decide interromper o seu ciclo vicioso está a exatamente a um passo de grandes realizações.

2 – Não caia na tentação de se sentir “sozinho” ou “ilhado”.

Seus amigos não entendem o seu negócio. Sua esposa ou marido não entende a sua visão. E em razão disso, você acaba por não ter ninguém para conversar quando algo não corre como esperado, diferente do que acontece nos negócios tradicionais.

Lembre-se que prêmios especiais dependem de muito mais esforço e obstinação. E quando você se dispõe a seguir um caminho próprio é natural ter que resolver problemas pelos quais ninguém mais enfrenta. Mas a sua coragem por seguir em frente o fará ganhador de grandes recompensas!

3 – Coloque uma barreira entre você e seus medos.

Em outras palavras, não deixe seus medos se tornarem uma barreira.

Impeça que sentimentos de insegurança e pessimismo vagueiem sua mente. Se for preciso, desfaça-se das amizades negativas, que o colocam para baixo ou zombam de você e dos seus sonhos. Existem muitos destruidores de sonhos, e muitas vezes, eles estão dentro da nossa própria casa. Esteja focado nos seus objetivos e busque-os pelo tempo que for necessário, ainda que os riscos envolvidos deixem todos os demais de pernas bambas.

4 – Saiba priorizar as urgências.

Veja se encaixa neste perfil: você se senta para trabalhar e de repente olha para a agenda e vê algo “urgente” que não pode ser ignorado. Muitas das vezes o caso nem é tão urgente assim, mas pelo mau hábito criado, você mais uma vez simplesmente abandona o trabalho.

Para corrigir esse problema é simples. Reserve sempre a última meia hora de trabalho para rever os compromissos do dia seguinte. Divida a página da agenda em duas partes. Coloque no lado esquerdo o título “Urgências” ou prioridades, enfim, o que para você melhor definir o que não pode deixar de ser feito. Anote todas as urgências, sem se preocupar com a ordem. Depois de tudo anotado, vamos para o lado direito.

Este é o momento de organizar o caos. Chame esta coluna, por exemplo, de “Ordem de Prioridades”. Escreva “1” na primeira linha e então analise todas as prioridades do lado esquerdo. A que for mais importante ocupará a primeira posição. Repita o processo até terminar a organização de todas as tarefas importantes, inadiáveis.

É importante ter bom senso ao fazer a lista acima. Você deve saber dosar o que é inadiável daquilo que é prioritário, e muitas das vezes, as duas coisas se confundem.

Se for o caso, refaça a ordem até encontrar a sequência que não vai te deixar com aquela ar de “eu deveria ter feito aquilo primeiro”.

5 – Saiba Que Para tudo existe uma solução.

Eu realmente creio nisso. Na verdade, qualquer pessoa bem sucedida também acredita que há sempre uma solução para os problemas. Por isso, jamais superestime um obstáculo.

A maioria das pessoas bem sucedidas, quando honestas, provavelmente dirão que ainda lutam com as mesmas questões do início das suas carreiras. Porém, estão em constante processo de aprendizagem e melhoria, fazem hoje melhor do que fizeram ontem, e este é um dos motivos de serem bem sucedidas.

Mas, você pode se perguntar, “como posso aplicar esses conhecimentos com eficácia em minha vida?”.

O grande problema é que as pessoas sempre procuram “um segredo” a ser descoberto. Uma espécie de pedra filosofal que fará toda a diferença do dia para a noite. Livros que prometem revelar “segredos” vendem como água no deserto!

Sinto muito por ser direto e acabar com essa fantasia, mas a verdade é que tal coisa não existe.

A solução para todos os seus problemas já está dentro de você, e é tão simples quanto os passos acima descritos. E talvez resida neste ponto o problema: justamente por serem simples os passos são desacreditados (as pessoas estão sempre em busca de “fórmulas mágicas”, lembra-se?). Olham para eles e no fundo dizem para si mesmas: “É isso? Se fosse tão simples eu já seria milionário(a).”. E insistem em permanecer nos mesmos erros e atrás de “segredos”. É como um cão que corre atrás do próprio rabo por horas, pura perda de tempo.

Então, minha resposta é: o bom senso deve imperar no seu cotidiano.

É certo que pode ser um pouco diferente para cada pessoa. Mas o princípio básico, o lugar para começar, insisto, é dentro de você. Parece um chavão, mas é a pura verdade.

Toda transformação verdadeira, antes de se manifestar no exterior, muda a sua essência primeiro. E somente você pode mudar a própria essência. Você precisa ter uma chama ardente daquilo que deseja alcançar, de modo que quando as distrações e os problemas surgirem, a sua chama interior irá “queimar” tudo que não tem relevância e o colocará nos trilhos do foco novamente.

Muitas vezes me sinto cansado. Mas, sou o único capaz de fazer esse cansaço passar. Pode ser que você esteja cansado, mas tem de fazer esse cansaço passar. Muitas das vezes é justamente isso o que é preciso – apenas “fazer passar”, compreende?

Afinal de contas, tão logo alcance os resultados financeiros pretendidos, poderá se dar ao luxo de descansar o quanto quiser. E a maior motivação é: em qualquer praia do mundo! 😉

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *