Como Organizar Suas Estratégias de Trabalho

Aprender como organizar suas estratégias de trabalho é uma das tarefas mais importantes para garantir o sucesso do seu negócio, seja on ou offline. Para isso, você deve desenvolver uma programação de trabalho semanal e torna-la uma rotina. Esta postura não só irá ajudá-lo a manter suas obrigações organizadas, mas também irá ajudá-lo a ficar concentrado na tarefa até termina-la.

Estratégias de Trabalho: O Que Fazer

Seu primeiro passo será decidir quais as tarefas devem ser realizadas a cada dia, como por exemplo, analisar propostas e pesquisar oportunidades de negócios nas segundas e quartas, acompanhar o fluxo de caixa as terças e quintas, compras às sextas feiras, etc. Definir tarefas específicas vai direcionar seu trabalho e impedir qualquer dispersão de energia. Ao agir assim vai criar um plano de ação eficaz.

Como Fazer

Uma boa maneira de organizar suas estratégias de trabalho é manter uma agenda pessoal atualizada com todas as tarefas a serem realizadas. Após isso é necessário priorizar cada tarefa conforme a sua relevância.

Além de desenvolver uma agenda semanal, você deve também criar uma página separada para cada uma das suas estratégias. Por exemplo, se você faz publicidade do seu negócio na internet, deve especificar onde está anunciado, endereço web, custo, anúncio que está sendo executado e os resultados obtidos por cada anúncio. Tudo deve ser mensurado.

A chave para organizar suas estratégias de trabalho e torna-las bem sucedidas se chama consistência e testes. As suas estratégias devem passar por essas duas situações para que possam ter sucesso. Mantenha anotações por escrito de todos os passos seguidos e seus resultados individuais. Faça baterias de testes até obter os melhores resultados. Quando isso acontecer, você terá em mãos sua melhor estratégia de trabalho para determinada tarefa.

É um trabalho chato de fazer, mas extremamente importante para atingir resultados. Se resistir à tentação de ignorá-lo, se arrependerá por não ter começado antes.

Utilize o PDCA Para Criar o Seu Plano de Ação

Uma boa maneira para aprender a organizar as suas estratégias de trabalho é por meio do modelo PDCA.

O PDCA é uma ferramenta de gestão muito simples, porém, eficaz. Seu significado é:

P – Plan – Planejamento;

D – Do It – Execução;

C – Check – Checagem e correção de rumos;

A – Action – Colocar em ação as correções anteriormente identificadas.

Por outro lado, a melhor forma para estabelecer e organizar suas estratégias de trabalho é por meio da consistência em seguir o plano traçado.

Independentemente de quão tedioso o trabalho possa ser, você deve estar disposto a fazê-lo e refazê-lo quantas vezes forem necessárias, até encontrar a sua melhor forma de execução. Essa postura fará de você um expert no assunto e criará um método de trabalho que poderá ser repassado a futuros colaboradores. Não há maneira melhor de se ganhar experiência e se tornar um profissional reconhecido.

Cronograma – A Importância de Definir o Tempo Para Cada Tarefa

Você deve ainda criar o seu cronograma e organizar as estratégias dentro do tempo. Essa postura é fundamental para o controle de cada tarefa e não ficar com aquela sensação de improdutividade no fim do dia.

Toda tarefa deve ter um momento de início e também de fim. No seu planejamento, você deve estabelecer tempos para descanso e alimentação. É muito importante levar a sério esta dica. Você não faz ideia de quão bem 15 minutos de relaxamento podem fazer à sua produtividade. Da mesma forma, enquanto bem alimentado seu cérebro funciona muito melhor!

Benefícios

Saiba que a elaboração de um cronograma de trabalho detalhado é uma parte importante do seu sucesso. O cronograma como estratégia de trabalho não vai dizer exatamente o que está ou não funcionando, mas além de lhe ajudar na gestão do tempo, vai lhe trazer economia de dinheiro e muita objetividade na execução dos seus afazeres.

Por fim, tenha em mente que organizar suas estratégias de trabalho é um hábito a ser desenvolvido. Você terá uma resistência natural para estabelecer esta rotina em seu cotidiano, porque a maioria de nós é muito desorganizada de forma geral. Isso faz parte do ser humano. Mas, uma vez vencida essa resistência, vários benefícios para os seus negócios serão percebidos muito em breve. E com eles, virão os frutos!

Para aprender mais sobre estratégias de trabalho, clique aqui!

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.

AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *