Como Monetizar o Seu Blog

O presente artigo, Como Monetizar o Seu Blog, participa do desafio colaborativo proposto pelo colega Hugo Costa, do Sites e Blogs. A proposta é explicar para os leitores as maneiras e estratégias que usamos para efetivamente ganhar dinheiro com o blog.

Quero iniciar dizendo que não é fácil trabalhar exclusivamente na internet, em outras palavras, sobreviver de ganhos exclusivos da rede. No meu caso, exerço diversas atividades paralelas e que se completam: sou advogado, empresário, consultor de empresas e oportunidades de negócios, escritor, life & executive coach, palestrante motivacional e problogger.

Apesar de perfeitamente possível viver exclusivamente dos meus ganhos na internet, sou muito ativo para trabalhar apenas em casa. Nada contra quem trabalha apenas com seu(s) blog(s), apenas não é o meu caso, pois amo tudo que faço e principalmente trabalhar com pessoas. Por isso, não consigo ficar apenas atrás do computador.

Os céticos perguntam: é mesmo possível ganhar dinheiro online? O questionamento é realmente legítimo, haja vista tantas propostas enganosas espalhadas pela rede mundial de computadores. Ainda que existam pessoas que vendam ilusões, há centenas de oportunidades reais para monetizar o seu blog e ganhar muito dinheiro com ele.

Ganhar Dinheiro de Verdade X Ser o “Pato” da Vez

Para diferençar as duas situações (ser iludido/ganhar dinheiro de verdade), a primeira coisa a fazer é desistir de querer ganhar dinheiro rápido ou fácil.

Estou no mercado há mais de 30 anos e nunca descobri um “esquema” para ganhar dinheiro online rápido que não fosse pirâmide ou simplesmente a enganar pessoas de boa-fé. E qualquer um que tivesse descoberto esse “segredo” também não o revelaria pela bagatela de $19,90 (ou qualquer variação desse preço). O que faz pessoas perderem dinheiro de forma geral não é nada além de ganância, pura e simples.

Oportunidades, negócios ou sistemas lucrativos custam dinheiro. Existem investimentos caros, outros, nem tanto. Mas você nunca irá faturar $10.000 (no piloto automático!) com um investimento ridículo de $39,90 (a variação dos $19,90, acima). A expectativa de ganho é simplesmente incompatível com o investimento, entende?

Os “estelionatários online” fazem ofertas totalmente discrepantes, usam de palavras chaves ardilosamente pensadas para “mexer” com o seu emocional, e quando menos se espera, conseguiram levar seus $79,90 (outra variação dos $19,90!) sem muito esforço.

Se pensava diferente, desculpe jogar um balde de água fria, mas você precisava ser “acordado” antes de continuar a gastar seu dinheiro de forma desavisada.

Monetizar o Seu Blog Para Ganhar Dinheiro Honestamente

A primeira coisa a fazer é investir em conhecimento adequado. Tenho que bater nesta tecla insistentemente, pois é essencial se qualificar para trabalhar com empreendimentos digitais.

É interessante que para se trabalhar em qualquer atividade tradicional que seja minimamente bem remunerada, a pessoa terá que fazer um bom curso, se qualificar para a profissão desejada. A qualificação exige investimento.

No trabalho online é a mesma coisa! Não se tem acesso a informações valiosas de graça. As informações gratuitas são formas de cativar a sua atenção e instigar o seu interesse para algo maior. Mas, para ter acesso a esse “algo mais” você terá que fazer cursos específicos, investir em si mesmo!

Enquanto for resistente aos investimentos necessários, você perde tempo precioso da sua vida (o único recurso que não é possível repor) ao iludir a si mesmo. Lembre-se: tudo que tem valor custa caro! O segredo é conseguir vislumbrar os benefícios que cada investimento pode trazer.

Ao acompanhar nossos artigos no Mais Dinheiro No Seu Bolso você terá acesso a diversos cursos que sugerimos e que vão ajuda-lo muito na sua caminhada como empreendedor digital.

Dicas Básicas Para Monetizar o Seu Blog

Me perdoe se essa introdução foi longa, mas a minha ética não me permite falar sobre como monetizar o seu blog sem essa introdução. Se você é novo na área e tem desejo de se tornar um profissional de internet, seja qual for o nicho, certamente vai me agradecer no futuro.

No Mais Dinheiro No Seu Bolso você tem acesso a vários sistemas para a rentabilização do seu negócio, informações de qualidade e gratuita para você começar a ganhar dinheiro online. Antes de falar sobre eles, gostaria de dar algumas dicas que considero importantes na estratégia para monetizar o seu blog:

Como disse, são várias as estratégias e sistemas que funcionam em conjunto.

Além das que já funcionam, estou em constante pesquisa de alternativas, mesmo que os rendimentos pareçam pequenos quando vistos isoladamente. Todavia, entendo que o rendimento global em determinado período é que faz o negócio ser interessante.

No meu caso, considero sempre uma projeção média de 12 meses para concluir se vale a pena ou não apostar em determinado método. Em separado, os rendimentos nunca seriam atraentes. Penso que se você agir dessa forma terá resultados muito satisfatórios.

1 – A dica é não subestimar nenhuma oportunidade nem querer monetizar o seu blog com duas ou três técnicas apenas.

Esteja aberto aos vários métodos disponíveis e procure dominá-los. Além disso, não acredite cegamente quando lhe dizem que isto ou aquilo não funciona. A recíproca também é verdadeira. Pesquise, faça testes, e tire as suas próprias conclusões.

2 – Para melhor monetizar o seu blog, evite nichos muito competitivos, porque será trabalhoso se sobressair.

Existem muitas oportunidades pouco exploradas na língua portuguesa como materiais para mergulho, patins, skates, paraquedismo, etc. Invista tempo na pesquisa antes de criar o blog. Você verá que é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro com ele no futuro.

3 – Outra coisa importante é pensar e fazer a diferença!

Fuja do trivial e imponha o seu diferencial como vantagem competitiva, ainda que leve tempo para colher seus frutos. Tenha em mente que o seu único concorrente é você mesmo. Por isso, não tema ninguém nem pense que está na “lanterna” no mercado. Sempre haverá espaço para a competência, qualidade e determinação.

4 – Cuide do seu blog como um negócio.

Enquanto tiver atitudes amadoras terá rendimentos de um amador. Além de dinheiro, tem que investir muito do seu tempo. Não caia na tentação de acreditar que trabalhar na internet exigirá apenas 6 horas semanais do seu tempo. Quem diz que só trabalha isso já está mais do que estabelecido no negócio, e acaba vendendo a ideia de que é fácil e qualquer um pode fazer igual da noite para o dia.

5 – Procure um mentor ou um coach para ajudá-lo a monetizar o seu blog.

6 – Faça parcerias com outros blogueiros.

Opte sempre pela ética, simpatia e por fazer amizades. Contribua com colegas de profissão. Deixe comentários nos artigos que gostar, compartilhe-os nas redes sociais e seja cordial. Essa é uma receita fantástica se pretende ser respeitado como profissional. Essa dica faz com que seus ganhos indiretos aumentem radicalmente com o passar do tempo. Amadores são falastrões, donos da verdade, arrogantes e antipáticos. Tentam esconder a sua incompetência atrás das diversas polêmicas que criam, além de falar bastante e não informar coisa alguma.

7 – Invista em bons cursos sobre empreendedorismo e negócios de internet.

Existe muito material fraco sendo vendido a preço de ouro. Por isso, tome bastante cuidado antes de tomar qualquer decisão de compra.

Métodos de Monetização do Mais Dinheiro No Seu Bolso

Para os métodos citados não vou entrar em detalhes como quanto se ganha ou se deixa de ganhar, como criar e configurar contas, nem outros pormenores relativamente às parcerias sugeridas, porque foge ao objetivo do texto e o tornaria por demais extenso.

O que fiz foi uma lista rigorosa dos melhores métodos para ganhar dinheiro com seu blog. Só indico os que realmente geram dinheiro todos os meses.

Publicidade

Alguns métodos para gerar receita em seu blog são básicos. A publicidade é um deles. Existe uma infinidade de empresas que disponibilizam campanhas publicitárias para serem mostradas no seu site. A sugestão abaixo é formada pelos melhores e mais confiáveis parceiros para o seu negócio online.

  • Google Adsense (mais detalhes no próximo capítulo deste livro)
  • Zanox
  • ad
  • Venda Direta de Espaço Para Publicidade

Dessas, a melhor é a venda direta de publicidade. Para este último caso existem diversas ferramentas de gestão de publicidade para blogs WordPress que vão ajudá-lo a monetizar o seu blog. Sugerimos:

Programas de Afiliados

Os programas de afiliados são uma das melhores formas de monetizar o seu blog. Se você não tem produtos próprios para vender, pode oferecer produtos de terceiros e receber comissões por cada venda efetivada. É uma forma eficaz de gerar receita online, porque você não precisa de grande fluxo de pessoas a visitar seu site. Na verdade, você precisa de um público qualificado para ter mais chances de conversão. Leia-se por “qualificado” um público realmente “interessado” em adquirir os produtos que promove. E isso se consegue com:

  1. um trabalho específico de nicho
  2. produtos de alta qualidade e
  3. bons preços.

Quanto melhor harmonizar esses três quesitos, maiores e melhores as suas chances de faturar relativamente alto.

Você encontra, por exemplo, ótimos produtos digitais para promover no Hotmart.

O Hotmart é uma plataforma que agrega produtores de conteúdo digital e marqueteiros desses produtos. E você poderá trabalhar tanto como produtor quanto afiliado. Faça o seu cadastro, procure produtos do seu nicho, promova-os e comece a faturar.

Outros programas de afiliados que pagam por indicação:

Cursos 24 Horas – revenda de cursos online. Dezenas de cursos que os usuários podem fazer pelo sistema de Ensino à Distância. Qualificação profissional adaptável às necessidades e disponibilidade do aluno.

Awardspace – revenda de domínios e planos de hospedagens. Excelentes planos e atendimento impecável, mas você tem que ter conhecimentos mínimos de inglês.

Proudlyhost – outra revenda de domínios e planos de hospedagens. Planos para todos os bolsos e atendimento excepcional, porém, também em inglês, apesar da interface de uso ser totalmente em português.

Hostgator – revenda de domínios e planos de hospedagens. Totalmente em português.

Webnodeserviços de sites gratuitos, sites de negócios e lojas virtuais.

Freelancer – ofereça e/ou consiga profissionais para os seus projetos e de seus leitores em seu blog.

Dealextreme – uma das maiores e mais confiáveis empresas chinesas para compras online.

Consultoria e Criação de Websites e Artigos Patrocinados

Outra forma efetiva para monetizar o seu blog é oferecer serviços especializados que podem ser feitos presencialmente ou através da internet, com o uso de ferramentas como MSN, Skype, etc. Você pode oferecer sua expertise para criar soluções específicas dos usuários/clientes e esse trabalho geralmente é muito bem remunerado. É uma importante fonte de receita dos nossos negócios online.

Os artigos patrocinados são pagos por clientes/parceiros de negócios que desejam uma análise diferenciada dos seus produtos, ao mesmo tempo que propagam para o público do seu blog esses mesmos produtos ou serviços. É uma ótima forma de ganhar dinheiro com o seu blog, desde que você tome bastante cuidado com a qualidade e credibilidade do que oferece aos seus leitores. Muitos deles vão adquirir o produto porque confiam na sua indicação, e se não for tudo aquilo que aparentava ser, sua imagem correrá sério risco de ficar comprometida. Por isso, sugiro que não seja o dinheiro o seu principal critério na decisão de aceitar ou não um artigo patrocinado, porque em médio prazo indicações duvidosas pesarão contra o seu negócio.

Palestras

Você pode monetizar o seu blog de duas formas primárias: direta e indiretamente. Até o tópico anterior, vimos diversas formas diretas de geração de receita. Agora abordaremos formas indiretas.

Considero as palestras como formas indiretas do nosso trabalho online. Você pode levar para o mundo real todo o conhecimento adquirido sobre o seu nicho, oferecendo-o em forma de seminários, workshops e palestras pagas.

Se for bastante conhecido, tiver conteúdo e facilidade para falar em público, consegue facilmente promover eventos para 200 a 300 pessoas. Quando chegar a esse nível, seus negócios online serão apenas fração de todas as suas demais atividades.

Existem diversas outras formas de ganhos indiretos. Seja criativo e inove!

Não Tenho Um Blog, Mas Gostaria de Ganhar Dinheiro Online!

Muitas pessoas não tem a menor vontade de ter um blog, porém, gostariam de aproveitar outras oportunidades de negócios online. Realmente é muito esforço, muito trabalho, e a maior parte dos blogueiros atuais não consegue sobreviver com os rendimentos obtidos apenas dos seus blogs.

A boa notícia é que existe uma infinidade de outros negócios a serem explorados.

Para pessoas com perfil diferenciado, existem maneiras muito eficazes de ter renda extra pela internet. Abaixo, as que usamos intensamente a fim de maximizar nossos rendimentos.

Forex

Trabalhar com Forex é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro a partir de casa. Não obstante os altos riscos envolvidos nessas operações, se souber o que faz pode realmente ficar rico em pouquíssimo tempo.

Consulte este artigo para mais referências sobre esta oportunidade.

Compra e Venda em Sites de Classificados e Leilões Online

Você pode vender praticamente tudo que pensar usando os sites de classificados gratuitos e leilões online. Seu investimento em muitos casos é zero, e em outros, pagará pequenas comissões aos sites sobre o valor de venda dos produtos efetivamente vendidos.

Se a palavra “investir” lhe causa algum desconforto, os classificados e leilões online são as suas melhores alternativas para ganhar dinheiro extra pela internet.

Ganhe Dinheiro Com Criatividade ao Vender Boas Ideias

Se você é uma pessoa criativa, pode ganhar bastante dinheiro com o Idea Hunting.

A proposta é simples: os clientes do site apresentam os problemas (desafios) e os “criativos” têm que encontrar as soluções. A melhor solução, segundo os critérios de avaliação dos clientes, é remunerada com o prêmio proposto. O valor médio pago por ideia vencedora é de €2.500,00.

Outras Maneiras de Ganhar Dinheiro Online

Por fim, para você que realmente deseja ganhar dinheiro pela internet, selecionei os seguintes artigos de leitura obrigatória (no blog):

É um material razoável para pesquisa. Mas, o meu sincero desejo é que este capítulo seja realmente útil e que você encontre o(s) projeto(s) que lhe trará(ão) o sucesso pretendido!

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para ter mais ideias de negócios que você pode desenvolver a partir de casa, clique na imagem.AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

6 thoughts to “Como Monetizar o Seu Blog”

  1. Excelente artigo!! Muito instrutivo e coeso. Tudo o que foi escrito é palpável e de fácil aplicação. Já marquei como favorito e me tornei assinante do Rss. Não perco mais nenhuma atualização. Abraços!

      1. Cláudio, tudo bem?
        Fiquei interessado no site do Gomez Peer Zone. Gostaria, porém, de saber um pouco mais sobre a finalidade do software que deve ser baixado e instalado. Agradeceria muito se me orientasse sobre isso.
        Agradeço, antecipadamente!

        1. Olá, Nayguel! Mais uma vez, obrigado por sua participação!

          Você me deu uma ótima ideia para um novo artigo. Continue a acompanhar o nosso blog que vou escrever especificamente sobre a Gomez Peer Zone. Mas enquanto isso, basta clicar no link do artigo, fazer seu cadastro, download do programa e colcá-lo para rodar em sua máquina (você não sentirá nenhum peso no sistema). Sempre que for trabalhar e estiver conectado, deixe-o rodando em background. A ativação leva aproximadamente uma semana (tenha paciência nesta fase inicial), quando seus créditos começarão a ser computados. Mas aguarde por mais detalhes em nosso feed de notícias…

          Sucesso!

  2. Cláudio Corgozinho,

    Você me sugeriu ler esse artigo e também é muito bom.
    Obrigado por mais informações.
    Tenho certeza que vai me ajudar muito.

    Abraços e muito mais Sucesso!

    1. Olá Lindemberg! Eu é que agradeço por prestigiar nosso blog. É um prazer muito grande ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos de alcançar a independência financeira, e a internet facilita muito essa tarefa. E assim como nós alcançamos, com fé, dedicação e trabalho, qualquer um pode alcançar também. Continue a acompanhar nossas postagens, porque muita coisa interessante está para ser publicada nas próximas semanas. E se achou interessante este artigo, precisa ler também http://maisdinheironoseubolso.com/artigos/10-perguntas-que-vao-transformar-a-sua-carreira/

      Felicidade e Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *