Como Escrever Uma Boa Mensagem de Marketing

Como Escrever Uma Boa Mensagem de Marketing

Os consumidores e até mesmo empresas são bombardeadas o tempo todo com mensagens de marketing através dos diversos meios de comunicação, inclusive email e redes sociais. Uma boa mensagem de marketing não é fácil de ser elaborada, porque ela compete com todos os outros concorrentes pela atenção do cliente alvo. Uma boa mensagem deve ser envolvente, memorável, e levar a uma decisão de compra.

Para que você possa ter uma melhor noção sobre o assunto e aplicar imediatamente nos seus negócios, elaborei 5 dicas básicas sobre como desenvolver uma mensagem de marketing atraente e eficaz.

Dica nº 1

Conheça o seu público-alvo.

Isso parece óbvio, mas muitas pessoas se arriscam em pequenos negócios todos os dias sem a menor noção de quem vai adquirir seus produtos.

Em seu plano de negócios, você deve descrever os grupos de clientes que você deseja atingir, por ambas as características demográficas como idade e nível de renda, mas também características de estilos de vida que afetam seu comportamento de compra. Saiba o que cada grupo de clientes alvo realmente quer ou precisa e explore justamente esses pontos no seu contexto de vendas.

Dica nº 2

Concentre-se nos temas principais e mantenha a sua mensagem de marketing simples.

Uma mensagem de marketing demasiado complexa tende a resultados completamente diferentes dos desejados. Para que a mensagem seja perfeita, selecione os benefícios mais importantes que seu negócio ofereça a seus clientes e faça deles a peça central de sua campanha, expressando-se em termos simples.

Por exemplo, se seu negócio é dar aulas particulares, ressalte objetivamente o percentual de aumento no rendimento escolar dos alunos e quanto tempo leva para atingir esse objetivo; se trabalha com consultoria, esteja focado em questões como diminuição de custos, situações difíceis e solução às polêmicas da sua área de atuação; se desenvolve a sua atividade a partir de casa, demonstre profissionalismo e seriedade no cumprimento de prazos. Todas essas questões são muito importantes para qualquer cliente potencial.

Dica nº 3

Aprenda a diferençar seu produto ou serviço a partir de ofertas concorrentes.

Mostre ao cliente por que ele deve comprar de você ao invés de qualquer outra pessoa. A sua mensagem de marketing deve ressaltar a superioridade dos seus produtos e serviços em relação à concorrência. Esforce-se para se destacar na multidão ao invés de ser mais um a oferecer os “mesmos” serviços.

Todos os supermercados, por exemplo, anunciam que têm preços baixos. Uma mensagem mais cativante pode ser no sentido de que a loja oferece a melhor seleção de frutos do mar da cidade. Percebe a diferença?

Dica nº 4

Enfatize as características e novidades que seus produtos ou serviços têm a oferecer.

Enfatizar as características mais relevantes do seu produto para os consumidores é uma forma de deixa-lo único.

Aprenda a criar uma excitação natural entre os clientes potenciais que são atraídos por aquilo que você tem a oferecer. Até mesmo pequenos ajustes ou um novo desenho para um produto já conhecido no mercado pode fazer com que pareça novo para potenciais clientes.

Lembre-se: todas as pessoas gostam de novidades!!

Dica nº 5

Use palavras que evocam emoções e criem imagens.

Empresas de automóveis costumam criar propagandas que mostram como seus carros são fatores chave para que os clientes alcancem o estilo de vida que sempre procuraram. Passe a observar nessas propagandas que as palavras e imagens na mensagem frequentemente transmitem ideias de diversão, prazer, segurança, potência, poder e status, ou seja, o que todo consumidor de automóveis deseja.

Saber envolver as emoções do cliente em seus produtos e serviços irão melhorar substancialmente as suas chances de fechar ótimos negócios.

Por fim, você não deve ter receio de variar os pontos de destaque em sua mensagem de vendas ou meios de comunicação.

A mensagem de marketing, por melhor que seja, raramente consegue ser 100% eficaz, porque as mudanças no gosto do cliente, bem como as mensagens da concorrência, sempre influenciam nos resultados.

Assim, esteja aberto para ajustar seu plano segundo as condições impostas pelo mercado. Além disso, mantenha o controle sobre o que funcionou. Ao executar um anúncio, mantenha um registro de quantas consultas você recebeu. Esse será o seu principal termômetro.

O importante é sempre pensar como cliente quando estiver elaborando a sua mensagem de marketing. E as vendas fluirão normalmente.

Para se aprofundar no tema e aprender a passar a sua mensagem de marketing corretamente, acesse o treinamento Revolution Empreendedorismo de Alto Impacto.

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

4 comentários em “Como Escrever Uma Boa Mensagem de Marketing

  1. Olá, Cláudio! Muito boas as dicas. O artigo realmente compila a idéia de se fazer marketing de forma eficaz. Vou começar a aplicar as estratégias mencionadas, principalmente as dicas 3 e 5, que para mim, foram as melhores!

    Sucesso com seu blog!

  2. Ola Claudio, tudo bem?

    São todas dicas valiosas se quisermos criar artigos que convertam. Todas são indispensáveis.

    Um abraço
    Adriano Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *