Como Aproveitar as Boas Oportunidades de Trabalho em 2014

Como advogado, consultor de empresas e coach executivo, minha rotina diária é lidar com empresários e empreendedores de diversos setores do mercado. Ao trabalhar diretamente com essas pessoas, percebo que o consenso geral é que existem muitas vagas disponíveis e boas oportunidades de trabalho em praticamente todas as áreas. No entanto, todos são unânimes em afirmar que embora as vagas estejam por todo lado, inclusive com excelentes salários, bonificações e benefícios, existem pouquíssimos profissionais qualificados para aproveitá-las. Se há uma coisa pela qual o mercado de trabalho anda a procura, ela se chama “mão de obra qualificada”.

A bem da verdade, existem muitas pessoas desempregadas. Mas, a ironia é que a grande maioria não atende as exigências das agências de RH, sites de empregos e empresas que têm constantemente disponibilizado vagas no mercado.

Apesar do nosso foco ser empreendedorismo e oportunidades de negócios, esse tipo de informação me deixa preocupado, porque demonstra que a qualificação adequada, mesmo sendo o item mais importante com o qual o profissional deve se preocupar, seja em que área for, não está sendo devidamente valorizada. Portanto, cada vez mais pessoas deixam passar boas oportunidades e até mesmo o emprego certo e dos sonhos, porque simplesmente teimam em não querer investir em si mesmas e na própria carreira. Infelizmente, esta é uma típica característica do brasileiro.

Se você fizer uma rápida pesquisa, vai descobrir vagas de emprego em todos os estados brasileiros, inclusive, no setor público. Nesse particular, o ano está apenas começando e já existem quase 67.000 vagas disponíveis para os que sonham com o emprego público. Ao todo, a expectativa é de mais de 500.000 vagas disponíveis para 2014. Mas, a grande verdade é que grande parte delas não serão ocupadas por inexistir pessoas competentes para assumirem os cargos. Acredito que este pode ser o momento adequado para quem deseja pagar o preço e se preparar corretamente para os vários concursos públicos previstos para este ano.

Por outro lado, se você tem espírito empreendedor, se tem o sonho de independência financeira e pretende neste ano aproveitar as boas oportunidades de trabalho em casa, iniciar um empreendimento digital, um negócio tradicional, adquirir uma franquia, ou simplesmente aprender como gerar renda extra, você também precisa se preocupar em se qualificar e/ou se atualizar logo.

Se você quer trabalhar na internet e acompanha o mercado digital, principalmente na área do marketing digital, tem visto uma série de novos cursos sendo lançados quase que diariamente nos últimos meses. Isso significa que são preciosas oportunidades que devem ser corretamente selecionadas e aproveitadas o mais rapidamente possível. E se você não está se preocupando com isso, muitas outras pessoas estão (lembre-se: bebe água limpa quem chega primeiro à fonte!). O que você acha que separa o joio do trigo, ou seja, as pessoas que ganham dinheiro na internet daquelas que pretendem “um dia” ganhar dinheiro na internet? A resposta é simples: atitude.

O mercado está cada vez mais concorrido, e assim como ocorre em qualquer setor, os que estiverem melhores preparados fatalmente vão se destacar. Consequência disso, haverá a natural seleção que ocorre em todos os demais setores. E o que faz a diferença é a atitude que você tem diante de determinada situação e/ou informação.

Diante de tudo isso que falei, você tem duas posturas a adotar: uma, simplesmente se manter inerte com essa informação e continuar a apostar na mega sena toda semana. Quem sabe um dia o prêmio não sai para você, não é mesmo? Einstein dizia que loucura é a pessoa continuar a fazer as mesmas coisas que sempre fez e querer resultados diferentes…

A segunda postura é aproveitar o momento, a onda de grandes oportunidades que está acontecendo em todas as direções e construir você mesmo o seu futuro, seja por meio dos concursos públicos, seja pelo empreendedorismo.

Portanto, se pretende que 2014 seja o ano da virada para sua vida, o momento é tudo. Este é o melhor momento para tomar a atitude correta e fazer com que este ano seja realmente diferente. Por isso, selecionamos abaixo apenas 2 cursos que no nosso entender são essenciais para quem realmente deseja iniciar um negócio de internet este ano e ter sucesso na área. São eles (clique para conhecer melhor):

E para você que quer aproveitar as grandes oportunidades de ganhar dinheiro que a Copa do Mundo vai gerar nos próximos meses, acesse:

Mas, ainda que você esteja atualmente sem dinheiro para investimentos, procure se qualificar gratuitamente visitando o portal Mais Tutoriais! Certamente vai encontrar muito material interessante para começar a melhorar seu currículo ainda hoje.

Seja qual for a sua decisão pelo caminho a seguir, seja rápido! Aproveite as oportunidades, porque elas não batem à porta todos os dias…

E você, como tem se preparado para aproveitar as oportunidades de trabalho que o mercado oferece?

Em todos os casos, desejamos sucesso!!

—xx—

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *