Aprenda a Falar de Dinheiro Com Crianças

Muitos pais ficam em dúvida se devem falar com seus filhos sobre dinheiro ou não. E qual a melhor hora para isso. É muito importante que elas aprendam a usar bem o dinheiro e controlar os impulsos desde cedo.

Se você puder, dê mesada, ou semanada, ou até mesmo uma quantia simbólica para seu filho começar a administrar o dinheiro.

Quando estiver fazendo a planilha de orçamento doméstico, lembre-se de chamar a criança para mostrar a ela que a mesada está na coluna do dinheiro que vai sair. Aproveite para ensinar a importância de gastar o dinheiro com parcimônia.

Ensine como controlar uma mesada até a outra chegar, para que o dinheiro não falte. E seja firme: se a mesada for gasta de uma vez, a criança deve sentir o efeito disso. Não dê mais dinheiro.

Você precisa ajudar seus filhos a entenderem sobre gestão do dinheiro da mesma maneira que os ajuda a resolver um quebra-cabeças – estando ao lado, como guia, mas deixando que eles resolvam por si próprios. Esta técnica alcança excelentes resultados, porque faz com que aprendam por si mesmos, ao invés de tentar explicar temas que podem parecer obscuros neste momento de suas vidas. Assim vão querer saber mais e mais na medida em que vão ganhando maturidade e experiência, de maneira que o aprendizado se torna efetivo.

Lógico que o seu desejo é dar tudo que seu filho gostaria de ter, mas nem sempre isso é possível. Quando for comprar um brinquedo, jogo, roupa, etc, peça um pouquinho da mesada como uma maneira de juntar o dinheiro mais rápido.

Ao fazer a compra, comemore com seu filho e reforce a importância dele ter poupado o dinheiro. A criança se sente importante em ter contribuído e aprenderá que vale a pena guardar o dinheiro para atender às suas vontades.

Por fim, gostaria de sugerir:

Que tal compartilhar conosco a sua experiência no assunto?

–x–

E então, gostou deste artigo? Espero que sim! 🙂

Se você se interessa por educação financeira e quer ficar livre de todas as suas dívidas de uma vez por todas, faça o download gratuito do meu e-book:

Educação Financeira – Fique Livre das Dívidas!

Basta clicar na imagem abaixo…

Educação Financeira: Fique Livre das Dívidas!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *