Análise do Livro A Startup de $100, de Chris Guillebeau

Hoje eu quero falar de um livro especialmente útil para empreendedores, sejam eles tradicionais ou digitais. Esse livro se chama A Startup de $100. Abra o Negocio dos Seus Sonhos e Reinvente Sua Forma de Ganhar a Vida, de Chris Guillebeau. A partir de agora, para facilitar, vamos chamá-lo apenas de A Startup de $100.

Esse livro me chamou a atenção por vários motivos, mas antes de falar sobre eles, devo alertar que apesar de muito bom, suas dicas e ensinamentos devem ser adaptados para a realidade brasileira, já que foi escrito para o público americano. Em outras palavras, vivemos em uma realidade econômica e de oportunidades completamente diferente dos nossos vizinhos do norte, e muitas coisas que funcionam nos Estados Unidos só funciona lá.

Além disso, alguns casos estudados são um tanto quanto inconsistentes e obscuros, mas apesar disso, o livro tem muitos conceitos interessantes, o que faz com que o investimento e leitura realmente valham à pena.

A Startup de $100 Mexe Com o Ego das Pessoas

A Startup de $100 inicia mas ou menos assim: Imagine uma vida onde o seu tempo é gasto com as coisas que você realmente ama fazer.

Imagine ser possível dar o seu melhor para um projeto criado por você mesmo, ao invés de fazer parte de uma engrenagem que existe basicamente para fazer outras pessoas ricas.

Imagine ser possível entregar uma carta ao seu chefe ou patrão com os seguintes dizeres: “chefe querido, esta carta é para lhe informar que o salário que você me paga já não é mais necessário. Obrigado por tudo, mas vou começar a fazer as coisas do meu jeito agora”.

Imagine que hoje é seu último dia de trabalho, e que muito em breve, não em um futuro longínquo, você poderá abrir seu notebook a partir da sua casa ou de qualquer lugar do mundo que queira chamar de “casa”, e então começar a trabalhar, atender os seus próprios clientes, processar pedidos e tudo mais que quer fazer ao invés aquilo que outras pessoas dizem que deve ser feito.

Com esse norte, A Startup de $100 nos inspira a ganhar dinheiro com nossa paixão e escapar do mundo corporativo, sendo sem dúvida um grande começo.

Como empreendedor e facilitador em treinamentos empresariais, posso ver muitos dos princípios defendidos em A Startup de $100 serem usados todos os dias por empresários de todos os lugares. Se você está interessado em aprender a rentabilizar a sua paixão e encontrar a liberdade em sua vida, o livro de Guillebeau é certamente uma leitura intrigante, que vai ajudar a fornecer um quadro de como começar a trabalhar para si mesmo.

Coloque Suas Habilidades Para Resolver Problemas de Outras Pessoas

A Startup de $100 fala o que ensinamos consistentemente no Mais Dinheiro no Seu Bolso: que você deve explorar financeiramente tudo que sabe fazer melhor que a média, a fim de ajudar outras pessoas naquilo em que elas são deficientes.

A Startup de $100 tem como foco o fato de que todos temos habilidades especiais que podem ser exploradas a fim de se ganhar dinheiro. Ou seja, sempre haverão pessoas dispostas a pagar por aquilo que você já faz, provavelmente sem cobrar nada.

Uma das coisas que se destaca no livro é a série de estudos de casos e exemplos de empreendedores que possuem microempresas onde o próprio empreendedor é o único funcionário. A maioria dessas empresas são na verdade pequenos negócios, que fazem bruto de mais de US$50.000 por ano (algo próximo a R$120.000,00), apesar de que algumas façam mais que isso.

Temas Centrais do Livro: Liberdade e Valor

Os capítulos do livro A Startup de $100 fornecem informações sobre temas-chaves daquilo que Guillebeau mais preza: liberdade e valor.

O autor acredita e defende a tese de que a liberdade é de extrema importância na vida de qualquer um, e que só podemos obtê-la longe dos ambientes formais dos escritórios. E essa liberdade só pode ser plenamente alcançada quando aliamos o uso das nossas habilidades juntamente com nossas paixões, a fim de criarmos valor para outras pessoas.

Essas paixões devem criar valor suficiente para fazer com que pessoas estejam dispostas a pagar por aquilo que temos a oferecer. O valor é o que faz diferença na vida, não produtos. Em outras palavras, ninguém quer comprar produtos, mas os benefícios e bem estar que eles podem acrescentar nas nossas vidas.

Por fim, o grande segredo está em encontrar paixões que criem valor suficiente por meio de produtos e serviços que os clientes fiquem felizes por pagar.

À Quem Se Destina A Startup de $100

O livro A Startup de $100 é voltado para pessoas que estão desiludidas com a formalidade da vida corporativa, bem como aquelas que desejam profundamente viver seus sonhos profissionais, custe o que custar.

Com a abundância de estudos de casos apresentados por Chris Guillebeau é fácil encontrar um exemplo que possa se adequar ao tipo de negócio que você gostaria de iniciar. Junte-se a isso o estilo de escrita leve e informal do autor, que permite que pessoas de diferentes esferas da vida possam obter informações valiosas, sem importar qual o exato momento da sua carreira.

Certamente, você encontrará muito valor em ler o livro de Guillebeau, porque ele aborda muitos dos componentes necessários para o pensamento criativo e sucesso de pequenos negócios.

Conclusão

Particularmente, gostei muito do livro, porque ele é um esboço muito bem elaborado do que acredito ser a conciliação do prazer no trabalho (e não uma dolorosa obrigação diária), aliado à satisfação pessoal de se estar contribuindo para uma sociedade melhor, mais feliz e bem remunerada.

É bom reforçar que esse prazer e satisfação explorados no livro não diminuem, muito menos eliminam a necessidade do comprometimento, esforço, foco e dedicação, elementos essenciais ao sucesso de qualquer empreendimento, seja qual for o seu tamanho.

Gostou do Livro?

Se gostou do livro A Startup de $100, você pode adquiri-lo com um desconto especial na Amazon Brasil, e recebê-lo confortavelmente em sua casa.

Basta clicar aqui. Boa leitura!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *