A Importância da Qualificação Para o Empreendedor de Sucesso

Você sabe a diferença entre sonho e fantasia? Se para você esses termos são sinônimos, sua resposta faz parte de 95% das pessoas para quem faço essa pergunta.

Fantasia é criar um mundo de faz de conta na cabeça e desejar que um dia ele se realize.

A pessoa fantasia quando ela deseja criar um blog ou outro negócio de internet, mas nunca se interessa em aprender alguma coisa sobre compra de domínio, transferência de arquivos, protocolo FTP, hospedagem, SMTP, instalação e configuração do WordPress, banco de dados, etc. Mas ela deseja que um dia o seu negócio esteja na web.

A pessoa fantasia que ganhar dinheiro na internet não exige esforço, trabalho nem dedicação, ou seja é fácil. Investir em cursos especializados é “coisa pra mané”. Afinal de contas, “de graça é mais gostoso”.

A pessoa fantasia que criar uma página de “Revenda de R$5,00″ fará com que ela fique rica, e que a cada dia pela manhã descubra que enquanto dormia, faturou mais de R$300,00, “sem ter que fazer nada”!!

A pessoa fantasia em ter a sua própria empresa, mas nunca se preocupa em aprender a criar um plano de negócios, muito menos em estudar princípios básicos de contabilidade, incidência de tributos, contratos e como adquirir crédito junto a instituições financeiras. A pessoa que fantasia quer tudo de graça, e pior, nunca está disposta a “pagar o preço” (e agora não estou me referindo a dinheiro e sim, a abdicar de prazeres imediatos a favor de benefícios maiores futuros).

A pessoa que fantasia acredita que “se tiver de acontecer, acontecerá”.

Então, quando essa pessoa atinge seus 50 anos de idade, percebe que todos os seus “planos” e anseios nunca passaram na verdade de um enorme castelo de areia que se desmancha completamente, e já se sente velha demais para tentar reverter a situação. Frustração, depressão, remédios, tratamentos, etc… A pessoa sofre, os familiares sofrem, e uma vida inteira que nunca foi vivida, apenas sobrevivida.

Já o sonhador é uma pessoa altamente motivada e motivadora. Sua mente está sempre no alto. Pensa grande, voa junto às águias, mas seus pés estão plantados no chão, fundamentados na sua convicção de que é capaz de realizar se agir corretamente.

O sonhador não simplesmente “deseja” ter seu sonho concretizado, ele trabalha duro para que isso aconteça, e é capaz de pagar o preço necessário, seja de qualificação, financeiro, dedicação, trabalho, esforço, suor, lágrimas e renúncias. Ele já se vê aonde quer chegar, e muito antes de acontecer no mundo físico, já desfruta, fala e age como quem já venceu.

O sonhador define estratégias, planos de ação e coloca data para as realizações. E os executa a risca, apesar de saber que algumas correções serão necessárias no caminho.

O sonhador se adapta a todas as situações, mas nunca abandona sua meta, seu alvo, seu objetivo. E é capaz de continuar a trabalhar “até que funcione”. Ele não abre mão disso.

Enquanto fantasiar é sabotar a si mesmo, sonhar é fazer o que deve ser feito, criar a sua própria realidade, ter a motivação necessária, a mola que o impulsiona a seguir em frente!

Para o bem dos seus familiares, dos seus negócios, do seu futuro e felicidade, reflita por alguns segundos e seja honesto consigo mesmo. Responda: você fantasia ou sonha sobre os seus negócios, sobre os seus projetos, sobre o seu futuro? Pode ser honesto, aproveite este momento de intimidade consigo mesmo, porque é você, sua consciência e Deus. Apenas isso. E o que for decidido hoje mudará a sua vida para sempre!

Não vou pedir desculpas se fui duro com você, se toquei o seu ego, seu brio, hombridade. O objetivo é este mesmo: fazer você refletir sobre sua postura frente aos seus empreendimentos.

Se descobriu que tem se sabotado até aqui, este é o ponto de virada. Há tempo para começar tudo de novo e fazer diferente, e a partir de agora, da maneira correta.

Qualificação – A Sua Maior Arma Para o Sucesso

Não há outro caminho. Pense: se o sujeito resolve ser advogado, precisa estudar pelo menos 5 anos até se tornar bacharel em direito. Depois é preciso estudar um pouco mais para passar na prova da OAB. Poucos conseguem na primeira tentativa. Não são raros os que têm de tentar por 2 ou 3 vezes. E a cada vez que é reprovado são 6 meses de atraso na realização do sonho.

Porém, se a pessoa vem se preparando corretamente desde os tempos de faculdade, a prova da ordem não é nenhum bicho de sete cabeças e a aprovação acontece logo na primeira tentativa. Isso é possível, comigo foi assim.

O que aprendo com isso? Que não existe sorte, mas estar qualificado para um desafio gera resultados positivos.

Em outras palavras, a única maneira de se atingir um objetivo é estar qualificado, ou seja, à altura dele.

Fiz judô por 15 anos, depois, outros 10 de Jiu-jitsu. Sempre fui um atleta de competição, mas nunca fui para um torneio sequer sem suar muito no tatame da academia meses antes de qualquer campeonato, mesmo que fosse regional.

Consequência disso é que 90% das minhas medalhas são de ouro e as restantes de prata.

Como consultor, infelizmente vejo pessoas enterrarem grandes oportunidades porque insistem em fazer do seu jeito, da maneira como “pensam” que é.

Para estarmos habilitados a um novo desafio, precisamos estar qualificados para ele, caso contrário o resultado será investimento perdido: de dinheiro e principalmente tempo, o único recurso verdadeiramente escasso que temos.

Qualificação – O Melhor Investimento Possível

Se há uma coisa que não pode ser roubada ela se chama conhecimento. Por isso, o melhor e mais garantido investimento que pode fazer é a favor dos seus estudos. É o tipo de investimento que mais se valoriza ao logo do tempo, porque quanto mais conhecimento e experiência, maiores os seus honorários e as suas chances de sucesso.

Se você é o tipo de pessoa que realmente acredita na sorte, pode pensar assim: quanto mais se qualificar para um desafio, mais “sorte” terá para vencê-lo.

A Internet Pode Deixá-lo Rico em Curto Espaço de Tempo

Por isso insisto com tanta veemência nesta tecla com meus alunos e clientes.

Muitas pessoas projetam negócios de internet incríveis, pois certamente é um dos campos mais promissores nos dias de hoje para se ganhar dinheiro de forma séria e honesta.

Você pode trabalhar na internet de duas maneiras: amadora, como forma de criar uma pequena “renda extra”, ou profissional, como sua atividade principal, que irá sustentar você, seus sonhos e de toda a sua família. Você decide o que quer fazer e onde quer chegar.

Um negócio de internet bem planejado pode deixá-lo milionário em apenas 3 anos de trabalho. Muitos brasileiros estão fazendo fortuna desse jeito, alguns em menos tempo.

Se chegar a este nível faz parte dos seus planos, é imperativo que invista em cursos que farão a diferença. Este já é o atalho, não creia que existam outros ou que é possível ganhar dinheiro sem investir dinheiro. Isso é impossível, literalmente.

Quais Cursos Fazer?

1 – Empreendedorismo

Este curso é básico, independentemente de onde deseja atuar, seja no meio tradicional ou digital. Este livro trata sobre ser empreendedor, mas não tenho a menor intenção de esgotar o assunto. Procure cursos confiáveis e bem elogiados por outros que o fizeram antes de você.

2 – Contabilidade Básica

Em um país cuja carga tributária é arrebatadora como o nosso é muito importante que o empreendedor saiba o mínimo sobre impostos, constituição de empresas e outras informações de vital importância à existência do seu negócio. Não que você tenha que saber tudo, mas é importante conhecer o mínimo para ter uma boa noção do que o seu contador estará a dizer nas reuniões que tiverem.

3 – Você Precisa de Um Curso de Especialização

Quanto mais souber sobre o seu negócio, maiores chances terá contra a concorrência. Dedique-se aos detalhes, pois é onde reside o diferencial entre empresas e profissionais.

4 – Faça Um Bom Curso de Vendas

Todos precisam saber vender, pois é de crucial importância em qualquer negócio. O problema é que a grande maioria das pessoas cria uma resistência natural a este tipo de conhecimento, e isso acaba por comprometer o empreendimento em uma fase qualquer do seu desenvolvimento. Não cometa esse erro.

5 – Se Deseja Trabalhar na Internet, Um Bom Curso de Empreendedorismo Digital é Essencial

É óbvio que a internet reinventou a maneira de fazer dinheiro. Você precisa conhecer modelos de negócios e como monetizá-los.

Existem muitas opções no mercado. A maciça maioria não vai te ensinar absolutamente anda além do básico, o que todo mundo já sabe e que não proporciona nenhum ganho real. Por isso, antes de investir em qualquer curso, pesquise muito. E observe a qualidade dos vídeos gratuitos geralmente disponibilizados.

Observe também as pessoas que dão testemunho sobre os cursos. Se o depoente não passar profissionalismo, confiança e credibilidade, esqueça.

No Mais Dinheiro No Seu Bolso eu faço a indicação do que há de melhor e mais sério no mercado. Basta acompanhar os artigos que disponibilizamos no blog.

É claro que essa é uma lista geral, mas cursos como esses podem mudar a vida de muitas pessoas que acreditam ser possível montar negócios próprios e fazê-los crescer. O importante é sair do amadorismo e tornar-se um empreendedor profissional.

E lembre-se: cursos realmente bons são caros. Não economize nesta área, pois é de grande importância à continuidade dos seus negócios.

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.

AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *