9 Dicas Para Construir um Blog Matador

Ter um blog hoje em dia não é mais a melhor maneira para se iniciar um empreendimento digital. Existem muitos outros modelos de negócio mais interessantes e rentáveis. No entanto, é ainda uma das melhores maneiras para impulsionar o seu negócio.

Parece contraditório? Não é.

Na verdade é tudo muito simples de entender e quero facilitar seu caminho ao máximo. Vou tirar as vendas que porventura alguém possa ter colocado em você.

Como é o Trabalho de Um Blogueiro

Construir um blog e atualizá-lo de duas a três vezes por semana com informações relevantes é uma tarefa extenuante. Isso, se você quiser inovar, trazer informações realmente úteis. Porque se for apenas para “soltar” artigos para encher linguiça, a tarefa se torna menos desgastante. Porém, se adotar esta última postura de trabalho, seus leitores em breve vão perceber que você não lhes acrescenta nada. E vão simplesmente deixar de seguir seu trabalho.

Por outro lado, você precisa de um número enorme de visitantes em seu site (algo em torno de 3.000 por dia), porque o número de conversões (que é onde você ganha dinheiro) está diretamente relacionado à sua capacidade de ser conhecido e gerar tráfego. E chegar a este número de visitas/dia é algo que leva tempo para se conseguir, principalmente com as últimas atualizações do Google, que tornaram essa tarefa ainda mais complicada. E também é muito trabalhoso. Envolve muito trabalho nas redes sociais e muita criatividade para enviar emails para sua lista sem se passar por inconveniente. Sinceramente, pouquíssimos profissionais conseguem atingir este alvo, ou seja, enviar emails para seus seguidores sem alcançar o primeiro lugar dos caras mais chatos do planeta.

Particularmente, deixei de seguir vários profissionais nos últimos meses por causa de dois fatores básicos:

  1. Eles estão se repetindo muito – cansei de receber emails onde as pessoas promoviam exatamente os mesmos produtos e
  2. começaram a me enviar emails demais, praticamente todos os dias (e mais de uma vez por dia) com essas ofertas repetitivas (e depois para me lembrar das oportunidades incríveis que eu estava perdendo…). Isso, no meu entender, apesar do meu consentimento inicial, ficou muito próximo a spam.

Por esses motivos, selecionei com lupa quem sigo hoje em dia.

Por isso é que me posiciono contra a criar um blog com o fim específico de se ganhar dinheiro hoje em dia. Quero enfatizar para não ser mal compreendido: se você pensa em iniciar um empreendimento digital por meio de um blog apenas para ganhar dinheiro, terá que investir muito tempo, dinheiro e dedicação para o negócio decolar.

A Mentalidade Correta Para Empreender Com Um Blog

Não que isso seja impossível. Meus blogs me rendem dinheiro, mas não são a minha principal fonte de renda. Tenho outros modelos de negócios e os blogs são importantes no contexto, mas, são trabalhados de forma estratégica como suporte aos demais empreendimentos do que geradores de receita.

“Mas você disse que é uma das melhores maneiras para impulsionar o meu negócio…”. Sim é verdade. Isso não significa que você vai ganhar rios de dinheiro com blogs diretamente, mas é muito melhor utilizá-los para projetar a si mesmo enquanto profissional em determinada área, ou como uma excelente ferramenta de marketing para o seu negócio.

Um blog bem trabalhado vai gerar muita consultoria e promover todas as suas demais atividades. Essa é a principal sacada do blog hoje em dia. Os ganhos financeiros devem ser entendidos como um plus, resultados paralelos, secundários, como quiser nomear.

Se você olhar para o seu blog dessa maneira, nunca ficará desmotivado em mantê-lo/alimentá-lo com novidades constantemente, e continuará a crescer ao longo dos anos. E aí sim, no tempo certo, depois de amadurecido, se tornará uma importante fonte de receita, juntamente com seus demais negócios.

Se tiver esta visão, pode iniciar seu blog hoje mesmo!

Os blogueiros que mais têm sucesso hoje em dia adotaram esta exata atitude de trabalho. Seus blogs são trampolim para algo maior e mais estável. Você tem que imitá-los para ter sucesso também!

Assim, selecionamos 9 dicas para você construir um blog de sucesso e arrasar nos seus projetos. Vamos a elas!!

  1. Antes de construir um blog, escolha o seu nicho.

Tenho que admitir que esta dica é muito batida, mas tenho que ser enfático a importância de escolher um bom nicho de atuação.

Fuja da tentação de ser generalista. Você precisa se especializar em um assunto e dominá-lo para se destacar no mercado. Se for falar sobre o que todos estão falando, seu caminho se tornará mais árduo do que precisa ser.

Tomemos o Mais Dinheiro No Seu Bolso como exemplo. Falo sobre empreendedorismo, coaching, educação financeira e oportunidades de negócios (tradicionais e de internet). Mas cada um desses temas pode ser tornar um nicho específico. No entanto, como gosto de todos esses assuntos, aceitei o desafio e sigo pelo caminho mais difícil (eu simplesmente amo desafios!!). Mas, tenho plena consciência desta dificuldade, e por outro lado, são temas que trabalho em cursos presenciais. E como não trabalho com blogs para tirar deles o meu sustento, não tenho nenhuma expectativa fora dos planos que tracei.

Dentro dessa primeira dica, sugiro também que não entre em um nicho onde haja excesso de blogs, porque você já começa em desvantagem, com uma série de competidores que estarão muito a sua frente.

  1. Seja consistente nas suas publicações.

Para se tornar conhecido, a consistência nas publicações é algo muito importante. Porém, se estiver sem ideias é melhor não publicar nada. Publicar por publicar faz você perder credibilidade junto aos seus leitores. Não seja repetitivo, ou seja, não escreva dois ou três artigos que dizem basicamente a mesma coisa. Olhe em volta e veja as inúmeras oportunidades sobre o que falar, seja criativo!

  1. Formate seu conteúdo para facilitar a leitura.

Títulos fortes, parágrafos curtos, gramática e pontuação correta tornam o seu conteúdo facilmente compreensível. Esses cuidados incentivam seus leitores a voltar constantemente. Mas, não se preocupe excessivamente com a perfeição. Isso pode atrapalhar ao invés de ajudar.

É muito importante que você procure inovar. Não faça o que todos estão fazendo, ou pelo menos, tente fazer diferente. Ninguém chama a atenção sendo um “papagaio de pirata”.

Verifique se a sua formatação e layout criam informações coerentes e eficazes, sem aquela mistura irritante de cores, com excesso de negrito e mudanças de fonte injustificáveis. Pense limpo e profissional.

  1. Use palavras-chave com sabedoria.

O Google tem ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo a determinar as melhores palavras-chaves para o seu público. Use essas ferramentas para construir títulos e posts em torno dessas palavras. Certifique-se de usá-las naturalmente dentro de sua escrita. As ferramentas obrigatórias de que falo são o Planejador de Palavras Chaves e Google Para Webmasters. Todas são muito intuitivas e em pouco tempo você vai dominá-las.

Lembre-se, o seu conteúdo deve ser otimizado para os leitores do blog, em outras palavras, jamais escreva para os motores de busca. O algoritmo do Google está cada vez mais “inteligente” e tem eliminado textos prolixos, construídos especificamente para seus robôs. Ou seja, se a sua estratégia se concentrar em textos que tentam “manipular” os resultados das pesquisas, você está simplesmente perdendo seu tempo.

  1. Use uma variedade de meios de comunicação para envolver o seu público.

Um conteúdo de qualidade vai muito além de um simples texto.

Se você não está confortável com diferentes tipos de mídia e transmissão de conhecimento, contrate profissionais para integrar gradualmente podcasts, vídeos, infográficos, imagens, webinários e muito mais.

A internet é muito rica, aproveite-se de tudo que ela pode oferecer para enriquecer o seu blog.

  1. Crie seu site ou blog para ser visualizado em todos os dispositivos.

Escolha um designer ou software de blogging que usa temas responsivos. Temas responsivos fazem com que seu site se adapte ao tamanho da tela do dispositivo que seu visitante usa para acessá-lo, não importa se é um computador, tablet ou smartphone.

  1. Facilite a promoção do seu blog em mídias sociais.

Coloque botões em lugares estratégicos do site, de forma a tornar o compartilhamento do seu conteúdo algo bastante natural e simples de ser feito. Crie contas no Facebook, Twitter e outras plataformas, de forma a tornar mais fácil para as pessoas seguir o seu conteúdo. Use as mídias sociais para criar uma “tribo” em torno da sua marca ou blog.

Envolva-se com seus leitores para promover seu trabalho. Especialistas afirmam que você deve ter pelo menos 10 interações com os leitores para cada promoção de artigo ou produto.

  1. Escreva artigos relevantes e com conteúdo útil.

Mesmo que você não entenda absolutamente nada sobre SEO, você pode se destacar com textos de qualidade. No final das contas é isso que trará os leitores de volta ao seu site. Forneça algo útil de graça frequentemente e você verá a sua comunidade crescer em ritmo acelerado em curto espaço de tempo.

Se você não for capaz de oferecer nada de graça para seus leitores, nunca conseguirá ninguém disposto a pagar pelo que você tem a oferecer. Lembre-se que com o advento da internet o “grátis” se tornou altamente relevante. Por isso é preciso alinhar seus produtos, serviços e forma de trabalho e se adaptar a esta exigência que a web impõe. Não é uma tarefa fácil, mas se descobrir como fazer isso, seu sucesso será garantido.

  1. Faça amizade com outros blogueiros e convide-os a escrever conteúdo.

Blogueiros convidados são ótimos para atrair nova audiência. Para isso, conceda espaços publicitários e ajude o convidado a aumentar a sua própria audiência antes de pedir qualquer coisa. Se dispor a ajudar antes de pedir ajuda é a grande sacada de quem atua com blogs!

Os blogs podem ser uma experiência gratificante para aqueles que mostram foco, empenho e determinação. No entanto, as melhores recompensas vêm ao longo dos anos, e muitas vezes elas passam longe do dinheiro. Se puder entender logo que existem centenas de coisas mais importantes na vida e nos negócios que o papel moeda, estará provavelmente muito a frente de diversos “profissionais” que atualmente povoam a internet.

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para ter mais ideias de negócios que você pode desenvolver a partir de casa, clique na imagem.AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

2 thoughts to “9 Dicas Para Construir um Blog Matador”

  1. Anteriormente eu sonhava em criar o novo blog “matador” de grande sucesso na Blogosfera, mas desisti dessa ilusão há algum tempo. Meu desafio agora é como você disse no artigo: “utilizar o blog para projetar a si mesmo enquanto profissional”. Sou professor de informática e minha preocupação agora é criar material de qualidade para meus alunos ao mesmo tempo em que utilizo esse material para postar no blog.

    Os rendimentos do blog “pingam” na minha conta de vez em quando, mas o essencial sempre será preparar o melhor conteúdo para meus alunos presenciais.

    Muito boa sua dicas Cláudio. Infelizmente ainda preciso melhor muito na consistência das publicações.

    1. Olá, Júnior!

      Você está certíssimo em suas ponderações. Considere um blog como um investimento a longo prazo. Isso significa nunca desistir dele, e mais cedo ou mais tarde, você irá colher todos os frutos que ele certamente lhe trará.

      Sucesso e obrigado por sua participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *