7 Segredos da Linguagem Corporal Para Criar Um Ambiente de Confiança

Quando as pessoas confiam em você, elas se tornam favoráveis a todas as suas opiniões, dicas e indicações. Desde que você saiba utilizar a linguagem corporal com ética e respeito, ela se torna uma importante aliada no dia a dia. Veja como você pode levar as pessoas a confiar um pouco mais em você ao utilizar dessas simples técnicas que descrevemos abaixo.

A Confiança é o Centro das Relações Humanas

A confiança está no núcleo de cada relação que estabelecemos com outras pessoas, seja nos negócios, colegas de trabalho, familiares e relacionamentos íntimos. Se você quiser assinar um novo contrato, precisa inspirar confiança. Se quiser realizar uma venda com mais facilidade, o cliente tem de confiar em você. Se quer ter alguém para ouvir a sua mensagem, as pessoas têm que sentir que você está do seu lado e não contra elas.

A melhor maneira de conseguir que alguém tenha respeito por você é conquistar a sua confiança. Respeito e confiança são primos de primeiro grau. Em geral, não gostamos de pessoas as quais não confiamos. E temos a tendência a confiar nas pessoas que gostamos.

Você não conquista a confiança de ninguém, dizendo “confie em mim”. Na verdade, se você diz isso, desperta suspeitas sobre suas palavras e intenções. A melhor maneira de levar os outros a confiarem em você é usando a linguagem subliminar do corpo.

A Boa Impressão Inicial

Especialistas dizem que leva de 5 segundos a 5 minutos para provocar uma primeira boa impressão quando conhecemos novas pessoas. De qualquer maneira, o processo começa imediatamente antes de iniciar a fala. Isso acontece porque os olhos captam imagens que já estão previamente codificadas nas nossas mentes e que traduzem padrões de comportamentos que dizem muito sobre o indivíduo. Por isso é muito importante o domínio das técnicas abaixo, se você deseja incutir confiança mais rapidamente nas pessoas com quem lida diariamente.

Vejamos então, quais são as melhores técnicas de linguagem corporal para criar um ambiente de confiança com seus interlocutores:

1. Seja sincero ao sorrir.

Isto diz para a outra pessoa: “Você pode relaxar e sentir-se seguro comigo”. As mulheres geralmente são melhores nisso do que os homens. Para praticar, finja que você acabou de encontrar com um grande amigo que não via há anos. Pratique reproduzindo este sorriso frente a um espelho. Pratique-o bastante nos próximos dias e então passe a usá-lo quando for cumprimentar as pessoas. Preste atenção no seu efeito sobre elas.

2. Já que aprendeu a sorrir no tópico anterior, adicione um sorriso a todas as suas mensagens pessoais.

Quando disser a alguém que você está feliz em conhecê-la, ou ao elogiar, cumprimentar alguém por um êxito qualquer, faça com que essa mensagem seja acompanhada de um sorriso que exteriorize seus sentimentos de alegria e entusiasmo, em explícita demonstração de sinceridade. Essa atitude amplia a sua mensagem e faz com que seja ainda mais memorável.

3. Use um aperto de mão firme para intensificar a importância do momento.

Um aperto de mão forte é absolutamente essencial, não importa a pessoa ou motivação. Mas por experiência própria, vejo que a grande maioria das pessoas frequentemente deixam de utilizar este importante artifício ao conversarem pela primeira vez. Um aperto de mão ao terminar uma conversa proporciona um sinal de reforço físico ao que foi tratado, e faz com que a palavra firmada tenha ainda mais peso. Ao conhecer uma pessoa, cumprimente-a com um aperto de mãos e diga seu nome. Isso faz com que seu nome seja lembrado com uma frequência superior a 75% em relação a quem não utiliza essa técnica.

4. Adicionar um segundo extra de contato visual ao mesmo tempo em que flexiona o aperto de mãos.

Sempre olhe a outra pessoa nos olhos por um segundo completo, ao mesmo tempo que sorri, antes de soltar a mão do interlocutor. Este momento extra tem um impacto positivo tremendo, e aumenta muito sua carisma frente a outra pessoa.

5. Enquanto estiver ouvindo, complete o circuito de comunicação com os olhos.

Mantenha contato visual com a pessoa que está falando. Este simples gesto completa a conexão invisível entre o falante e o ouvinte, além de demonstrar real interesse pelo que o outro fala.

6. Acostume-se a manter contato visual por mais tempo.

Em conversas normais, mantemos contato visual por apenas 30 a 60% do tempo. Quando você olha para a outra pessoa por mais de 60 por cento do tempo, sinaliza que está interessado e que a informação que lhe chega é importante. Se você está tendo dificuldade em fazer isso, incline-se para frente ligeiramente. Essa postura ajuda a manter a atenção e o contato com os olhos.

7. Espelhe sentimentos de que está entendendo a mensagem.

É incrivelmente importante para quem fala perceber que quem ouve está compreendendo a mensagem transmitida. Demonstre isso com leves acenos de cabeça. Essa mensagem dirá ao falante, “vá em frente, eu estou atento”. Junto a isso, faça expressões alinhadas às emoções de quem fala: sorria para informações engraçadas ou interessantes, aperte os olhos para demonstrar preocupação e incline a cabeça para a esquerda para expressar empatia.

Comece a praticar até que estes sinais tornem-se naturais na sua linguagem corporal. Você vai transmitir às pessoas confiança e ganhar sua admiração. Elas vão passar a vê-lo com outros olhos, como sinceramente interessado nelas e em seus problemas.

Ao dominar estes gestos simples, você será capaz de fazer mais aliados e ter mais influência sobre eles.

E você, quais as técnicas de linguagem corporal aplica no seu cotidiano? Sente que elas realmente fazem a diferença nos seus contatos? Compartilhe conosco sua experiência!

Você pode gostar também:

Até a próxima!

–xx–

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *