7 Dicas Para Quem Deseja Trabalhar Em Casa em 2013

Se você já fez ou se prepara para fazer a transição do trabalho tradicional para o escritório em casa, você provavelmente deparou com alguns desafios que não estava esperando. Enquanto há uma tonelada de benefícios em trabalhar em casa, há alguns quarteirões de tropeço que muitos iniciantes enfrentam. Aqui estão as minhas 7 dicas que vão ajudá-lo a superar os desafios que tendem a aparecer no caminho para o sucesso.

1. Encontre oportunidades em Elance ou Freelancer.

Apesar de ser um site que funciona totalmente em inglês (portanto, o domínio do idioma é obrigatório), Elance é um dos melhores lugares para encontrar trabalho que você pode realizar em casa, especialmente quando está começando. O site possui um sistema de pagamentos muito eficiente, tornando-se um lugar seguro para fazer negócios para ambos os contratantes. Isso é muito útil, porque você se vê livre de um caminhão de “esquemas para enriquecer” que são totalmente furados. No Elance você encontrará oportunidades legítimas para desenvolver a partir do conforto do seu lar.

Há muitos tipos diferentes de trabalho que você pode encontrar em Elance. Não importa as suas habilidades, provavelmente há um projeto para você. Algumas das ofertas mais comuns que você vai encontrar são:

a) Web / Design Gráfico – construir páginas web, logotipos e materiais afins;

b) Escrita – Escrever textos publicitários, ebooks, mensagens em blogs, conteúdo informativo para revistas;

c) Assistente Virtual – Gerenciar e-mails e lidar com clientes, etc.

2. Gerir o seu tempo.

Um dos grandes desafios para as pessoas que trabalham por conta própria é a gestão do tempo. Separar a vida pessoal do trabalho torna-se praticamente impossível, especialmente no começo. Definir horas de trabalho e não se deixar procrastinar é essencial. Tão logo comece a ganhar experiência e passe a conhecer melhor as suas atividades e tarefas, a gestão do tempo se tornará mais fácil.

3. Defina limites com os entes queridos.

Nunca falha – quando você abre o seu home office, os seus parentes vão pensar que você tem todo o tempo livre do mundo para visitas. Por isso é tão importante deixar claro que apesar de estar em casa, você não está de férias. Assim como num escritório tradicional, entre no seu ambiente de trabalho e feche a porta, de forma a perder o contato com os demais ambientes da casa. Faça com que amigos e familiares saibam que você ainda tem a mesma carga horária de trabalho, a única diferença é que faz isso em casa. É muito bom ter total flexibilidade de horários, principalmente para eventuais emergências, mas é essencial manter a disciplina.

4. Não se esqueça de se manter atualizado.

Mantenha-se conectado aos colegas da sua área de atuação. Quando você está em um ambiente de trabalho tradicional, você fica informado o tempo todo sobre o que está acontecendo no mercado (as novidades muitas vezes chegam espontaneamente até você). O trabalho em casa exige um esforço extra nesse sentido, já que terá que ir atrás de todas as informações atualizadas e necessárias no seu cotidiano. Para cumprir esta meta, veja as redes sociais como estratégicas ferramentas de trabalho.

5. Utilize tudo que a tecnologia pode oferecer a seu favor.

Se você pretende ou já trabalha em casa, provavelmente utiliza a tecnologia para a maioria das suas tarefas diárias. É justamente o aperfeiçoamento da tecnologia que nos permite desenvolver carreiras de trabalho domésticos nos dias de hoje! Mantenha-se atualizado com os avanços de equipamentos e software no seu campo de atuação. Mas esteja focado em aprender a utilizar apenas aquilo que realmente for útil. A minha dica é aprender o quanto antes a trabalhar com vídeo conferência e criar um site com esta facilidade, pois poderá fazer reuniões virtuais com seus clientes e evitar gastos desnecessários e desgaste com trânsito.

6. Minimize as distrações.

Quando está trabalhando em casa, muitas vezes vai se sentir tentado a parar suas atividades e assistir um noticiário ou filme. O computador será um dos grandes responsáveis, já que pode escrever um texto com uma rádio ou tv em multitarefa. Isso é muito bom e importante nos tempos livres, mas enquanto estiver desenvolvendo tarefas que exigem atenção, esse tipo de atitude para arrasar com os seus resultados. Quando se trabalha em casa, na maioria das vezes ganhamos por produção, por isso você deve rejeitar completamente este tipo de situação.

7. Esteja financeiramente preparado.

Antes de desistir da sua atual atividade e dar o pontapé inicial no trabalho em casa, aprenda sobre as leis fiscais em sua área e como se aplicam no escritório caseiro. Além disso, se você está disposto a voar por conta própria, prepare-se com uma boa poupança antes de fazer a transição.

Trabalhar em casa pode ser incrivelmente recompensador, mas se você não estiver preparado e não fizer um planejamento detalhado, pode ser um tiro que sai pela culatra. Assim, a nossa dica principal é estar preparado contra situações desastrosas, e dentro do possível, faça esta mudança aos poucos, de forma a diminuir o impacto de todas as adaptações.

Se precisar de consultoria nesta área, estamos à disposição. Boa sorte!!

Como são bastante pertinentes a este assunto, sugerimos a leitura complementar dos artigos:

E você, quais foram as suas experiências quando optou por este excelente estilo de vida?

–x–

Se acompanha e gosta dos nossos artigos, considere compartilha-los nas redes sociais com as ferramentas abaixo.

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

2 comentários em “7 Dicas Para Quem Deseja Trabalhar Em Casa em 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *