6 Segredos da Inteligência Emocional no Marketing Digital

Este texto não se limita a apresentar os conceitos da inteligência emocional aplicados ao marketing digital. Além disso, vou lhe dar também as chaves necessárias para melhorar seus relacionamentos interpessoais diários, e com isso, receber benefícios em todas as áreas da sua vida.

Conceito de Inteligência Emocional

A maioria das pessoas sabe que a inteligência emocional refere-se a forma como lidamos com nós mesmos e interagimos com os outros no cotidiano. A inteligência emocional nos ensina sobre nossos sentimentos e paixões, e sobre como lidar com eles. Conhecê-los nos torna mais eficazes para as tarefas e desafios, a partir do momento que aprendemos a lidar com nossas emoções. Dominar a inteligência emocional nos ajuda principalmente a sermos empáticos com os outros, ou seja, nos mostra como nos colocar no “lugar do outro” para entendê-lo melhor. E não há dúvida que depois da inteligência emocional, o relacionamento entre as pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, melhorou muito nos últimos anos.

Além disso, para quem trabalha com pessoas, seja diretamente, como no comércio tradicional, seja indiretamente, online, conhecer os segredos da inteligência emocional nos dá larga vantagem em relação àqueles que não aplicam as suas regras nos relacionamentos.

Porém, nós mesmos não estamos aptos para avaliar nosso nível de inteligência emocional, nem como estamos afetando outras pessoas. A melhor maneira de descobrir o seu nível de IE é pedir a membros da família, amigos ou colegas de trabalho em quem confia, que diga abertamente como ele(a) vê o seu impacto sobre as outros. Depois de obter algum feedback útil, você vai saber o que deve melhorar.

6 Segredos Para Melhorar a Inteligência Emocional No Relacionamento Com Pessoas e No Marketing Digital

1. Mude sua Linguagem Corporal

Faça o seguinte teste: coloque um grande e verdadeiro sorriso em seu rosto. Segure-o lá. Agora tente pensar em um pensamento negativo. No mínimo, teve muita dificuldade para isso.

A linguagem do corpo afeta a forma como as pessoas nos vêem e como se tornam receptivas às nossas ideias e liderança. Mudar a linguagem corporal, mudará a resistência das pessoas. Mantenha uma postura de confiança, motivada e positiva, e todos os seus liderados vão “copiá-la”. Da mesma forma, assumir a linguagem corporal de uma pessoa feliz e bem sucedidada é o ponto de partida para novas conquistas.

Como Aplicar Este Conceito ao Marketing Digital?

Mude a sua redação. Seja positivo nos seus textos de venda e ou promoção, enfatize os benefícios do produto ou serviço, bem como todas as vantagens e garantias que oferece. Coloque-se no lugar do cliente, pense nos argumentos contrários e, sem precisar citá-los, rebata-os à exaustão.

2. Escute as Pessoas

A grande maioria dos gerentes apenas ouvem seus subordinados. A inteligência emocional ensina que devemos escutar atentamente o que o liderado diz. Muitas ideias valiosas são descobertas quando o líder dá a devida atenção às colocações dos seus colaboradores. Se você quer mudar a forma como alguém se relaciona com você, precisa aprender a ouvi-la totalmente. Uma maneira de fazer isso é conhecida como “retrocesso”, ou seja, aprenda a parafrasear o que alguém acabou de dizer. A escuta atenta não só aumenta a sua inteligência emocional, como também ajuda a construir relacionamentos profundos com as pessoas.

Como Aplicar Este Conceito ao Marketing Digital?

Crie diversos canais de atendimento com seu públido. Seja por formulário de contato, email, telefone, redes sociais, sinais de fumaça, etc. Quanto mais atenção der ao seu cliente, quanto mais interessado estiver em solucionar seus problemas e insatisfação, mais fidelidade receberá em troca. E mais importante que ouvir é responder em tempo hábil e promover a solução que satisfaça os interesses do cliente.

3. Ajude as Pessoas

Acostume-se a prestar favores ou ser tutor de pessoas menos experientes. Seja voluntário, participe de ações sociais e envolva-se com causas humanitárias.

Os cientistas já comprovaram que ajudar outras pessoas, principalmente quando nos tira da nossa zona de confortor, aumenta a inteligência pessoal. Além disso, atos de desprendimento pessoal nos ajudam a viver mais tempo, libera dopamina (a substância química em seu cérebro que faz você se sentir feliz), e reduz o estresse.

Como Aplicar Este Conceito ao Marketing Digital?

Ofereça soluções gratuitas para seus clientes. Não ofereça solução banal ou que possa ser conseguida de graça em outros lugares. É claro que é justo ganhar pela qualidade e esforço do seu trabalho, mas aprenda a recompensar seu público com informações relevantes, que façam a diferença e que tenham valor sem receber nada por isso. Ebooks e cursos gratuitos são excelentes formas de atingir este alvo.

Quando o seu público reconhecer que você entrega muito mais do que promete, o reconhecimento e o dinheiro virão com naturalidade.

Hoje ficamos por aqui. No próximo artigo termino este assunto.

Enquanto isso, para você que deseja se aprofundar no tema “Inteligência Emocional e Vendas” e quer descobrir todos os benefícios que ela pode trazer aos seus negócios, acesse o curso gratuito Sistema de Vendas Online.

Estou certo que você encontrará informações que vão incrementar ainda mais as suas vendas, independentemente do seu nicho de trabalho.

Sucesso!

  • Leia a continuação deste artigo. Basta clicar aqui.

PS: Gostou do artigo? Lembre-se de compartilhá-lo com outras pessoas nas redes sociais! Obrigado!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *