6 Segredos da Inteligência Emocional no Marketing Digital – Parte 2

Como prometemos, esta é a segunda e última parte do artigo 6 Segredos da Inteligência Emocional no Marketing Digital. Tenho certeza que você encontrará informações ainda mais úteis, que vão ajudá-lo a melhorar seus relacionamentos pessoais e a maneira com que faz marketing digital. Aproveite!

Em resumo, no primeiro artigo que trata dos 6 Segredos da Inteligência Emocional no Marketing Digital, abordamos os seguintes tópicos:

  1. Mude sua Linguagem Corporal
  2. Escute as Pessoas
  3. Ajude as Pessoas

Para entender melhor esta sequência, sugerimos que acesse aquele artigo antes de continuar esta leitura.

Depois, siga em frente!

6 Segredos Para Melhorar a Inteligência Emocional No Relacionamento Com Pessoas e No Marketing Digital (continuação!)

4. Aprenda a Lidar Com as Críticas

Você sabe aceitar as críticas negativas? Aliás, vamos ser sinceros, por mais bem intencionado que esteja o crítico, ela é sempre negativa. Em outras palavras, crítica é sempre crítica. Ou você fica chateado com ela ou a utiliza para torná-lo uma pessoa melhor. Para o seu bem, prefira a segunda opção.

Receber as críticas com resistência exacerbada indica baixa inteligência emocional, mas existem algumas técnicas que fazem você lidar melhor com ela. Depois que alguém o critica, controle-se para não responder imediatamente. Pergunte a si mesmo: “o que posso aprender disso?” e reflita sinceramente sobre o que acabou de ouvir.

Lembre-se: inteligência emocional é saber lidar com as críticas.

Como Aplicar Este Conceito ao Marketing Digital?

Este segredo está ligado a “escutar as pessoas”, falado acima.

Resista à tentação de ser grosseiro ou mal educado em resposta a emails ou outros contatos desse nível. Tenha em mente que, muito mais grave que “falar grosserias” é “escrever grosserias”. Viva a pessoa do outro, sinta a sua dor, motivações e insatisfações. Perceba a carga emocional na reclamação e coloque-se efetivamente em seu lugar. E mais importante do que dar uma resposta que lhe seria satisfatória é dar a resposta desejada pelo cliente. O que ele quer ouvir? Receba a crítica e devolva em forma de solução do problema.

Lembre-se: o seu cliente não precisa de você, mas um cliente perdido dificilmente será recuperado, principalmente se a motivação for pessoal ou que envolva orgulho, que de alguma forma possa ser “arquivada” para o resto da vida.

5. Mostre Apreço Pelas Pessoas

Uma das maiores qualidades que uma pessoa pode ter é saber ser sincero na demonstração de apreço pelos demais. Talvez você não faça ideia de quantas portas essa simples atitude pode abrir.

Ter consideração e saber demonstrar apreciação honesta para com os outros é um sinal explícito de maturidade emocional. Diga aos outros o que você valoriza a respeito deles.

Por outro lado, pense na sua vida e responda: pelo que você está grato hoje? E como demonstra isso às pessoas que o rodeiam?

Como Aplicar Este Conceito ao Marketing Digital?

Muitas vezes uma simples carta de vendas ou texto promocional não consegue transmitir a mensagem de que você realmente se preocupa com seus clientes e deseja que seus resultados sejam os melhores possíveis. Para contornar isso, faça vídeos, disponibilize-os no Youtube e coloque os links para acesso.

Ao gravar, olhe para o centro da objetiva, como se estivesse olhando nos olhos do cliente. Deixe transparecer o seu apreço por ele. Faça isso de forma sincera e nunca mais terá vendas medíocres na vida!

6. Reflita Sobre os Seus Comportamentos Do Dia

Todo final do dia é uma grande oportunidade para refletir sobre como lidou com as pessoas com as quais interagiu. Você poderia ter agido diferente em determinada situação? Poderia ter agido melhor, com mais atenção, consideração, carinho? Poderia ter sido mais empático frente a um problema apresentado? Menos grosso em uma resposta? Poderia ter construído mais pontes e menos abismos? Alguém merece um pedido de perdão? O que você pode extrair de bom e como lição para o próximo dia?

Refletir sobre algo passado nos prepara melhor para uma situação parecida no futuro. E então quando tivermos nova oportunidade, a resposta emocionalmente inteligente virá de forma automática e natural. Experimente e Você vai se surpreender!

Como Aplicar Este Conceito ao Marketing Digital?

Não seja inconveniente para a sua lista, muito menos nas redes sociais. Enviar promoções com frequência exagerada enche a paciência de qualquer um.

Você deve refletir sobre suas estratégias de marketing digital e ser sincero consigo mesmo. Se você fosse um cliente de você mesmo e estivesse na sua lista de contatos, como reagiria com os emails que tem recebido de você? Esses emails falam sobre você e suas “promoções imperdíveis”, ou trazem algo que acrescenta na vida do seu cliente? Você exagera na pressão, na escassez, nos gatilhos mentais, ou age com bom senso e moderação? E nas redes sociais, como os fãs têm recebido as suas postagens?

Muitos profissionais de marketing digital dizem que o “segredo está na lista”. Apesar de respeitar quem tem esse posicionamento, na minha visão, o segredo está na “manutenção da lista”, no relacioamento de confiança e amizade com seu público, seja o eventual, o “da lista” ou aqueles das redes sociais.

Pensar que as pessoas não sabem o que são “gatilhos mentais” e outras técnicas de manipulação do marketing é ser ingênuo diante da atual realidade e quantidade de informação facilmente disponível. As pessoas, na maioria das vezes, conseguem distinguir muito bem quando alguém é sincero e quer seu bem, daquela que está apenas tentando lhes “empurrar algo”. E a maciça maioria dos marketeiros digitais estão apenas tentando empurrar algo às pessoas. O tempo todo.

Portanto, os alvos aqui são: interesse verdadeiro pelo bem estar das pessoas, bom senso e moderação. Dirijas suas estratégias de marketing digital para esses objetivos e você ganhará muito. Não só dinheiro, mas principalmente, respeito do seu público.

Conclusão

A inteligência emocional é um assunto vasto. O que eu acabei de fazer foi apenas oferecer uma pequena amostra do quão útil pode ser aplicá-la melhor nas suas relações diárias, a fim de maximizar seus negócios. E ao dominar a inteligência emocional, você certamente transformará todos os possíveis “nãos” em expontâneos “sims”.

Por fim, se você entendeu a importância da inteligência emocional aplicada aos negócios, em particular no que se refere ao processo de vendas, precisa conhecer o curso Sistema de Vendas Online.

Esse curso está divido em módulos e apresenta todas as ferramentas necessárias para utilizar a inteligência emocional para realizar mais vendas.

Ao clicar no link do curso você terá acesso a algumas aulas completamente grátis que vão lhe apresentar todo o conteúdo, para que você avalie a qualidade do material e utilidade para os seus negócios.

Aproveite logo esta oportunidade para se qualificar ainda mais. Quanto mais preparado estiver, mais “sorte” terá nos seus negócios.

Sucesso!

PS: Gostou do artigo? Lembre-se de compartilhá-lo com outras pessoas nas redes sociais! Obrigado!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *