5 Segredos Para Estabelecer Metas e Alcançá-las

Estabelecer metas não só lhe permite assumir o controle da direção de sua vida, como também lhe fornece um ponto de referência para determinar se você está realmente no caminho certo. Pense: ter um milhão no banco é uma prova de sucesso se um de seus objetivos é acumular riquezas materiais.

Para realizar seus objetivos, no entanto, você precisa saber defini-los. Você não pode simplesmente dizer: “eu quero” e esperar que isso aconteça. Responda:

Você já pensou sobre onde quer estar daqui a 5 ou 10 anos?

Qual o seu principal alvo de trabalho no momento?

O que pretende ter pronto até o fim do dia?

Se você quer sucesso, você precisa definir metas. Sem metas falta foco e direção.

O estabelecimento de metas é um processo que começa com uma análise cuidadosa do que você deseja alcançar e passa por muito trabalho duro até efetivamente conseguir. No meio há algumas etapas muito bem definidas que transcendem as especificidades de cada meta. Para superar essas etapas o segredo é a formulação de metas a realizar.

Aqui estão os cinco segredos da definição de metas poderosas:

1 – Defina Metas Motivadoras

Ao definir metas é importante que elas o impulsionem ao trabalho: significa certificar-se de que sejam realmente importantes para você e que há grande satisfação em atingi-las. Se você tem pouco interesse no resultado, ou é irrelevante, seu cérebro vai conspirar para que você não saia do lugar. As chances de fazer acontecer são pequenas. Motivação, como já disse, é a chave para atingir as metas.

Estabeleça metas que se relacionem com as altas prioridades da sua vida. Sem esse tipo de foco, você pode acabar por dedicar pouco tempo na realização dessas metas.

Fazer acontecer requer compromisso, isso sim maximiza a probabilidade de sucesso.

Você precisa sentir um senso de urgência e ter aquela sensação de “dever a fazer” para impulsionar a sua atitude. Se não tiver isso, corre o risco de adiar o que precisa ser feito e nunca conseguirá transformá-la em realidade.

Para certificar-se de que seu objetivo é motivador, anote o porquê ele é valioso para você. Pergunte-se e seja honesto na resposta: vale a pena? Só comece algo se a resposta arder em seu coração.

2 – Defina Metas SMART (Inteligentes!) – este modelo é fantástico!!

Suas metas devem ser:

S – Specific – Específicas

M – Measurable – Mensuráveis

A – Attainable – Atingíveis

R – Relevant – Relevantes

T – Time Bound – Ter Tempo Limite

Específicas

Seu objetivo deve ser claro e bem definido. Objetivos vagos ou generalizados são inúteis, porque não fornecem uma direção clara a seguir. Lembre-se: você precisa de um norte claro, um ponto de referência que indique o caminho a seguir. Saber aonde quer chegar é importante, mas o segredo reside no “como” chegar.

Mensuráveis

Suas metas devem incluir datas, quantidades, qualidade, e tudo mais que possa ser de alguma forma mensurável. Se você tem métricas é possível saber onde exatamente está em relação ao alvo. Se seu objetivo é algo vago como “reduzir despesas”, seu inconsciente se dará por satisfeito com uma redução de $5,00. Diga algo como “quero fechar o dia 31/12 com um caixa de $10.000,00″. Com essa ordem específica você impulsiona o seu cérebro para desenvolver métodos, ideias e sistemas que possibilitem alcançar os resultados desejados.

Atingíveis

Não seja tolo. Defina metas realistas, que realmente possam ser alcançadas. Ninguém se mantém motivado para cumprir metas irreais. Trabalhar duro e ao final ter um resultado medíocre também destroça qualquer um. Além disso, você se sentirá desmoralizado e perderá a confiança em si mesmo. E esse sentimento fará com que perca todo e qualquer entusiasmo para estabelecer novas metas. Portanto, seja bastante realista quando definir metas. Que sejam desafiadoras, que exijam empenho e dedicação, mas dentro do plano do bom senso. Isso elevará sua satisfação pessoal quando chegar aonde determinou.

Relevantes

Suas metas devem ser relevantes em relação ao que você deseja na vida e/ou carreira. Manter seus objetivos alinhados dessa forma criará o foco que você precisa para conquistar tudo que deseja. Definir metas amplas, dispersas e incompatíveis é desperdiçar tempo e energia.

Ter Um Tempo Limite

Como dissemos, suas metas devem ter um prazo estipulado. Isso significa que você sabe quando quer comemorar o sucesso. Quando trabalha em cima de prazos, o seu senso de urgência aumenta e a realização virá muito mais rápido. Como advogado, posso garantir que isso funciona!

3 – Suas Metas Devem Ser Escritas

Quantas vezes já ouviu ou leu isso antes? E apesar disso, quantas metas têm escritas e visíveis espalhadas por sua casa e local de trabalho? Aposto que… nenhuma!

Talvez ainda não tenha percebido, mas o ato físico de escrever uma meta a torna real e tangível. Cria uma obrigação moral para que seja realizada. Você não tem nenhuma desculpa para esquecê-la se estiver num post-it no seu computador, colada na geladeira da cozinha, no espelho do banheiro e na porta do seu guarda-roupa. Publicar suas metas impede que seu cérebro se esqueça delas

Quando escrever suas metas use comandos diretos como “quero isso” e “gosto disso, por isso, vou fazer…”. Nunca escreva “gostaria disso…” ou “talvez…”. Não limite o seu cérebro quando o assunto é trabalhar a seu favor.

Seja positivo na sua declaração de meta. Se você quer aumentar o faturamento do seu negócio diga “vou aumentar o faturamento em 15% no quarto trimestre deste ano” ou, ao contrário de “se tudo der certo, quero aumentar as vendas em 12%”.

Enquanto a primeira declaração representa um desafio a ser conquistado, a segunda lhe dá uma válvula de escape para justificar a falha.

Como já dissemos em outras oportunidades no Mais Dinheiro No Seu Bolso, utilize uma agenda com tarefas diárias a fazer, sendo que as metas do dia virão sempre no topo, como prioridades. Afinal de contas, tenha em mente que uma grande meta é alcançada devagar, com pequenas vitórias todos os dias.

4 – Faça Um Plano de Ação

Esta etapa é muitas vezes queimada no processo de definição de metas. Poucas pessoas se dão conta de quanto isso é prejudicial. Você fica tão focado no resultado que você se esquece de planejar todos os passos e detalhes necessários ao longo do caminho.

Ao escrever os passos individualmente, e, em seguida, as formas de concluí-los fará você perceber claramente seu progresso em direção ao objetivo final. Isto é especialmente importante se o seu objetivo é grande e exigente, ou a ser realizado em longo prazo. Ter um plano de ação é especialmente importante para grandes projetos e que requeiram mais tempo que o usual.

5 – Disciplina!

O estabelecimento de metas deve ser uma atividade contínua e não apenas um meio ocasional para um fim. Escrever lembretes para se manter no caminho e rever os pontos regularmente faz a diferença no resultado final, apesar de parecer cansativo no começo.

Mais uma vez, alerto que você não deve desanimar nem cair na armadilha de pensar que é perda de tempo. Pelo contrário! Pode ser que no início, por falta de prática e intimidade com o processo, você realmente sinta que está levando mais tempo do que deveria para estabelecer as metas e o plano de ação para realizá-las. Mas a disciplina em fazer o que precisa ser feito fará com que tudo isso se torne bastante natural com o tempo. E o que parecia ser perda de tempo se mostrará como fator decisivo na sua alta produtividade.

Pode estar certo que o plano de ação e ajustes que você definiu para si mesmo ao longo do caminho mudarão significativamente os resultados para melhor.

Por fim, tenha em mente que estabelecer metas é muito mais do que simplesmente dizer que você quer que algo aconteça. E a menos que você defina com clareza exatamente aonde quer chegar e entender por que você quer uma coisa antes de outra, aumentarão as suas chances de sucesso consideravelmente.

Ao colocar em prática esses cinco segredos da definição de metas você terá confiança para estabelecer objetivos cada vez maiores. Além disso, apreciará com muito mais alegria os resultados de tudo aquilo que alcançar e se propor a fazer.

Se você é empreendedor e quer saber mais sobre como definir metas, clique aqui!

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.

AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *