5 Dicas Que Valem Muito Dinheiro

Hoje quero compartilhar cinco dicas preciosas que vão fazer você ganhar muito dinheiro.

Descobrir ideias milionárias é provavelmente o sonho de qualquer um de nós. Ideias que podem render milhões de dólares são a essência das lendas de sucesso empresarial que todos gostaríamos de ter. Normalmente nós lemos sobre este assunto num contexto em que um empreendedor decidiu seguir a sua paixão, ou de alguém que foi fundador e/ou precursor de uma determinada indústria.

No entanto, na maior parte das vezes, não é neste contexto que surgem as ideias que podem gerar o lucro que desejamos. Baseado em entrevistas feitas por Roberrt Jordan, em cujo livro How They Did It: Billion Dollar Insights from the Heart of America.”, entrevistou 45 fundadores de empresas, cada um dos quais começou, desenvolveu e vendeu a sua empresa por 100 milhões de dólares e em alguns casos muito mais.

Filtramos alguns dos ensinamentos que os ajudaram a ter ideias com as quais conseguiram atingir esta meta milionária. Afinal quem sabe se não somos os próximos…

1 – Preocupe-se em preencher necessidades

É um mito que os empresários bem sucedidos entram nos seus ramos de atividade porque queriam seguir a sua paixão ou gosto, porque se preocupavam muito com isso. O sucesso não vem a seguir à paixão, vem a seguir a uma necessidade.

Descubra o que ninguém faz, ou fornece, e comece a fazê-lo!

Foi o que fez Dick Costolo, o fundador do feedburner, quando percebeu que os webmasters e bloggers tinham conteúdo para distribuir, mas não tinham forma de o fazer online pelos seus leitores. Posteriormente, e graças à rápida divulgação e interesse no serviço, a Google comprou o feddburner por 100 milhões de dólares.

Para não ser mal interpretado quero acrescentar que a paixão pelo que se faz é importante, mas mais importante é ir de encontro às necessidades dos consumidores, porque sem eles a sua ideia será apenas uma paixão, e não uma fonte de rendimento.

E quanto às competências técnicas necessárias para o desenvolvimento de uma ideia, bem, depois de ter uma grande ideia e de verificar que pode ser rentável, as competências técnicas podem ser adquiridas pela aprendizagem ou mesmo por outsourcing.

2 – Identificar o maior problema dos seus consumidores

Onde existe um problema significativo, existe uma razão para o resolver. O médico cardiologista Donald C. Harrison teve uma ideia brilhante para a sua empresa de equipamentos médicos a Atricure depois de se perguntar a ele próprio como poderia ele contribuir para ajudar os seus pacientes que sofriam do coração de uma melhor maneira.

Na maior parte dos casos, as maiores inovações não precisam de ser a descoberta do foguetão, simplesmente basta ver qualquer coisa que possa ajudar as pessoas a cumprirem os seus objetivos e metas.

As empresas de sucesso tendem a ser aquelas que são mais curiosas e procuram descobrir novas formas de envolvimento com o seu público, e de procurar a mudança quer nos seus funcionários quer na sua atitude perante o mercado. Como a Google.

3 – Ponha as mãos na massa, não use apenas a cabeça

Como é que alguém com um grau acadêmico em Engenharia de computadores, acaba no negócio de transportes de caminhões? Tim Krauskopft teve a ideia para o desenvolvimento de uma tecnologia de transporte, a Freightzone, e depois aprendeu a conduzir um caminhão para ter experiência e perceber como funcionava a indústria de transportes, e o que podia ser melhorado com a sua empresa.

É sempre melhor falar quando se conhece do que se está a falar.

Uma das grandes ideias do Marketing, foi achada por um dos colaboradores da Colgate, que sugeriu que o furo no tubo da pasta dos dentes fosse alargado para assim as pessoas gastarem mais depressa e voltarem a comprar. Imaginam quanto valeu e vale esta ideia em que com apenas um furo de 1 milímetro a mais, as empresas de pasta dental ganham ainda hoje?

4 – Vender a ideia

Quanto se acha que se tem uma nova ideia para um grande produto ou serviço, ela só se torna realmente grande quando é possível de a comercializar e ganhar dinheiro com isso.

De acordo com  Jim Dolan da Dolan Company, um editor de jornais e publicador de media, aconselha que a venda é a maneira mais rápida de perceber o que está mal com o seu produto e resolver rapidamente o que está errado e continuar com a sua distribuição. Quando Dolan comprou uma empresa editora com 107 anos na área de distribuição de conteúdo de direito, ele depressa percebeu como transformar um aviso de falência numa empresa avaliada em mais de 100 milhões de dólares.

Se a sua ideia não é vendável, então não vale a pena investir o seu tempo (e dinheiro) nela.

Para que a sua ideia consiga crescer, ouça os seus colegas, os seus investidores e acima de tudo perceba se vai de encontro ao que o público quer. Só assim a sua ideia se tornará rentável.

5 Procure ajuda para o desenvolvimento da ideia

O empresário Mahendra Vora, que lançou mais de uma dúzia bem sucedidas companhias de tecnologia, avisa os aspirantes a empresários de que devem desenvolver 60% da sua ideia e deixar os restantes 40% nas mãos dos potenciais clientes, para que assim possa ter uma visão global, e mais objetiva do sucesso que a sua ideia possa ter nas atividades daqueles a quem ela se destina. Ou seja, os seus potenciais compradores que lhe irão fazer entrar o dinheiro.

No entanto, não é tudo um mar de rosas, e há que ter em atenção que a grande maioria dos empreendedores que obtiveram ideias milionárias falharam em algum momento. E em alguns casos essas falhas ocorreram de forma espetacular, antes de conseguirem encontrar a sua ideia milionária.

Em resultado disso, aprenderam algumas lições valiosas, como a humildade e o desejo de se suplantarem. A maioria deles acha que se não fossem os seus erros e a forma como lidaram com eles nunca teriam tido o sucesso que alcançaram.

E você, acha que consegue aplicar essas informações à sua ideia milionária? Partilhe a sua opinião e deixe um comentário à este artigo!

Você pode gostar também:

–x–

Se gosta e acompanha os artigos do blog, considere compartilhá-los nas redes sociais!

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *