15 Dicas Para Trabalhar Em Casa Com Produtividade

Tenho recebido nos últimos dias vários emails de leitores solicitando um artigo específico sobre como trabalhar em casa com produtividade.

Embora tenhamos tratado sobre esse assunto no artigo Trabalhar Em Casa Com Produtividade, em atenção aos leitores que nos prestigiam, refizemos uma releitura do problema para expor novas soluções práticas e eficazes para quem tem dificuldades de levar uma vida produtiva em seu home office.

Para responder à questão proposta, resolvi analisar a minha própria rotina e sistematizá-la, de forma a criar um método de produtividade explosivo para que você obtenha os melhores resultados possíveis. Tenho certeza que a partir de agora você vai conseguir muito mais com menos esforços. Ao seguir este método, você terá mais tempo livre para se dedicar a quaisquer outras atividades mais prazerosas que o trabalho. Aproveite!

1 – Durma cedo, acorde cedo, cuide da sua saúde.

Como essa frase permite uma interpretação muito subjetiva, vou ser mais claro: comece seu dia às 6 da manhã. Seu dia será muito pequeno se acordar às 11hs para começar a trabalhar.

Acordar cedo nos da mais disposição e tempo para as mais diversas atividades (incluindo exercícios físicos para cuidar da saúde). A propósito, cuidar da alimentação e saúde vai lhe dar mais energia para enfrentar duras maratonas de trabalho. As 24 horas são mais que suficientes para resolver todos os problemas de um dia quando você as aproveita bem.

2 – Estabeleça um tempo para os emails.

Nunca gaste mais de 30 minutos por dia com seus emails. Seja objetivo nas respostas, vá direto ao ponto e simplesmente delete toda e qualquer mensagem com nome de remetente estranho. Se não se sentir confortável para fazer isso, crie uma pasta temporária e envie para lá toda a correspondência que não for importante ou urgente para ser lida mais tarde.

Nunca veja apresentações de Power Point que não seja de cunho profissional. Isso toma um tempo absurdamente precioso do seu dia.

3 – Pare de esperar, aja!

Pare de se lamentar. Faça acontecer hoje tudo que não foi possível fazer ontem. Seu dia será longo, porque as atividades de hoje foram sobrecarregadas com tudo aquilo que ficou para trás do dia anterior. Murmurar vai te atrasar ainda mais. Portanto, comece logo, e se for preciso acordar ainda mais cedo para cumprir a agenda do dia, acorde.

4 – O melhor momento para iniciar um novo projeto é agora.

Muitas pessoas atrasam suas vidas à espera do momento perfeito para iniciar um novo empreendimento. Esse momento nunca chegará, mesmo porque, não existe em nenhuma agenda ou calendário. Faça o seu planejamento e comece logo. Supere as dificuldades quando elas aparecerem. Tudo de forma rápida e prática.

5 – Tenha uma agenda e use-a constantemente.

A agenda é uma companheira de trabalho inseparável. Faça planos, rascunhos e anotações. Ter um gravador digital a mão também é muito útil para os momentos que não puder escrever. Insights e ideias insistem em vir sem avisar, principalmente no trânsito. Para tudo isso, seu smartphone será uma ferramenta de trabalho indispensável.

6 – Dinheiro gera dinheiro.

Coloque-o a trabalhar para você. Não trabalhe pelo dinheiro e não seja mesquinho em reconhecer o esforço dos seus colaboradores. Não troque seu tempo por dinheiro, compre o tempo de outras pessoas e multiplique as horas do seu dia.

Faça investimentos certos, contrate profissionais qualificados, que sejam reconhecidamente melhores que você. Forme uma excelente equipe de trabalho e coloque toda essa engenharia para funcionar. Eles vão gerar muito mais dinheiro do que você seria capaz de fazer se encarasse tudo sozinho.

7 – Tire de suas vistas tudo aquilo que te atrapalhe a produzir, seja o mp3, o smartphone, joguinhos, redes sociais, TV, rádio, revistas, jornais, etc.

Ao abdicar desses pequenos prazeres, vai “ganhar” pelo menos 2 horas de produtividade a mais por dia.

8 – Afaste-se de pessoas desocupadas, descomprometidas, negativas e aproveitadoras.

Essa pessoas não têm nenhum compromisso consigo mesmas, porque estariam preocupadas com você ou seus afazeres? Tenha um cuidado especial com os pessimistas, porque vão fazer de tudo para sugar suas energias, roubar seu entusiasmo, convencê-lo que suas ideias são irreais e que você é um completo fracassado.

9 – Pessoas altamente produtivas seguem rígidas rotinas diárias.

Elas têm horários certos para se levantar, começar a trabalhar, se alimentar, cuidar da saúde e aproveitar o tempo com a família. Ser uma pessoa produtiva não se trata de sorte, mas de devoção.

10 – Reuniões em excesso também atrapalham.

Crie o hábito de se encontrar com seus colaboradores uma única vez por dia, pela manhã, quando isso for realmente necessário. Toda a comunicação entre as reuniões deve ser por email, de forma a registrar os diálogos e ser eficiente na direção dos trabalhos.

11 – Delegue.

É bastante simples: delegue tudo que não faz parte daquilo que chamo “zona de excelência”. Sua “zona de excelência” corresponde a tudo que você faz com perfeição. Todo o resto deve ser terceirizado/delegado aos seus colaboradores.

12 – Estabeleça várias metas simples e complementares, que sejam claras, objetivas e realizáveis.

Esta regra anda especialmente junto a anterior. Ao delegar tarefas, estabeleça claramente os objetivos a alcançar e os prazos a serem observados. Além disso, é muito importante saber cobrar resultados. Releia o Capítulo II.4 – 5 Segredos Para Estabelecer Metas e Alcança-las.

13 – Ao Trabalhar em Casa Tenha foco!

Pare de querer fazer tudo em multitarefa. Só passe para outra atividade quando terminar o que está fazendo. Não adianta começar 10 projetos e largar todos no meio do caminho por “falta de tempo”.

14 – Trabalhe em blocos de 90 minutos com intervalos de 20 minutos para se recuperar e reabastecer.

No seu momento de descanso procure se desligar completamente da atividade. Conte piadas, sorria, interaja com seus colegas, descanse a mente. Ao agir assim seu nível de criatividade permanece em alta por todo o dia. Coma uma fruta e beba bastante água para se manter hidratado e bem disposto.

15 – Aprenda, avalie, pratique.

Esse tripé fará grande diferença no seu dia a dia. Esteja disposto a aprender mais sobre a sua atividade ou nicho. Entenda que quanto mais aprende, maiores serão suas chances de sucesso. Avalie cada informação ou novo conhecimento de forma a entender como pode trazer benefícios ao seu negócio. Coloque tudo em prática o mais rapidamente possível e faça ajustes até funcionar para você.

Tenho certeza que essas dicas serão muito úteis no seu cotidiano, porque funcionam muito bem para mim. E após bastante prática e análise, faça os ajustes necessários para aquilo que funciona para você. Claro, sem abrir mão da produtividade.

—xx—

Gostou do artigo?

Esta é uma pequena amostra do que há no livro Abandone a Zona de Conforto: Aproveite as Oportunidades, Seja Próspero, Livre e Feliz!.

Para saber mais detalhes, clique na imagem.AbandoneAZonaDeConforto-Reduzida-MDNSB

 

Cláudio Corgozinho

Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Escritor, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *